Entenda a importância de uma rede de relacionamento bem construída

A capacidade de manter relacionamentos de qualidade é um aspecto fundamental de nossas vidas. Além de fortalecer amizades, uma boa rede de relacionamento pode nos ajudar a fechar acordos mais vantajosos ou até encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com o objetivo de explicar como o networking tem um papel importante para os negócios e apresentar uma série de dicas para executá-lo com qualidade. Confira!

A importância profissional do networking

Você já deve ter percebido como as distâncias parecem cada vez mais curtas atualmente, e as pessoas se conectam de forma cada vez mais prática.

Diariamente, realizamos uma grande quantidade de atividades que nos aproximam de outros indivíduos, na faculdade, no trabalho, em viagens e em muitos outros lugares. E, quando menos esperamos, essas interações podem influenciar fortemente nossas vidas.

De fato, ter contato com profissionais inspiradores pode potencializar a sua capacidade criativa e agregar novos conhecimentos. Além disso, você constrói uma imagem profissional positiva, expandindo suas chances de obter novas parcerias de negócios.

Dicas para uma boa rede de relacionamentos

Um networking de qualidade depende de atitudes adequadas. A seguir, listamos algumas orientações básicas que você pode assimilar e aplicar no cotidiano:

1. Tenha objetivos claros

Estipular metas é um dos pontos-chave no planejamento de novos negócios. Da mesma forma, estabelecer objetivos é fundamental para guiar nossas ações pessoais e profissionais.

Além disso, é importante que outras pessoas saibam aonde você quer chegar. Assim, será mais provável que elas se lembrem de você quando uma boa chance aparecer.

2. Procure pessoas com interesses em comum

Tente identificar, em todos os lugares que você frequenta, pessoas com interesses semelhantes aos seus. Essas afinidades certamente darão origem a relações mais duradouras, e podem trazer ainda mais contatos relevantes ao longo do tempo.

3. Mantenha sua visibilidade

Para ser lembrado pelos demais, é necessário ser visto. Nem sempre você estará fisicamente próximo, mas as redes sociais podem ajudar bastante com isso. Então, mantenha os seus perfis atualizados e compartilhe conteúdos interessantes.

Ainda assim, jamais se esqueça das conexões no mundo real. E evite aparecer só quando precisa de alguma coisa.

4. Esteja sempre disposto a aprender

Uma das características do perfil empreendedor é estar sempre em busca de aprimoramento. Por isso, tenha em mente que todos podem ter algo a ensinar.

E, aí, não importa muito a posição hierárquica das pessoas — você sempre estará diante de boas oportunidades de aprendizado. A capacidade de ouvir o que seus interlocutores têm a dizer é essencial.

5. Tenha um comportamento ético

Esse é um item dos mais relevantes, afinal, ninguém quer se relacionar com pessoas pouco confiáveis. Sem dúvida, a melhor maneira de inspirar confiança é sempre atuar de forma ética.

Inclusive, mais uma vez fica clara a importância de não procurar os outros apenas quando lhe convém. Lembre-se: uma relação saudável é aquela em que todos os lados ganham e são respeitados.

6. Procure ser útil

Estar verdadeiramente disposto a ajudar, mesmo sem receber nada em troca, faz diferença. É claro que você nem sempre conseguirá resolver sozinho os problemas de todo mundo, nem precisa ser assim. Mas estar presente já pode ser suficiente para que as pessoas sintam-se gratas.

E aí, gostou do conteúdo? Então, que tal começar a exercitar seu networking agora mesmo? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e aproveite para estar mais próximo de sua rede de relacionamento!