Como realizar a gestão financeira de uma franquia?

Na hora de abrir uma franquia, não são poucos os empreendedores iniciantes que se preocupam com a parte técnica do negócio e acabam negligenciando uma área vital para o sucesso da empresa: a gestão financeira. Para não correr esse risco, é importante que o franqueado, mesmo com todo o apoio da franqueadora, reserve um tempo para cuidar das finanças da sua unidade.

Entre as dicas de gestão financeira para franquia estão investir em planejamento, ficar de olho no fluxo de caixa e observar o capital de giro. É essencial ainda criar uma reserva de emergência e deixar um espaço na agenda para cuidar semanalmente das finanças da sua empresa.

Veja abaixo dicas para realizar a gestão financeira para franquia:

Invista em planejamento

O primeiro passo para organizar as finanças da franquia é investir em planejamento. Nesse sentido, o empreendedor deve, antes de tudo, saber onde deseja chegar e os passos necessários para isso. Defina objetivos e metas financeiras, elencando o que você quer que sua unidade conquiste no curto, médio e longo prazo. Seja o mais específico possível.

Entre os objetivos financeiros que podem ser definidos estão, por exemplo, atingir certo faturamento anual, conseguir determinada margem de lucro etc. Para tornar o que deseja realidade, é importante estipular o prazo em que quer atingir o objetivo e as metas que terá que cumprir, como negociar com fornecedor, estender o mix de produtos que são comercializados, cortar gastos etc.

Para realmente fazer um bom planejamento financeiro, seja realista e defina objetivos, metas e prazos factíveis. É importante também se certificar de que o planejamento está sendo seguido à risca.

Controle as entradas e saídas de caixa

Outro passo importante para fazer uma boa gestão financeira para franquia é ficar de olho no seu fluxo de caixa. Para isso, registre todas as movimentações financeiras da empresa: tanto as receitas quanto as despesas devem ser devidamente anotadas e acompanhadas de perto pelo empresário.

Para manter o fluxo de caixa em dia é preciso, além de registrar entradas e saídas, categorizar todas as movimentações. Ao especificar seus gastos e receitas, você terá mais facilidade na hora de revisar o orçamento da sua franquia e decidir em quais áreas da empresa precisa realizar investimentos ou cortar despesas.

Fique atento ao capital de giro

Muitos franqueados cometem o erro de considerar apenas o investimento inicial na hora de abrir uma franquia. No entanto, além do valor previsto para a empresa começar a operar, é necessário reservar ainda uma quantia para manter as portas abertas enquanto o retorno do investimento não vem.

Por isso, para fazer a melhor gestão para sua franquia, considere, além do investimento inicial exigido pela franqueadora, o capital de giro necessário para manter sua empresa funcionando enquanto o lucro não vem. Tenha em mente que a maioria das empresas demora, pelo menos, 12 meses para começar a lucrar. Durante esse período, é importante que a franquia tenha capital de giro suficiente para não ter que recorrer a empréstimos e afins.

Crie uma reserva de emergência

Para manter as finanças da sua franquia em dia, preveja a criação de um fundo de emergência. O ideal é ter uma reserva de cerca de seis meses de despesas da empresa.

Aplique o valor da reserva em um investimento que permita que você retire o dinheiro a qualquer momento. Dessa forma, parte da quantia pode ser retirada para cobrir algum gasto que não foi previsto, como pagamento a um fornecedor ou rescisão de alguém da equipe, sem que você perca seus rendimentos.

Negocie com fornecedores

Uma boa gestão financeira de franquia passa também pela negociação com os fornecedores da empresa. Geralmente, a própria franqueadora já passa para o franqueado os parceiros com quem costuma trabalhar, mas você também pode fazer sua parte negociando melhores prazos e formas de pagamento com essas empresas.

Busque analisar os períodos em que as vendas da sua franquia ficam mais fracas e considere no seu planejamento financeiro pedir para seus fornecedores prazos maiores para pagamento. Outra opção é parcelar o que deve ser pago sem juros. Dessa forma, você mantém dinheiro no caixa da empresa até que o movimento volte a ficar forte.

Torne a gestão financeira para franquia prioridade

Para manter as finanças da sua empresa em ordem, é preciso ter em mente que a gestão financeira deve ser uma das suas prioridades como franqueado. Não delegue totalmente essa tarefa para funcionários. Como empresário, é preciso que você acompanhe de perto todas as entradas e saídas de caixa, verifique se os pagamentos estão em dia e ainda como está o capital de giro da sua franquia.

Ao revisar semanalmente as finanças da empresa e acompanhar se o planejamento está sendo realmente seguido, você pode agir rapidamente caso identifique algum problema, como um gasto inesperado ou um pagamento em atraso.

A gestão financeira para franquia começa desde o início da operação da empresa, com a previsão não só do valor do investimento inicial como também do capital de giro necessário para manter a unidade operando enquanto o retorno não vem.

Além disso, para gerir as finanças de forma eficiente é preciso apostar em um planejamento completo, com definição de objetivos e metas de curto, médio e longo prazo. Esse documento dará um norte e ajudará a avaliar se o desempenho das finanças da franquia está dentro do esperado.

Para manter as finanças da sua unidade em dia, não deixe de criar uma reserva para gastos que não foram previstos e acompanhar de perto todas as movimentações de caixa da empresa. Registre e categorize suas receitas e despesas para saber quais são seus principais ganhos e também os maiores gastos.

Negociar com os fornecedores é outro cuidado importante para manter seu fluxo de caixa equilibrado. Com melhores prazos de pagamento, é possível passar sem sobressaltos por períodos de vendas fracas. Com a boa gestão financeira para franquia, você se tornará um empreendedor de sucesso e aumentará substancialmente as chances de a sua unidade evoluir no mercado!

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter para acessar em primeira mão outros posts como este!