5 dicas de gestão para empreendedores iniciantes

O desafio de empreender, embora seja muito recompensador, é repleto de questões complexas. Por isso, dicas de gestão são sempre importantes, especialmente para empreendedores iniciantes.

O empreendedor iniciante tem mais chances de sucesso se entender a importância de uma administração profissional. por isso, neste post, apresentamos algumas dicas de gestão para ajudá-lo a evitar as falhas mais comuns.  

Confira as orientações a seguir e prepare-se para implementar uma gestão eficiente em seu negócio!

Dicas de gestão

1.  Formalize sua empresa

Das 5 dicas de gestão que trazemos neste post, a primeira e provavelmente mais importante delas é: Formalize sua empresa!

A ansiedade para começar a produzir pode levar o empreendedor a atuar na informalidade. Essa é uma péssima escolha, pois limita a capacidade de crescimento do negócio.

Sem um registro formal, sua empresa não pode emitir notas fiscais, criar uma conta bancária própria ou utilizar máquinas de cartão de crédito.

Embora a formalização acarrete uma carga tributária elevada, não vale a pena burlar as leis e trabalhar num ambiente de insegurança. Ao agir conforme os parâmetros legais, sua empresa transmite uma imagem mais confiável a fornecedores e clientes. Além disso, os processos de gestão ficam mais seguros.

2. Esteja próximo do cliente

Além de estimar o nível de demanda, procure entender como seus clientes se comportam e qual é a rotina deles. Uma empresa que conhece profundamente o perfil dos consumidores pode identificar mais oportunidades de inovação.

O desenvolvimento de produtos e serviços cada vez mais personalizados é uma das tendências de negócios do futuro, e é por isso que essa é uma das dicas de gestão mais importantes.

Dentre as dicas de gestão que levantamos aqui, esta certamente é a que mais vai impactar nos seus resultados, pois conhecendo o seu público você certamente conseguirá tomar decisões mais assertivas para sua empresa.

3. Separe finanças pessoais de empresariais

Infelizmente, a desordem financeira é extremamente comum entre as empresas de menor porte. Por este motivo, esta é uma das dicas de gestão que mais “doem” nos empreendedores iniciantes.

Um dos erros mais frequentes é pegar dinheiro da empresa a qualquer momento para pagar contas pessoais. Esse tipo de postura impede que o empreendedor avalie a real situação do negócio, pois fica muito difícil estimar o fluxo de caixa e a geração de lucro.

Para que isso não aconteça, tenha bem definido desde o início o valor do pró-labore — a remuneração do empreendedor.

Além disso, lembre-se de que uma parte do lucro deve ser reaplicada na empresa, possibilitando melhores investimentos e garantindo a competitividade no longo prazo.

4. Invista em tecnologias automatizadas de gestão

Evite ficar refém de caderninhos ou confiar demais na própria memória. O investimento em tecnologia agiliza as atividades do cotidiano, facilita a coleta de dados e permite uma análise de desempenho mais precisa.

De todas as dicas de gestão, essa certamente é a que mais vai impactar na sua rotina e no gerenciamento do seu negócio, facilitando sua vida e organizando os processos.

É possível aplicar soluções automatizadas em várias áreas do empreendimento: estoque, logística, finanças, contabilidade, segurança da informação, vendas e outras. 

5. Aprenda a tomar decisões firmes 

Se aplicar as dicas anteriores, você terá um amplo arsenal para reduzir riscos e investir com segurança. Para usar as ferramentas de maneira eficaz e tomar decisões firmes, busque conhecimento incessantemente. Um administrador precisa estar sempre de olho nas mudanças, pois o mercado é inconstante e sempre propõe novos desafios. 

Não existe uma receita capaz de levar qualquer tipo de negócio ao sucesso. Para reagir adequadamente aos problemas ou antecipá-los, o gestor precisa ter visão ampla. Esse é o ponto-chave para alcançar bons resultados.

Quer ler mais sobre empreendedorismo? Confira o material do SEBRAE a respeito do tema.

Gostou dessas dicas de gestão? Então aproveite para conhecer as características de um perfil empreendedor. Será que você já desenvolveu a maior parte delas?


Leia mais:

Tendências de consumo no Brasil e no mundo para 2021

12 ideias de negócios inovadores para cidades pequenas em 2021

Setores que mais movimentam dinheiro no mundo

11 produtos para vender em delivery

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress