5 desafios do empreendedor iniciante para superar!

Todos que querem ser empresários passam pelos mesmos obstáculos. Os desafios do empreendedor são diversos e vão desde o planejamento até o pós-venda. É uma vida agitada, que precisa de muita eficiência e disposição para que o negócio seja um sucesso de verdade.

Neste texto, apresentamos 5 dos principais desafios que o novo empreendedor passa nos tempos atuais. Confira abaixo cada uma dessas provocações e saiba, de uma vez por todas, como vencê-las com maestria e competência!

1. Dedicar-se integralmente ao negócio

Ninguém nasce empresário. O máximo que pode acontecer é ser filho de algum e, com o tempo, ocupar o lugar que era da mãe ou do pai. O que acontece atualmente são pessoas que largam os empregos tradicionais para se arriscar no empreendedorismo e, se você é uma dessas pessoas, é preciso aprender a mudar de vida.

Isso porque agora não existe essa de horário de trabalho, de meias responsabilidades, ou final de semana livre. No início da empresa, você vai precisar se engajar no projeto 24 horas por dia e sete dias por semana. Além disso, precisará de muito estudo, pesquisa de mercado, leitura, conversa e análises até chegar ao ponto de começar a colocar de fato a mão na massa.

2. Ter o timing certo

Tempo é uma expressão muito importante para quem quer abrir o próprio negócio. Na verdade, é um dos principais desafios do empreendedor do século XXI. Não é porque o planejamento é a parte mais importante que você vai passar o resto da sua vida nele. É preciso saber a hora correta de sair do papel e transformar o projeto em realidade.

Para conseguir isso, você precisa fazer um cronograma e segui-lo à risca. Além disso, também pode conversar com outros empresários e saber como eles passaram por todas as etapas. Organização é a palavra-chave para chegar ao sucesso!

3. Ter diferenciais

A sua empresa precisa ser diferente das concorrentes. Se você for trabalhar com o ramo da alimentação, por exemplo, que tal abrir um delivery online em sua cidade? Essa é uma tendência de mercado inovadora e que é pouco explorada em várias regiões do país.

Esse é apenas um dos vários diferenciais que você pode aplicar em seu novo negócio, pois existem outras áreas da empresa que podem fazer com que você fique à frente dos adversários, como:

  • atendimento;
  • formas de pagamento;
  • concepção do produto e serviço;
  • divulgação e promoções.

4. Aprender a lidar com a burocracia

Para abrir qualquer empresa no Brasil, é necessário saber lidar com a burocracia. Se começar com um negócio pequeno — o que é o indicado para novos empreendedores — as obrigações são mais simples. Um microempreendedor individual, por exemplo, pela internet mesmo consegue ter um CNPJ e, depois disso, ir à prefeitura e confirmar a inscrição como empresário.

Porém, ao crescer, o seu negócio vai precisar de mais documentos e mais impostos. Contratar um contador pode facilitar muito a sua vida, mas é necessário que você também aprenda sobre essas questões para não ser trapaceado por ninguém.

5. Ser um economista de primeira

Todo empresário precisa ser um ótimo economista, mas como conseguir isso? Com experiência e estudo! Leia muito a respeito deste assunto, converse com pessoas, faça cursos de gestão e deixe todo o seu aparelhamento financeiro muito bem organizado em softwares e planilhas.

Quanto mais minucioso for o seu trabalho na parte financeira, melhores vão ser os lucros da empresa. Assim, você vai se tornar, de fato, um empresário de muito sucesso.

Se você gostou deste texto sobre os desafios do empreendedor iniciante nos tempos atuais, compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre para os amigos e familiares o seu potencial para ser dono do próprio negócio!

Conheça a Delivery Much e entenda mais sobre essa franquia que é sucesso em todo o Brasil!

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress