Conheça as 6 melhores dicas para abrir uma startup

Antes de começarmos com nossas dicas para abrir uma startup, precisamos apontar as características desse negócio e que muitas vezes o empreendedor iniciante não consegue perceber.

A startup é uma empresa jovem no mercado, que já chega com grandes possibilidades de dar certo graças a 3 fatores: inovação, escalabilidade e repetitividade. Ou seja, ela oferece um produto/serviço inovador — ainda desconhecido no mercado —, capaz de conseguir um grande número de clientes a um custo reduzido e de oferecer esse serviço ou produto repetidamente, sem que isso aumente os custos de produção.

Então, agora que você entendeu a essência desse tipo de negócio, vamos às 6 melhores dicas para abrir uma startup.

1. Dica das dicas para abrir uma startup: pesquise!

Se você chegou até aqui, já tem consciência de que a pesquisa é o primeiro passo para se aventurar no mercado das startups.

Como se trata de um modelo de negócios inovador, o planejamento para abrir o empreendimento não é o mesmo das empresas tradicionais. Por isso, quanto mais você puder estudar e entender sobre o assunto, melhor.

Entre em contato com outros empreendedores, conheça os desafios, erros e acertos daqueles que, como você, sabem das potencialidades de uma startup.

2. Descubra um problema no nicho de mercado

A inovação da startup oferece a solução para um problema existente em determinado nicho de mercado. Em muitos casos, sua experiência pessoal pode ajudá-lo a descobrir uma boa oportunidade de negócios.

Não se intimide! Mesmo os nichos de mercado explorados por grandes empresas oferecem oportunidades que ainda não foram solucionadas. Fique atento a elas!

3. Valide sua ideia

Teve uma ideia de negócio incrível para abrir uma startup? Chegou a hora de validá-la e comprovar se existe uma demanda de mercado para a solução que você pretende oferecer.

Comece respondendo às seguintes perguntas: identifiquei um problema que os futuros clientes precisam resolver? Meu produto ou serviço pode resolver esse problema? Tenho um modelo de negócios? Possuo o conhecimento necessário para lançar minha startup no mercado?

Também é importante compartilhar a ideia com outras pessoas, especialmente se elas possuírem uma experiência no mercado. Nessas conversas, você pode ouvir dicas importantes que lhe ajudarão a lapidar melhor sua ideia e garantir o sucesso de seu negócio.

4. Encontre sócios que podem ajudar a colocar seu plano em prática

Na fase inicial, o empreendimento dispõe de poucos recursos para a contratação de uma grande equipe. Então, uma das melhores dicas para abrir uma startup é buscar sócios que agreguem valor ao negócio. O ideal é que essas pessoas sejam proativas e flexíveis, capazes de se desdobrarem em diferentes habilidades.

A diversidade de perfis também é um ponto positivo e que deve ser levado em consideração. É a complementação que vai tornar seu negócio mais forte no mercado e que pode atrair investidores no futuro.

5. Procure investidores

Você conseguiu encontrar um sócio ideal para sua startup, mas nenhum de vocês possui os recursos financeiros necessários para lançar o produto ou serviço no mercado? É hora de procurar por investidores.

Além dos investidores tradicionais via bancos de desenvolvimento, por exemplo, existem outras agências de fomento, como os investidores-anjo. Essa é uma ótima alternativa para os empreendedores que estão começando, porque além do investimento financeiro os investidores-anjo costumam oferecer uma orientação sobre o mercado, acelerando as chances de profissionalização da sua startup.

6. Ouça o seu cliente

Ideia validada, equipe a todo vapor e investimento em dia. Com o produto ou serviço no mercado, o trabalho de sua startup está apenas começando.

Esteja sempre atento ao consumidor, ouvindo as sugestões e reclamações que eles possam ter, mas sem levá-las para o lado pessoal. Quanto mais aceita for a sua solução para o nicho de mercado escolhido, maiores serão as chances de expansão da startup.

E aí, gostou das nossas 6 melhores dicas para abrir uma startup? Deixe seu comentário aqui no post. Aproveite também para conhecer mais sobre a Delivery Much, a primeira franquia de delivery online de alimentos do Brasil!