Entenda como ocorre o uso da inteligência artificial em franquias - Delivery Much Blog

Entenda como ocorre o uso da inteligência artificial em franquias

O uso da inteligência artificial em franquias é bem diferente da abordagem que nos acostumamos a ver em obras de ficção, com aquelas máquinas complexas que acabam substituindo os seres humanos. No mundo real, ela é aplicada por meio de dispositivos capazes de imitar algumas de nossas habilidades e já está mais presente em nossas vidas do que podemos imaginar.

O GPS que você usa para dirigir, o corretor ortográfico do seu smartphone e aplicativos, como Siri e Google Now, foram passos importantes nesse tipo de tecnologia e interagem conosco diariamente. Neste artigo, nosso objetivo é mostrar como a inteligência artificial pode ser usada em franquias e alguns de seus benefícios. Confira!

Vantagens de utilizar a inteligência artificial 

O investimento em inteligência artificial foi visto por muito tempo como algo distante e desnecessário. Entretanto, hoje, as empresas o enxergam como algo que garante importantes diferenciais competitivos. Veja algumas de suas vantagens:

Melhoria na comunicação

Talvez esse seja o benefício mais evidente da aplicação dessa tecnologia. Softwares com inteligência artificial ajudam a compartilhar conhecimento internamente e a se comunicar melhor com o meio externo, enviando e recebendo informações de fornecedores e clientes com rapidez e eficiência.

Inovação

O processo de inovação envolve a capacidade de coletar, organizar e analisar uma enorme quantidade de dados. Sem dúvidas, a inteligência artificial faz com que todo esse processo seja muito mais ágil e disponibiliza conjuntos de informações extremamente úteis para o desenvolvimento de produtos, serviços ou procedimentos operacionais inovadores.

Redução do retrabalho

Ao assumir a execução de tarefas simples e repetitivas, a inteligência artificial pode ajudar a resolver rapidamente as reclamações mais comuns dos clientes. Consequentemente, haverá menos erros e um índice de retrabalho menor, diminuindo também o desperdício de recursos. 

Aplicação em franquias

Como mencionamos no início do artigo, a utilização da inteligência artificial não se trata da substituição total dos seres humanos pelas máquinas. Na verdade, elas devem funcionar como extensões que facilitem nosso trabalho em certas tarefas e permitam que nos dediquemos a atividades com maior potencial de gerar valor. Vamos a alguns exemplos úteis para franquias:

Chatbots

Os chatbots são assistentes virtuais controlados por um sistema que simula o jeito de conversar dos seres humanos e é capaz de aprender cada vez mais a cada interação. Antes restrita a grandes empresas, essa tecnologia já é acessível para pequenas e médias companhias, apresentando-se como uma excelente ferramenta para melhorar o relacionamento com os clientes. 

Essa tecnologia está se desenvolvendo rapidamente e ficando mais fácil de implementar e operar. Os sistemas de chatbots mais recentes contam com bancos de respostas mais amplos e altamente customizáveis, transformando-se em ferramentas interessantes para oferecer um atendimento diferenciado e auxiliar na coleta de dados, por exemplo.

Automação de processos

Sistemas de reconhecimento de imagens ajudam a lidar com processos que envolvem o recebimento e a validação de documentos, enquanto o reconhecimento de voz é um aliado interessante para construir o relacionamento com o consumidor. Os sistemas de inteligência artificial também são capazes de reconhecer preferências dos consumidores e recomendar as melhores opções de compra.

Todos esses elementos colaboram para o desenvolvimento de processos operacionais mais ágeis e precisos, proporcionando redução de custos no longo prazo. Vale destacar que a implantação da inteligência artificial em franquias deve estar plenamente alinhada com as estratégias empresariais para garantir um bom retorno sobre o valor investido.

E aí, gostou do artigo? Agora que você sabe um pouco mais sobre a aplicação da inteligência artificial em franquias, deixe seu comentário relatando experiências, expondo dúvidas ou dando sugestões para enriquecer nosso conteúdo.

Este artigo te ajudou?

Clique sobre as estrelas para classificar

Ainda não há votos, seja o primeiro a classificar este texto

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!