Saiba quais são os 5 maiores mitos sobre franquias

Embora seja um modelo de negócio de sucesso em todo o mundo, ainda há quem veja as franquias com desconfiança. Conheça os cinco mitos que envolvem as franquias e saiba porque você não deve acreditar neles:

Investir em uma franquia é mais caro do que abrir um negócio próprio.

 

Franquias são modelos de negócios com rentabilidade testada, ou seja, a garantia de retorno financeiro do investimento inicial tende a ter um tempo muito mais curto. Já falamos sobre as vantagens de abrir uma franquia ao invés de um negócio próprio, que incluem baixo investimento em marketing (se comparado a um novo negócio) e facilidade de crédito em bancos, diminuindo inclusive as taxas de juros. Para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esses dois fatores são fundamentais para que o custo de manutenção seja muito mais barato.

Franqueados Delivery Much ainda contam com o know-how de uma rede que investe em pesquisas de mercado constantes, garantindo sempre melhorias e ajustes necessários para o crescimento das franquias, além de uma equipe de especialistas que desenvolvem continuamente melhorias nas tecnologias, gerenciamento da marca e estratégias de compra/venda.

Franqueadoras estão preocupadas apenas em expandir.

 

Redes de franquias sérias investem em pesquisas de mercado e na consolidação da marca. Desta forma, abrir unidades sem que haja um planejamento pode gerar o fechamento em massa das mesmas, o que prejudica a rede como um todo. Uma das estratégias que colocamos em prática é proporcionar aos franqueados exclusividade em suas cidades de atuação, garantindo que não haja concorrência entre nossas franquias. Sabemos que o crescimento da Delivery Much depende do sucesso obtido por nossos franqueados.

Franquias não são um bom negócio no Brasil.

 

Não só é um ótimo negócio como é o melhor no Brasil! Atualmente, o crescimento do setor de franquias é superior a curva do PIB nacional. A rápida expansão das franquias no país no início da década de 90 fez com que fosse criada uma lei específica para o setor, a Lei nº 8.955/94. Somos um dos poucos países no mundo que dispõe desse benefício legal, o que legitima a eficiência das franquias no Brasil.

Além disso, a taxa de sucesso é muito maior entre as franquias: segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 80% dos negócios próprios fecham em até cinco anos após abertos. Já entre as franquias, esse número desce para 20%, sendo que é quase zero entre as redes de associados da ABF (somos a única plataforma de Delivery Online reconhecida e associada a ABF).

A única garantia de sucesso da franquia é uma marca forte.

 

Em qualquer modelo de negócio, o ponto principal para o sucesso é o empenho do empreendedor. A franqueadora é responsável pela manutenção da marca, consolidando-a no mercado e promovendo as franquias, o que oferece uma grande vantagem ao franqueado em comparação com um negócio não conhecido. Porém, é necessário que o franqueado faça investimentos em marketing, se envolva com o negócio, conheça o produto que está sendo vendido e os clientes.

Outro ponto importante é seguir as orientações da franqueadora durante a operação. Isto porque, através de um modelo testado, a franquia já possui todos os processos que funcionam para atingir os resultados de forma mais rápida e eficiente. É por isso que a Delivery Much se preocupa em oferecer suporte constante, além de cursos e palestras para garantir que todos os franqueados possam estar atualizados e seguindo as melhores práticas de negócio.

O franqueado não pode interferir e colaborar com o modelo de negócio.

 

Embora franquias tenham processos já estabelecidos para o negócio, isso não limita o franqueado de fazer contribuições e contribuir com o desenvolvimento do modelo. O envolvimento do empreendedor é necessário para que a marca possa crescer e se consolidar, beneficiando a todos.

Acreditamos que a troca de conhecimento entre franqueados e franquia traz inúmeros benefícios, como a transferência de know-how e o compartilhamento de ideias e ações que funcionaram em outras unidades. As experiências de cada franquia contribuem para as estratégias aplicadas na rede como um todo. Trabalhamos de forma colaborativa para o crescimento da Delivery Much.

Quer saber um pouco do que aprendemos para abrir uma franquia de sucesso? Acesse nosso guia de franchising e saiba mais!

guia-franchising-banner

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress