O que é ROI e como calcular – Retorno sobre Investimento

O que é ROI - Retorno sobre investimento - e como calcular

No empreendedorismo, especialmente entre os negócios ligados à inovação e à tecnologia, o ROI é um termo de destaque. Mas o que é ROI? E qual é a importância disso para as empresas?

ROI significa, literalmente, Return on Investiment, ou em português, Retorno sobre o Investimento. Ele é um indicativo de performance econômica usado para mensurar os rendimentos relacionados a uma aplicação financeira. Seu principal objetivo é indicar lucros e prejuízos de um empreendimento, considerando o capital investido.

As possibilidades para usar o ROI são diversas e a aplicação do cálculo é bastante simples. Conhecer esse retorno é importante tanto para medir o sucesso de um investimento quanto para tomar decisões de negócio acertadas.

Quer entender a fundo o que envolve o ROI e por que os empreendedores precisam dele? Acompanhando este post sobre o assunto, você vai ver:

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 – O que é ROI
2 – Por que essa métrica é importante
3 – Como calcular o Retorno sobre o Investimento

1 – O que é ROI

ROI é um tipo de KPI (key performance indicator, ou indicador-chave de performance) usado por diversos negócios atualmente, seja no início das operações, seja quando a empresa já está consolidada.

O objetivo é entender a relação entre ganhos e perdas de um determinado investimento.

O resultado do cálculo dessa métrica é expresso na forma de porcentagem, de modo que o empreendedor possa visualizar o quanto seu negócio foi rentável ou não, considerando um período de tempo preestabelecido.

A principal regra para usar o ROI de maneira eficiente é monitorá-lo com frequência. A taxa de retorno, assim como outros fatores internos e externos que afetam a saúde de uma empresa, varia ao longo do tempo. Logo, sua mensuração correta para cada objetivo e fase do negócio garantirá mais segurança.

2 – Por que essa métrica é importante

O ROI é um dos principais indicadores usados para monitorar os rendimentos de aplicações empresariais. E isso não é por acaso. A flexibilidade,a fórmula simples e o resultado direto são características dessa métrica que possibilitam um entendimento otimizado sobre valores investidos.

O ROI é também um indicador de peso para captar futuros investimentos. Por exemplo, digamos que sua empresa saiu do papel e cresceu e, agora, está em busca de novos investidores.

Para demonstrar ao mercado realmente que seu negócio expandiu, a porcentagem de Retorno sobre o Investimento é um pré-requisito. Esse dado possibilitará ao possível investidor fazer uma comparação entre a sua proposta e as de concorrentes.

Além disso, outras vantagens possibilitadas pelo uso de ROI são:

  • ter uma base para projeções de longo prazo;
  • calcular também o retorno sobre ativos intangíveis, como marketing e publicidade;
  • mensurar qualquer tipo de recurso (não só dinheiro, mas também tempo, por exemplo);
  • avaliar como determinadas ações impactam o negócio, no caso de investimento pontuais.

Para aproveitar o cálculo do ROI adequadamente, direcionando-o ao crescimento saudável do empreendimento, lembre-se de que monitorá-lo deve ser um cuidado constante. A seguir, vamos ver como de fato se fecha essa conta.

3 – Como calcular o retorno sobre o investimento

Já dissemos anteriormente que o cálculo é simples. Em síntese, para chegar ao valor do ROI do seu negócio, a fórmula que você deverá usar é esta:

ROI = (RECEITA – CUSTO DO INVESTIMENTO)
__________________________________
CUSTO DO INVESTIMENTO

Vamos pensar numa hipótese. Suponha que sua empresa, seja ela uma padaria, franquia digital ou agência, captou R$ 200 mil em anúncios de uma campanha de 3 meses (esta é a receita) e que o valor inicialmente aplicado tenha sido de R$ 50 mil (este é o custo do investimento). Assim, teremos a seguinte relação:

ROI = (300 – 50) / 50

ROI = 5

Para que o resultado seja expresso em porcentagem, basta multiplicar o valor por 100, que, no exemplo, resultará no ROI de 500%. Esse percentual indica, portanto, o quanto de retorno foi obtido no período de 3 meses estipulados para a execução da campanha.

Para que o cálculo da sua taxa de ROI ajude realmente na expansão segura do negócio, o melhor comportamento é manter uma planilha para a atualização do cálculo. Assim, você poderá observar o custo-benefício da empresa em diferentes fases e tomar decisões mais efetivas.

Depois de ter lido este conteúdo e entender o que é ROI e como usá-lo no seu empreendimento, com certeza percebeu por que esse indicador se destaca no jargão do empreendedorismo.

Agora, para você dominar ainda mais esse assunto, amplie o seu conhecimento lendo o post “Conheça os 8 principais termos do empreendedorismo”!

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