O cenário de crise também guarda muitas oportunidades.
Se você já se perguntou como e por que empreender durante a crise pode ser um bom negócio, este texto é para você.
Todo mundo sabe: o momento é de crise. O que nem todo mundo sabe é que agora também surgem inúmeras oportunidades. Você já se perguntou por que empreender durante a crise pode ser um bom negócio?
Fizemos uma análise do cenário da crise, das perspectivas do mercado de franquias e do nosso próprio setor para te mostrar que sim, empreender durante a crise pode ser um bom negócio. Simples assim, sem segredos.
Aqui, vamos considerar que você já sabe que o seu perfil é empreendedor e que está analisando todas as variáveis que isso envolve. Vamos tentar clarear as suas dúvidas e identificar se, para você, empreender agora é ou não um bom negócio.
1 → O cenário da crise
O cenário de crise que vemos, lemos e ouvimos repetidas vezes é de uma inflação elevada aqui e no mundo, juros altos e recessão. Isso somado a um ambiente político instável com guerra na Europa e iminência das eleições no Brasil. É coisa que não acaba mais! É aí que muita gente pensa que este é o pior momento para empreender e investir e acaba desistindo.
Mas, antes de qualquer coisa, precisamos lembrar de ter calma. Precisamos filtrar o que de fato interfere diretamente nos nossos investimentos e o que é algo que só faz aumentar a tensão no mercado e o clima de incertezas.
O Brasil no cenário da crise
No Brasil, a Taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação, influenciando todas as taxas de juros do país (incluindo empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras). A partir dela, vimos um ciclo de aperto monetário iniciar em 2021, quando a taxa passou de 2% para 9,75% ao longo do ano.
Depois de 12 aumentos seguidos, chegamos a 13,75% em agosto de 2022. Como já foi dito, isso impacta na disponibilidade e acesso ao crédito, além da capacidade financeira de quem depende de financiamentos e empréstimos para empreender.
Mas há uma luz no fim do túnel: o Comitê de Política Monetária (Copom) vem dando sinais de que o ciclo de alta da Selic pode ter chegado ao fim. A taxa atual deve se manter elevada por um período prolongado, mas, por enquanto, não há perspectiva de novos aumentos.
Em cenários assim, a liquidez dos investimentos tende a ser menos abundante, o que faz os bancos centrais atuarem de forma mais ativa e firme. A médio prazo, tudo isso deve ser considerado. É claro que para empreender precisamos focar no longo prazo, mas o cenário a curto prazo precisa ser estudado, porque novas variáveis vão surgindo e desenhando o caminho.
E também é válido lembrar que diferentes mercados são impactados de diferentes formas em cenários assim. Ou seja, nem todos os setores da economia estão atravessando períodos críticos.
Como exemplo, podemos citar o mercado de franquias que vai muito bem, registrando 4 trimestres seguidos de crescimento e um faturamento de R$ 188,5 bilhões em 12 meses, segundo dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho, da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
2 → Vale a pena empreender em um momento de crise?
Agora, em crise, é o momento de buscar o máximo de proteção e encontrar oportunidades. Não se pode negar: é um momento mais delicado para investir, porque há risco de perder dinheiro por errar a análise do cenário e, por consequência, os investimentos.
Por outro lado, pode até parecer clichê, mas em momentos de crise como este, surgem diversas oportunidades. O segredo é analisar o cenário, os aspectos de cada setor e investir nas melhores opções a longo prazo.
Então, é possível dizer que sim, investir em empreendimentos em um período de crise vale a pena, desde que o investidor se prepare, busque informações e faça análises do mercado.
Isso porque, como já dissemos, há setores que são impactados de diferentes formas e acabam tendo movimentos de crescimento mesmo em meio à crise. Então, empreender durante a crise pode ser um bom negócio!
3 → Onde investir em um momento de crise
A decisão de onde investir é algo bem pessoal, ainda mais em cenários delicados, mas aqui traremos algumas ideias sobre como e porque empreender pode ser um bom negócio durante a crise.
Como já dissemos, é fundamental que se conheça o cenário e se busque por mercados que registram crescimento, mesmo em períodos de crise. E, acredite, eles existem!
As franquias e as startups no cenário de crise
Neste contexto, o mercado de franquias aparece com sólidas oportunidades de investimento.
Mesmo diante do cenário de alta dos juros e da inflação, que já comentamos acima, as redes de franquias faturaram 13,9% a mais em comparação ao período anterior, atingindo a marca de R$ 188,5 bilhões de março de 2021 a março de 2022, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Só nos 3 primeiros meses de 2022, foram abertas 2.771 novas operações de franquias no Brasil, chegando ao total de 173.770 unidades. Tudo isso gera mais de 1,4 milhão de trabalhadores registrados, 9% a mais em relação ao primeiro trimestre de 2021.
Ainda, dentro deste contexto, as empresas de tecnologia e startups se destacam: são os setores que mais empregam no Brasil, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
Saiba mais sobre o mercado de franquias. Franquias: vantagens e desvantagens de investir no negócio >>
Microfranquias: baixo investimento e alta rentabilidade
As microfranquias seguem o mesmo modelo de negócio das franquias tradicionais, mas com uma operação menor ou, muitas vezes, digital. Isso as torna boas alternativas para quem deseja empreender, mas não tem muito dinheiro para investir.
Segundo a ABF, 557 redes brasileiras operam com modelos de microfranquias.
Além do baixo investimento, ideal para momentos de crise, as microfranquias oferecem um modelo de negócio pronto e já validado. Ou seja, não é necessário pensar do zero a ideia da operação. E, além disso, o começo do negócio conta com suporte do franqueador com consultorias e treinamentos, o que possibilita uma estruturação completa e facilitada, com rápida implementação.
Outro ponto positivo em relação a empreender com franquias em meio à crise, é a garantia de mercado. Isso porque, no Brasil, 70% dos negócios tradicionais fecham as portas em até 5 anos. Já em franquias o número cai para 10%, segundo a ABF, e o crescimento destas franquias fica acima de 7% ao ano.
É o caso da Delivery Much Brasil, microfranquia de aplicativo de delivery especializada em cidades de até 150 mil habitantes. A rede já conta com mais de 200 empreendedores franqueados, 10 mil restaurantes na plataforma e mais de 3,5 milhões de usuários no app.
E não para por aí! Se considerarmos que o mercado de delivery no interior tem apenas 13% de penetração, segundo o site Statista, vislumbramos um potencial gigantesco de expansão. E isso já vem se confirmando, porque nos últimos anos a Delivery Much cresceu mais de 150% em GMV, que é a soma de todos os pedidos válidos realizados pelo aplicativo.
Conheça a fundo a oportunidade da Delivery Much: Delivery Much, como funciona >>
4 → Opinião: hora de investir
Depois de todas as análises do status econômico, dos números, projeções e perspectivas, trazemos a opinião de que, se o seu objetivo é empreender, dedique-se a isto.
E neste contexto, reforçamos as franquias como excelentes alternativas e as cidades do interior como promissoras e rentáveis. Isso porque com uma franquia, juntamos o melhor de dois mundos: a facilidade de ter um modelo de negócio validado e todo o suporte que isso envolve à liberdade de ser dono do seu negócio.
Então, independente se você optar por um modelo de franquia tradicional ou franquia digital, como a Delivery Much, o momento para empreender é mesmo agora!