O empreendedorismo oferece múltiplas oportunidades, então, escolher o caminho certo pode não ser tão simples. No Brasil, no entanto, existe um forte direcionamento dos empreendedores iniciantes para o franchising, já que este é um modelo testado e que oferece segurança.
As possibilidades de estabelecer um contrato com uma marca que suporta o início das operações e os diversos processos de uma unidade e de não ter de começar um negócio totalmente do nada tornam o formato muito atrativo.
Porém, o empreendedor não pode se acomodar nessa ideia e achar que as coisas vão acontecer sem nenhum esforço. Existem rotinas que são básicas para favorecer o crescimento da marca no novo ponto em que for aberta e garantir sua durabilidade.
Quer descobrir quais são os principais processos de uma franquia para que a sua gerência seja um sucesso? Então, descubra mais sobre eles a seguir!
Organização financeira
Tenha isto em mente: monitorar as entradas e saídas de dinheiro é uma operação sem a qual nenhum negócio vinga e segue em funcionamento. Então, se você não tiver expertise nessa área, é primordial fazer uma capacitação ou investir em um profissional preparado para garantir o controle das finanças da sua franquia.
Esse cuidado será essencial para a sua tomada de decisões e também para que qualquer eventualidade possa ser contornada sem causar danos ao planejamento.
A fiscalização do fluxo de caixa e também dos investimentos realizados para manter a saúde do negócio pode ganhar muita qualidade com o auxílio de um software de gestão. Além de otimizar as rotinas contábeis, uma solução com essa tecnologia também evita falhas de registro, possibilitando mais confiabilidade às informações.
Controle de estoque e de atividades
O setor em que você desejar investir vai determinar a natureza das suas operações como franqueado.
Se você abrir uma loja de conveniência ou um ponto comercial em uma praça de alimentação, por exemplo, a sua movimentação será ao redor de insumos e mercadorias que deverão ser estocados e comercializados.
Já se a sua unidade representar serviços, como é o caso de diversas franquias home office que vêm ganhando espaço no mercado nos últimos tempos, as funções essenciais do negócio estarão voltadas ao funcionamento correto dos sistemas.
Entender isso é bem importante, pois um dos principais processos de uma franquia bem-sucedida é conhecer e trabalhar o seu potencial para oferecer sempre a melhor experiência aos consumidores. E essa meta pode ser conquistada se todos os processos forem monitorados constantemente e com métodos eficientes.
Gerenciamento de recursos humanos
As pessoas são o ativo mais importante da sua franquia. Exceto nos casos de algumas marcas de estrutura mais enxuta, em que o empreendedor pode até mesmo trabalhar sozinho, a maioria das unidades franqueadas precisa de um time de pessoas para o seu desenvolvimento.
Para que esse trabalho em equipe seja coerente com o plano de negócios e permita que a empresa atinja os seus objetivos, é importante que o responsável desempenhe uma liderança adequada.
A gestão de pessoas é muito importante para evitar situações que possam gerar constrangimentos e desavenças. E também faz muita diferença para motivar os membros para que ajudem o negócio a crescer e tenham oportunidade de aprimoramento profissional.
Oferecer treinamentos e capacitações e desenvolver empatia por cada empregado são atitudes esperadas de um empreendedor que deseja gerir uma boa franquia.
O cuidado com as pessoas que trabalham com você, além de melhorar o clima organizacional, também será um grande diferencial de mercado. Afinal, trabalhando felizes e valorizadas, as pessoas certamente oferecerão entregas e atendimento melhores a cada cliente.
Planejamento de marketing
Fazer com que sua nova franquia seja conhecida na região determinada para o investimento é algo indispensável para gerar motivação e estimular o consumo de seus potenciais consumidores. Logo, investir em publicidade e divulgação também é um dos principais processos de uma franquia.
Empresas de quaisquer porte precisam ter essa preocupação. Um plano de marketing completo deve considerar análise do ambiente, público-alvo, forças e fraquezas do negócio, objetivos e metas para cada unidade e estratégias da marca. De modo geral, as redes franqueadoras já oferecem esse suporte, e o papel do franqueado é seguir as orientações e aplicá-las de modo consistente para otimizar vendas, lançar produtos e promover campanhas.
Assim, além de um planejamento para ação, é também importante considerar, na organização financeira, sobre a qual já falamos, uma verba para os custos de marketing.
Buscar entender os principais processos de uma franquia e por que eles são indispensáveis para as unidades é uma atitude que qualquer empreendedor do franchising precisa tomar. Seguindo as indicações deste post, você terá mais segurança para inovar e crescer.
E além de todos os pontos que apresentamos por aqui, existe um procedimento tão impactante que temos um post só sobre ele: análise de mercado. Quer saber como isso influencia na sua franquia? Então, leia agora mesmo o nosso conteúdo especial sobre o assunto!