Como é a gestão de pessoas em franquias? Descubra aqui

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Já falamos várias vezes aqui no blog sobre como o ramo de franquias é seguro para começar uma jornada no empreendedorismo. Basta pensar na possibilidade real de investir em um modelo testado e com suporte, sem ter de criar tudo sozinho, desde ideia e planejamento a abertura de negócio e operações.

Apesar da facilidade, é importante observar que instalar e conduzir uma unidade como franqueado traz também grandes desafios. Um dos pontos que merece destaque é a organização daqueles que fazem o negócio acontecer. Ou seja, é preciso batalhar por uma eficaz gestão de pessoas em franquias.

Desenvolver liderança é essencial para que o empreendedor motive o time e, ao mesmo tempo, mantenha a estabilidade financeira e operacional do empreendimento. Mas como fazer isso?

Uma equipe qualificada e de alta performance é reflexo de um plano estratégico adequado. É possível que a franqueadora tenha material sobre gerenciamento de equipes, porém, caso a documentação não exista, estruturar um guia para a sua unidade será preciso.

Quer descobrir como uma boa gestão de pessoas em franquias é possível? Os tópicos abaixo vão indicar as melhores práticas para seu time atingir bons resultados. Confira!

 

Elabore uma estratégia eficiente

O começo da gerência está no planejamento. Como comentamos, pode ser que a franquia tenha orientações gerais para suas unidades. Sendo essa a situação, o empreendedor deve estudar bem as normas de conduta e motivar a equipe a partir das indicações.

Já se for necessário criar uma estratégia, considere estes pontos:

  • missão, valores e visão da rede franqueadora;
  • alinhamento entre metas, funções e resultados almejados;
  • capacidade de adaptação ao mercado.

Essas informações indicarão o que você precisa para montar uma equipe forte e focada no desenvolvimento da marca e, também, executar as demais práticas que veremos a seguir.

 

Valorize o processo seletivo

Para recrutar os funcionários certos, o franqueado deve priorizar a seleção. Inicialmente, estruture e divulgue com objetividade as vagas, considerando carga horária, funções, objetivos, salário e benefícios e escolaridade desejada. Esses filtros servem para pré-selecionar candidatos com um perfil ideal, garantindo que o processo de entrevistas seja menos extenso e cansativo.

No momento da conversa, tenha clareza e faça perguntas que conversem com o plano estratégico e a proposta do cargo. Procure entender se os valores e os objetivos do candidato são semelhantes aos da empresa e busque saber quais são os pontos fortes e os diferenciais que essa pessoa pode trazer para o negócio.

 

Fortaleça a comunicação interna

Uma das características de destaque em um líder é a habilidade de se comunicar. Para que a sua equipe entenda para onde a unidade vai e que passos devem ser tomados nesse caminho, é preciso que você fale abertamente com os integrantes.

Faça reuniões periódicas com o time para ouvir críticas e sugestões, reforçar convenções e metas, trabalhar pontos problemáticos e esclarecer constrangimentos e divergências. Você pode também criar um grupo no WhatsApp e estimular que os colegas usem a rede para trocar conhecimentos, como técnicas de vendas e atendimento, por exemplo, e

otimizem processos repassando informações instantaneamente.

 

Invista em capacitação e feedback

A unidade franqueada certamente terá resultados de qualidade se o time estiver preparado para qualquer situação e altamente motivado. Por isso, na gestão de pessoas em franquias, apostar em conhecimento e retorno nunca é demais.

Ofereça treinamentos e dê apoio para que os funcionários participem de eventos de áreas relacionadas ao negócio. Assim, a equipe estará sempre atualizada  para atender às demandas dos clientes sem dificuldades. Além disso, esse investimento é uma forma de reconhecer o trabalho de todos, uma boa prática que aumenta o nível de confiabilidade da empresa perante seus colaboradores.

E quando o assunto é feedback, faça isso periodicamente. Estabeleça um cronograma mensal para ter alguns minutos de conversa com cada integrante separadamente, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias. Esse cuidado com as pessoas estimula o pertencimento e também é essencial para que o trabalho coletivo não fuja do plano estratégico.

 

Acompanhe a performance e os resultados

Para confirmar se a unidade está seguindo o planejamento e acompanhando os passos da franqueadora, é importante observar o desempenho da equipe e os resultados do período.

Tenha foco global nesse momento, verificando desde possíveis gargalos de entrega e atendimento a também destaques de vendas, por exemplo. A análise entre os pontos negativos e positivos permitirá uma visão equilibrada sobre a equipe e o andamento da empresa.

Uma dica interessante é usar um software de gestão de pessoas. Sistemas desse tipo permitem armazenar e checar informações com agilidade e menos chances de erros de dados, favorecendo as tomadas de decisão.

A gestão de pessoas em franquias é um dos principais processos desse modelo de negócios. Desenvolva a sua liderança como empreendedor a partir de boas práticas e tenha uma equipe com ótimo desempenho!

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