Lá em 2011, eu o Guilherme e o Fernando tivemos um grande sonho. Dele nasceu a Delivery Much, uma ideia “simples”, mas com um potencial enorme e com a proposta de levar o food delivery para todo o Brasil.
Hoje, 8 anos depois, olhamos para trás e vemos que nosso sonho não é só uma realidade, mas uma iniciativa que transforma a vida de muitas pessoas. O usuário que quer pedir uma pizza e recebe-la no conforto da sua casa. O restaurante e o entregador que têm mais uma oportunidade de fonte de renda e o franqueado, que promove o empreendedorismo digital em cidades onde, antes da Delivery Much, grandes empresas de tecnologia não chegavam.
É evidente que durante todo esse caminho muita coisa aconteceu. Muita coisa mudou e nós, como empreendedores, aprendemos muito. E é disso, de aprendizados, de compartilhamento de conhecimento e confiança que eu quero falar neste texto, mais precisamente de como o programa Scale Up da Endeavor proporciona uma visão holística sobre esses pontos.
Voltando um pouco, lá em 2011, a Delivery Much nasceu de uma dor comum no interior do país: poder pedir um lanche de forma online, rápida e simples.
Nos primeiros 4 anos trabalhamos como toda startup; na vontade, no sonho e superando desafios. Em 2015, aprimoramos nossa ideia e da máxima: “se alguém de Santa Maria quer fazer pedido online, por que não levar a Delivery Much para todo o Brasil?”. Então, levamos a Delivery Much para outras 12 cidades em pouco tempo. Assim se iniciou nossa expansão e capilaridade pelo interior.
E ao modelar a expansão por meio de franquias, o negócio começava a “deixar de ser nosso”, ganhando novos empreendedores, novas ideias e novas demandas. Um novo caminho se abriu para nós e continuamos nos guiando por ele.
Foi aí que também começamos a buscar com mais força apoios, ideias e elementos que nos levassem a um novo patamar. A subir mais um degrau como negócio e empreendedores. Mais dois anos de trabalho, estudo e pesquisa, e em 2017 participamos da primeira entrevista para o programa Scale UP da Endeavor – conheça mais sobre o programa aqui.
Não foi dessa vez, porém uma coisa muito importante que sempre tivemos em mente era: manter o foco, seguir aprendendo com feedbacks e alcançar tudo o que planejamos. Para o que não foi alcançado buscamos sempre ter dados e argumentos confiáveis para comprovar o por que não aconteceu.
Com isso em mente, nos inscrevemos em 2018 e a entrevista se tornou um check list. Levantamos e fomos questionados sobre as metas traçadas no último ano. Demonstramos o que havíamos feito e como.
Também trouxemos à mesa o que fizemos além do planejado e por que optamos por esse ou aquele caminho e o que deixamos de cumprir. Tínhamos dados e argumentos confiáveis para comprovar o por que não aconteceu em 2017 e que naquele momento era nossa vez.
Fomos selecionados para nosso primeiro Scale up. Começamos o programa no Rio Grande do Sul e no meio do caminho – sempre guiados por metas e objetivos – abrimos nosso escritório em Florianópolis. Migramos para Santa Catarina e com a mudança também passamos a fazer parte da turma selecionada para o Scale Up SC.
Em Florianópolis, além do ecossistema muito forte, tivemos uma ótima experiência, pois conhecíamos um pouco da turma do RS e passamos a conhecer e trabalhar com a turma de SC. Isso foi muito rico, pois podemos dizer que tivemos dois programas em um, o que nos agregou muito. Elenquei alguns pontos específicos que fizeram toda a diferença.
1) Falar para e ouvir outros empreendedores
Algo essencial a comentar sobre os programas da Endeavor é: a capacidade que a instituição tem de criar um ambiente de extrema confiança e amizade entre os empreendedores.
Um ambiente de compartilhamento, não apenas conhecimento, mas angústias e das dores do crescimento profissional e pessoal. E é isso que eleva o nível do programa, pois, muitas vezes, alguém já passou pela dor que você está passando e irá te ajudar. Irá te levar a outro nível.
Sempre digo que nessas conversas você aprende muito sobre marketing, vendas, gestão de pessoas e principalmente governança, algo de extrema importância, mas que nem sempre tem a atenção devida.
O que posso dizer é: tudo que aprendemos no dia a dia, nas conversas mais informais, fomos aplicando. Entendemos que precisávamos ter uma área estruturada de pessoas, que precisávamos seguir com nosso propósito e sempre trazer mais pessoas boas para nosso negócio.
2) Parcerias para acelerar o negócio
Seguindo nossa linha cronológica, ainda em 2018, surgiu um Scale Up específico para comidas e bebidas. Nos inscrevemos e fomos selecionados. Então, estávamos tendo a oportunidade de participar de dois programas em um mesmo ano, sendo um específico para nosso nicho e patrocinado por empresas como Nestlé, Ambev e Santander.
A exemplo dos programas do RS e de SC, tivemos ganho de conhecimento, muita troca de experiência e a oportunidade de conhecer grandes empreendedores do ramo de food, além de ter portas abertas com as empresas que fomentaram o Scale up.
3) Provocações
Além disso, e, talvez, o mais importante dos programas foram as provocações; os questionamentos proporcionados pelos aprendizados.
Por exemplo, é comum o empreendedor acreditar que precisa levantar capital, mas a questão é saber como melhor se preparar e também escolher o momento certo de levantar capital.
E, principalmente, ao olhar para uma oportunidade de crescimento, entender se é a hora de buscar capital ou continuar bootstrapping. Esses questionamentos a Endeavor e os empreendedores da turma te provocam e eles são extremamente importantes.
Conclusão
Hoje, ao escrever este texto, vejo o quanto evoluímos como empresa e o quanto isso impacta no dia a dia de todas as pessoas atingidas pela Delivery Much.
Lembra que lá atrás, lá em 2015 colocamos nossa bandeira nas primeiras 12 cidades no interior do país. Hoje estamos em mais de 180 e crescendo dia a dia, para ser mais exato, 132% de crescimento em GMV, só em 2018.
Olhando para todo esse processo que a Endeavor já nos proporcionou, vemos que a Delivery Much como empresa segue o exemplo da Endeavor. Hoje somos um hub de empreendedorismo no interior do país, talvez, o maior.
Nós levamos para cidades como Cacoal, onde nosso franqueado Enzo mudou e criou toda uma cultura digital na cidade, novas formas de empreender. Novas formas de renda e novos empregos. Isso me deixa muito orgulhoso, muito feliz, e, além disso, é um dos conceitos da Endeavor: ser uma empresa com crescimento sustentável, mas de alto impacto.
E o mais impactante é que eu vejo isso todo dia. Nas conversas com nossos franqueados, ao ler um material que um restaurante aumentou em 500% o faturamento após o Delivery Much e ao ver no Twitter, um post que diz: a DM mudou minha vida.
Tudo isso me deixa muito reconfortado e me leva a acreditar cada vez mais no sonho grande que tivemos lá atrás; agora com o apoio da Endeavor e de muitas outras empresas como a Coca-Cola Brasil, a Peixe Urbano e o Santander.
Mas uma coisa que eu falo sempre – até é um meme dentro da Delivery Much – é que estamos só no começo e que podemos crescer ainda mais rápido. E a Endeavor nos ajuda a comprovar isso ao nos levar para nosso 3º Scale Up. Dessa vez com uma bagagem mais robusta, onde poderemos aprender muito e também agregar muito para os novos empreendedores.
Hoje, dia 14/08/2019, vejo que a Delivery Much é uma realidade, mas de novo: estamos só no começo e vamos seguir firmes na nossa missão de democratizar essa revolução global de delivery no interior do Brasil e, quem sabe, por que não na América Latina, levando tecnologia, emprego e empreendedorismo para todos os cantos do nosso continente.
Para finalizar, quero compartilhar um sentimento de gratidão e de retribuição que tenho com o negócio, geramos mais de 300 empregos diretos e mais de mil indiretos, e isso é o que nos motiva a seguir a entender por que estamos a caminho do nosso terceiro Scale Up Endeavor e iniciamos acreditando que a Delivery Much tem muito potencial para colaborar e absorver das empresas Endeavor.
Se estamos no caminho certo? Acredito que sim, com o mérito de todo nosso sucesso para nosso time interno e de todos nossos empreendedores franqueados que acreditam na nossa marca e na força do empreendedorismo no interior. …
Eu também não poderia deixar de agradecer aos quase 1,5 milhão de usuários, aos milhares de trabalhadores e donos de restaurantes e também aos entregadores que fazem a conveniência do delivery de fato acontecer!
Obrigado, obrigado, obrigado!
E para finalizar de fato, quer conhecer mais? Então vem fazer parte da Delivery Much.