Tendências do varejo 2025: as estratégias que mais vendem

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Conheça as tendências do varejo que estão gerando crescimento constante no digital e saiba como investir bem seu orçamento em inovação. Leia agora para derrubar a concorrência!

O varejo brasileiro está em transformação e para acompanhar esse movimento é essencial conhecer as tendências do varejo. Um exemplo é o e-commerce. Até pouco tempo era novidade e hoje é mais um canal de vendas, entre as outras opções de comércio online.

As tendências ditam o mercado e exigem a adaptação para se manter competitivo. Nesse cenário, é preciso buscar soluções criativas para atender um público cada vez mais conectado. O primeiro passo, no entanto, é entender a situação atual.

Neste artigo, vamos mostrar o que está moldando o futuro do varejo para você se preparar para os novos desafios.

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Qual é a situação do varejo brasileiro?

O varejo no Brasil está em efervescência, impulsionado por um crescimento constante no digital e pelo investimento massivo em inovação.

Nesse cenário, é impossível falar do setor sem citar as transformações no e-commerce e as tecnologias de pagamento dos últimos anos. Segundo a IDC Predictions Brazil, 88% dos brasileiros fazem compras online, demonstrando uma boa aceitação dessas inovações pelos consumidores.

Essa realidade exige que as empresas se adaptem rapidamente, investindo em soluções criativas para atender um público cada vez mais conectado.

O nível de complexidade vai depender do público e produto/serviço. Há quem comece com vendas em redes sociais e marketplaces. Ou já parte para um ecossistema digital próprio com site e aplicativo. O principal é o seu cliente sentir que você está acompanhando o mercado.

Leia também: Pix ou cartão: qual o meio de pagamento mais usado no país?

6 tipos de consumidores que você deve conhecer

Iniciador

É quem percebe a oportunidade de uma compra, seja por necessidade ou o desejo de um produto, ou serviço. O iniciador pode ser quem quer receber o produto e solicita para alguém a aquisição. Por exemplo, uma criança que pede um brinquedo aos pais.

Influenciador

O influenciador é quem afeta a decisão de compra de alguém. Podem ser influenciadores digitais, especialistas de nicho, avaliadores de sites e aplicativos. A opinião deles é valorizada porque eles já tiveram contato com o produto ou serviço e antecipam uma experiência para os outros compradores.

Decisor

Esse tipo de consumidor é quem decide se a compra será feita ou não. Em alguns casos, o decisor pode ser o mesmo que o iniciador. Em outras, o decisor pode ser um dos pais enquanto o iniciador da compra é a criança.

Comprador

O comprador é a pessoa que faz a aquisição do produto ou serviço. Esse tipo de consumidor está relacionado ao ato da compra. Portanto, o iniciador e o decisor podem ser uma pessoa e o comprador outra.

Veja um exemplo: Uma família vai ao shopping, a criança vê o cartaz de uma boneca e quer o brinquedo. O pai diz que ela é uma boa menina e vai ganhar o presente. A mãe vai até o caixa e faz a compra. Nesse cenário, cada pessoa teve uma função.

Usuário

O usuário é quem aproveita o produto ou serviço. Ele pode ser o comprador ou uma pessoa diferente, como o caso de quem recebe presentes.

Cliente 5.0:

Essa é uma evolução do conceito de consumidor para o cenário digital. É quem busca experiências personalizadas, interativas e gosta de muita informação. Essa pessoa busca uma conexão com a marca, com os valores e a forma que se comunica.

 

Agora que você já tem um panorama do mercado varejista e consegue identificar diferentes tipos de consumidores, vamos avançar. Nos próximos parágrafos, você confere as tendências que já estão gerando vendas e prometem movimentar o setor.

Como se preparar para o futuro do varejo? As melhores estratégias aqui

É só entrar na Shein ou Shopee que você fica impressionado com a quantidade de descontos, cupons e eventos de ofertas.

Essa tendência é conhecida no mercado como “permadesconto” e indica um estado constante de preços baixos. É como se fosse uma black friday estendida e o cliente sempre terá a chance de finalizar a jornada de compra com benefícios.

Mas se você não é uma gigante chinesa, essa prática se torna insustentável e acaba atraindo clientes que só compram com promoção. Por isso, separamos estratégias para abraçam esse comportamento, mas que se encaixam na realidade da maioria dos empreendedores.

Clube de vantagens

O principal objetivo dos clubes de benefício é a fidelização do cliente. Por um preço competitivo, você oferece descontos exclusivos e benefícios personalizados. E o seu retorno enquanto marca é melhorar o relacionamento e aumentar as compras recorrentes.

Um exemplo é o Much+, o plano de desconto do aplicativo Delivery Much. Com ele, os usuários podem comprar:

  1. pacotes de cupons em porcentagem;
  2. pacotes de cupons em valor fixo.

A funcionalidade bateu um recorde de adesão nos primeiros dias de lançamento, aumentando o número de pedidos no aplicativo e reativando usuários.

Leia mais: Clube de vantagens Delivery Much: conheça o Much+

Gamificação

A gamificação oferece uma experiência de compra criativa e recompensadora. A ideia é aumentar o engajamento por meio de:

  • Sistema de pontos e recompensas: programa indique e ganhe, junte e ganhe, etc;
  • Missões e desafios: missões do Nubank para aumentar o limite, por exemplo;
  • Progressão de nível: progredir desbloqueando novos recursos e benefícios, como o Mercado Pontos do Mercado Livre;
  • Personalização: criar um avatar e personalizar a experiência do cliente, como o provador virtual dafitiME da Dafiti.

Barganha

O antigo hábito das feiras e comércios de rua continua forte no meio digital. Hoje a barganha aparece na navegação simultânea em diferentes sites ou aplicativos em busca dos melhores preços, ou benefícios.

Uma boa prática é colocar seus preços e vantagens em destaque. Use banners na página inicial, uma aba de navegação apenas para ofertas e implemente gadgets de chatbots para perguntas frequentes.

Avaliações

A review é um ativo importante para o varejo online, impactando diretamente na taxa de conversão dos clientes. Essa estratégia funciona como:

  • Prova social, gerando mais confiança e credibilidade;
  • Acelera a tomada de decisão, fornecendo opiniões sobre os produtos;
  • Maior visibilidade, rankeando os produtos bem avaliados nos filtros de busca;
  • Oportunidade de melhora, é preciso saber receber os feedbacks;
  • Relação de confiança, seja ativo no Google Meu Negócio, Reclame Aqui e responda às avaliações.

 

Para o setor alimentício, recentemente a Harmo lançou um estudo de reputação dos restaurantes com base em mais de 450 mil avaliações. Confira o State of Reputation: Panorama de Reviews no Setor de Restaurantes. 

 

Jornada de compra simplificada

Eleve a experiência do cliente dando mais opções de compras na jornada. Ao fazer isso, você diminui as chances dele abandonar o carrinho ou de trocar pelo produto do concorrente.

Um exemplo é o aplicativo da Delivery Much. Ao escolher um prato do dia, por exemplo, o usuário tem na sua jornada as opções de:

  • Ponto da carne;
  • Ingredientes adicionais (salada, feijão, arroz, etc);
  • Bebida;
  • Talheres;
  • Sobremesa.

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