A concorrência de delivery está acirrada e mesmo assim a Delivery Much se destaca em um mercado dominado por gigantes. Descubra o segredo aqui!
O mercado de delivery ganhou impulso na pandemia, modificou nossa forma de consumo e não parou de crescer. Hoje, os apps de delivery fazem parte da nossa rotina de alimentação, consolidando os marketplaces e serviços de entrega entre os brasileiros.
Dominado por grandes players e com alto volume de pedidos, o mercado é recheado de desafios e oportunidades para quem empreende. Em 2023, o setor movimentou R$ 38 bilhões e teve uma alta de 7,5% segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Para entender melhor o cenário competitivo de delivery no Brasil e as consequências da concorrência para o mercado de alimentação, continue a leitura. Vamos falar sobre negócios de delivery e como empreender no setor de forma segura e lucrativa.
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O mercado de delivery no Brasil
Em tempos de pandemia, da noite para o dia o serviço de delivery se tornou essencial. O maior medo de quem investiu no setor e viu os negócios crescerem era da onda passar. Contudo, os sistemas de delivery seguem fortes e com números impressionantes .
Mesmo com as pessoas podendo sair de casa novamente, o hábito de usar as plataformas se manteve. Entre os motivos estão:
- Praticidade de fazer o pedido;
- Comodidade da entrega em casa;
- Benefícios da plataforma (promoções, cupons, clube de vantagens);
- Disponibilidade sempre que a fome ou a necessidade bater.
Atualmente, pedidos online representam mais de metade do faturamento para 56% dos entrevistados pela GS&NPD e Instituto Food Service Brasil. Os gastos com delivery saltaram 24% e atingiram R$ 40,5 bilhões em 2021.
O poder do delivery online de comida
O Brasil é o país do delivery, sozinho é responsável por quase metade (48,77%) dos pedidos online na América Latina (Statista). A CNDL e o SPC Brasil apontam um crescimento de 24% nos usuários de aplicativos entre 2019 e 2021.
Essa força é vista no comportamento do usuário. Segundo a pesquisa da Abrasel com o Sebrae, 94% pedem delivery pelo menos duas vezes ao mês.
A disputa pela mina de ouro
Com a popularização do delivery e a adesão do público aos aplicativos, a alta do setor foi natural. Muitos players cresceram entre 2020 e 2023, outros foram criados e não sobreviveram após esse período.
No entanto, o cenário atual é de monopólio. Uma única marca controla 80% dos pedidos por aplicativo, segundo a Abrasel. A falta de concorrência de delivery é prejudicial para lojistas e consumidores que sofrem com:
- Controle das taxas do aplicativo;
- Falta de opção;
- Modelos de negócios que atendem apenas grandes centros, deixando cidades do interior desassistidas;
- Impacto na inovação, variedade, criatividade e disputa comercial.
A saída do Uber Eats do Brasil ilustra os desafios de um setor monopolizado. Após ele, outros players encerram as operações, como o 99 Food, Justo e Glovo.
Delivery Much: uma alternativa lucrativa
A Delivery Much é a maior franquia de app de delivery do Brasil. Foi criada em 2011 com o propósito de atender cidades de até 150 mil habitantes. Direcionando o olhar para o interior, a marca aposta até hoje na estratégia hiperlocal e valoriza a humanização em toda operação.
Por isso, é fundamental que o franqueado more na cidade, conheça a comunidade, os empreendedores e as dinâmicas locais. Assim, estará perto de quem vende e de quem usa o aplicativo, tornando a tecnologia mais atrativa para as necessidades da região.
Pioneira desde o primeiro ano de atuação, a Delivery Much se consolida como uma alternativa. Em um mercado com concorrência nas plataformas de delivery, a marca representa transparência, taxas justas e um ambiente mais competitivo.
A Delivery Much tem um modelo de franquia acessível, com unidades a partir de R$18 mil. A marca investe em tecnologia própria e tem a maior nota nas lojas de aplicativo. Além do aplicativo, os franqueados contam com sistema de pedidos para restaurantes, painel de inteligência de dados, clube de vantagens Much+ e suporte de mais de 100 especialistas.
De frente com a concorrência
Enquanto grandes players entraram e saíram do mercado, a permanência e o sucesso da Delivery Much se deve a uma série de estratégias. Entre elas, destacamos:
- Hiperlocalismo: focar em cidades menores e atender às necessidades específicas da região com representante local;
- Diferenciação: oferecer serviços e tecnologia própria, como programa de fidelidade com cupons, liberdade de gestão para o franqueado, autonomia para o lojista;
- Inovação: investir em tecnologias própria, como a inteligência artificial para sugestões de promoções para lojista;
- Humanização: priorizar o relacionamento próximo com clientes e parceiros nos negócios de delivery.
É possível empreender no mercado de delivery?
A previsão é que os modelos de negócios de delivery sigam crescendo, estimulando mais equilíbrio na concorrência de delivery. A Delivery Much, com uma proposta inovadora de franquia de app de delivery é uma excelente opção para quem quer empreender.
A marca está mudando a cara do delivery, levando esse serviço para mais lugares e ajudando os negócios locais a crescerem. É ideal para quem quer investir em algo que realmente faz a diferença na cidade, combinando tecnologia com um propósito de impacto social.
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