Quer aumentar sua receita? Confira 10 dicas de marketing digital para restaurantes para colocar em prática ainda hoje
Se você acompanha o nosso blog, já conhece o conceito de marketing digital e entende por que ele é essencial para o seu negócio.
E, se você trabalha no setor de alimentação, sabe como ninguém a importância de garantir sua fatia do mercado
Não existe uma receita pronta, mas alguns ingredientes são indispensáveis para garantir que o seu negócio seja um sucesso.
Então, além de apostar em dicas para aproximar o seu público e melhorar o desempenho das vendas, é necessário trabalho, estudo e dedicação para investir nas estratégias certas.
Mas qual é o melhor caminho para aumentar o faturamento do seu negócio? Selecionamos abaixo 10 estratégias para inspirar você a investir em marketing digital. Confira:
1. Saiba quais são os canais mais poderosos de marketing digital para restaurantes.
2. Tenha um site atualizado e responsivo para o seu restaurante
6. Influenciadores de comida/ Food bloggers
7. Fique atento às avaliações do seu negócio online.
8. Tenha programas de fidelidade.
10. Integre o seu restaurante a plataformas de delivery online de comida.
1. Saiba quais são os canais mais poderosos de marketing digital para restaurantes
Este deve ser o seu ponto de partida. Sua compreensão deve ir além da mecânica do canal: é preciso saber onde os seus clientes estão, como eles interagem com as marcas e o que chama a sua atenção.
Com este conhecimento em mãos você conseguirá economizar tempo, esforços e investimentos em canais que não trarão retorno ou que não fazem sentido para o seu nicho.
Mas para começar, você deve apostar em:
a) Facebook: a rede é uma das mais populares do mundo. Cerca de 127 milhões de brasileiros estão na rede e a acessam ao menos uma vez por semana.
b) Instagram: o app ganhou popularidade nos últimos anos e é reconhecida com a rede social com maior engajamento.
c) Site: ter um site próprio é essencial para qualquer negócio, pois além de ter um local seu para receber seus clientes é possível criar um blog e falar sobre o assunto do seu negócio, aumentando sua credibilidade e clientes. (vamos falar mais abaixo)
d) Delivery online: as pessoas buscam cada vez mais por comodidade, segurança e praticidade. Segundo dados do Sebrae, estabelecimentos com delivery tem um ganho 3X maior.
Saiba mais sobre redes sociais para restaurantes aqui.
2. Tenha um site atualizado e responsivo para o seu restaurante
No ramo da alimentação, já se foi o tempo em que possuir um site podia ser considerado um diferencial.
Atualmente, além das informações básicas do restaurante, é possível inferir muito da qualidade do estabelecimento pela forma como ele se posiciona online.
Se o site é mal planejado, mal organizado, não passa por atualizações nem transmite o esforço para encantar o cliente, será que vale mesmo a pena dar uma chance ao restaurante?
Além disso, a plataforma deve ser 100% responsiva (ou seja, que se adapta a tela de celulares), já que o celular já se tornou a principal forma de acesso à internet no Brasil segundo pesquisa produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br).
3. Invista em Chatbots
Você provavelmente já interage com muitos deles diariamente, mesmo que não se dê por conta.
Os chatbots são softwares que atuam como assistentes virtuais e se comunicam com os usuários para lhes dar assistência durante a navegação.
Eles permitem uma experiência mais personalizada e, quando seu uso é pensado estrategicamente, podem fornecer um grande diferencial na busca e retenção de clientes.
4. Produza bons conteúdos
O marketing de conteúdo continua sendo um componente essencial do marketing digital, assim como a qualidade do que é produzido e divulgado.
Logo, aposte em conteúdos originais e específicos para o seu nicho de mercado.
Ter um blog é estratégico, pois além de afirmar sua autoridade, bons conteúdos ajudam seus canais a terem um melhor posicionamento em mecanismos de busca.
Confira aqui algumas noções iniciais sobre como aumentar suas conversões a partir da otimização do seu site.
5. Faça vídeos
Criar e compartilhar vídeos nunca foi tão fácil. E o consumo deste tipo de conteúdo vem crescendo a cada ano: no Brasil, o aumento foi de 135% nos últimos 4 anos.
Se o seu restaurante ainda não está tirando proveito disso, é hora de colocar esta estratégia em prática.
Para o segmento de alimentação, os vídeos de bastidores que retratem o dia a dia do estabelecimento e o preparo dos pratos são uma aposta certeira para estreitar o relacionamento dos clientes com a marca.
Quanto mais amamos um assunto, mais conteúdo gostamos de consumir sobre ele. Aproveite esta oportunidade para expor princípios e valores que constituem a marca e a fazem ser única.
Também invista em lançamentos ao vivo. Eles são um ótimo recurso para medir o interesse dos consumidores por determinado assunto e para convidá-los a interagir.
Para aumentar o alcance deste tipo de estratégia, vale buscar parcerias com influenciadores digitais (leia mais a seguir).
6. Influenciadores de comida/ Food bloggers
Os influenciadores digitais são usuários de mídias sociais que adquiriram credibilidade em uma indústria específica – no caso do setor de alimentação, eles são conhecidos como food bloggers.
Eles possuem muitos seguidores, um alcance expressivo de seus conteúdos publicados e um grande poder de persuasão sobre sua audiência.
Em uma sociedade onde temos cada vez mais opções de produtos e serviços, boa parte dos consumidores acaba recorrendo às sugestões dos influenciadores digitais para a tomada de decisões.
Se você planeja lançar um prato novo, quer aumentar o movimento em seu restaurante, deseja atingir um público específico ou mesmo dar o pontapé inicial do seu negócio em mídias sociais, pode ser o momento certo para chamar um influenciador para visitar o seu estabelecimento.
7. Fique atento às avaliações online do seu negócio
A busca por recomendações online de produtos e serviços já faz parte da realidade de muitos consumidores.
Por isso, não deixe de acompanhar o que seus clientes falam sobre o seu estabelecimento na web.
Isso pode impactar diretamente na forma como as pessoas percebem a sua marca e influenciar a decisão delas sobre escolher ou não o seu restaurante.
Um ponto essencial é: responda todos os comentários e não meça esforços para transformar as avaliações negativas em positivas.
8. Tenha programas de fidelidade
Esta é uma estratégia antiga e muito eficaz no ambiente offline para quem deseja recompensar seus clientes mais fiéis.
Além disso, é uma ótima alternativa para movimentar seu restaurante em períodos de baixa.
Leve esta estratégia para o ambiente digital através de programas de membros, cupons online e programas de pontos. Aproveite para incentivar seus clientes a avaliarem o seu restaurante.
Entenda aqui como criar um programa de fidelidade para aplicar no seu negócio
9. Faça promoções.
Promoções são sempre um meio de atrair novos clientes e aumentar as vendas em um determinado período. Invista em promoções online que, além de possuírem um grande alcance e baixo custo, ajudam a movimentar as mídias sociais e reforçar o relacionamento com os atuais clientes.
10. Integre o seu restaurante a plataformas de delivery online de comida.
Um meio altamente eficaz para atender sua clientela online, mesmo sem possuir um site ou um serviço de e-commerce para restaurantes, é integrar o seu estabelecimento a aplicativos e sites de delivery online de comida. Além de serem responsáveis pela logística de entrega, estas plataformas ajudam a trazer mais visibilidade para o seu negócio.
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