Com garantia de retorno, apostar em uma franquia de delivery de comida é um dos investimentos mais lucrativos para 2020, apontam especialistas da ABF.
De acordo com dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising -, uma franquia, em comparação a um negócio tradicional, tem 7 vezes mais chances de se manter no mercado nos primeiros anos de operação.
Dados da associação demonstram que o setor cresceu, em faturamento, 7% em um ano, movimentando R$ 174 bilhões. Sendo o ramo de alimentação responsável por 25% do total.
Para 2019, estima-se que o faturamento do franchising cresça 10% em relação ao ano anterior. Um setor seguro e com garantias de vida longa, segundo Elaine Bernardino, diretora-presidente da ABF-RJ.
Em entrevista para o Jornal do Brasil, a diretora destaca que, nos últimos anos, entre 70% e 75% dos negócios tradicionais fecham em até 5 anos. Número minimizado no franchising, que registra, neste mesmo período, o encerramento de apenas 10% de suas unidades.
Um dos fatores que garantem e potencializam o setor é a troca de experiências e facilidades essenciais para gestão e expansão de um negócio. Ao fazer parte de uma franquia, o franqueado tem acesso a:
- 1. Mentoria especializada;
- 2. Treinamento;
- 3. Consultoria jurídica;
- 4. Consultoria de marketing;
- 5. Acesso a uma rede de empreendedores para compartilhar experiências;
- 6. Acesso a softwares com constantes atualizações;
- 7. Acesso a uma marca já consolidada no mercado.
Olhando para estas vantagens, ao empreendedor cabe entender qual é o melhor modelo de franquias para o seu perfil. Você pode investir em: a) educação; b) viagens; c) alimentação; d) delivery de comida; enfim as opções são variadas e todas possuem atrativos que se encaixam a um perfil empreendedor.
Neste texto, vamos focar nos diferenciais e vantagens de uma franquia de delivery de comida.
Franquia de delivery de comida
O primeiro ponto que um empreendedor precisa observar no mercado de franquias é: em qual segmento de mercado ele está.
O delivery, por exemplo, se encaixa no de alimentação. E para o empreende dor conhecer em qual segmento está apostando é essencial.
Se compararmos alimentação, com crescimento de 7%, a outros setores, saúde (6,3%), serviços (2,4%) e moda (4,9%), o setor só perde para turismo (12,3%).
Por outro lado, se observarmos a movimentação financeira: o setor de alimentos movimentou R$ 45,8 bilhões e o de turismo apenas R$ 12,6 bilhões.
Dentro de alimentação, o delivery movimenta por ano uma média de R$ 10 bilhões, 22% do total movimentado pelo setor de alimentação, com projeções de crescimento entre 10% e 12% ao ano até 2023. Estima-se que o setor tenha uma receita mundial na casa dos US$ 94 milhões em 2019.
Segundo o site Statista, o food delivery – entrega de comida – será responsável por 61% desta receita, ou seja, US$ 58 milhões.
No Brasil, a Franquia Delivery Much registra crescimento acima da média nacional. Na comparação ano a ano, a empresa cresceu 373% de 2016 para 2017 e 224% de 2017 para 2018. Você pode conferir o desempenho da empresa aqui: Diagnóstico de delivery 2018.
A empresa está presente em mais de 300 cidades no interior* do país e conta com mais de 15 mil restaurantes parceiros* que atendem cerca de 3 milhões de usuários*.
*dados de novembro de 2020
Com inúmeros cases de sucesso – 4 histórias inspiradoras de empreendedorismo no interior – a empresa busca empreendedores em todo o país para expandir sua operação e democratizar o delivery online no interior do país.
Para Vinícius Dambros, diretor de marketing da Delivery Much, em 2019, haverá a popularização dos apps de delivery online, novos modelos de entrega e meios de pagamento, todos buscando a melhora da experiência do usuário e diminuição de fricção nas operações.