Como ganhar dinheiro com delivery online: estratégias e ideias

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Com crescimento de 224% em 2018, o delivery online é um dos setores mais rentáveis e atrativos para quem deseja empreender. Entenda como ganhar dinheiro com este setor.


De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising -, o setor de franquias cresceu, só em 2018, 7,1%. Com faturamento de R$ 174 bilhões, foram gerados 1,3 milhões de empregos nas 153 mil unidades em operação no país.

Por segmento, alimentação é o mais representativo. Só em 2018, houve um faturamento de R$ 45,8 bilhões, o que representa 25% do total faturado pelo setor de franquias.

Dentro do segmento de alimentação, o delivery online se destaca com crescimento de 132% em GMV – Gross Merchandise Volume -, em relação a 2017, e um aumento de 66% no número de pedidos entregues no interior do país.  

Infografico Mercado de delivery 2020 e tendências para 2021

Em número de franquias, a Delivery Much, único player do mercado operando no modelo de franquias, o crescimento registrado em 2018 foi de 82%, com projeções de crescer 66% em 2019.

Com números tão positivos, há muitos empreendedores que buscam o setor para empreender e com isso também muitas dúvidas, sendo: “como ganho dinheiro com o delivery?”, uma das mais recorrentes.

De forma rápida, em uma franquia Delivery Much, o franqueado é remunerado com 10% sobre caixa líquido de comissionamento – entenda tudo sobre as taxas aqui – cobrado dos restaurantes parceiros.

Na prática, funciona assim, se o caixa de comissionamento líquido for de R$ 100 mil, a remuneração do franqueado será de R$ 10 mil.

Basicamente, quanto mais vendas houverem pelo app, maior é a renda do empreendedor.

Estratégias para aumentar faturamento via delivery online

Uma vez que, quanto mais vendas forem efetuadas via app, maior a remuneração do empreendedor, cabe a ele, com auxílio do seu consultor e junto com os restaurantes parceiros, construir ideias e processos que visem:

  1. aumentar o número de pedidos → diretamente ligado a remuneração do franqueado, o número de pedidos é fator essencial para o sucesso da franquia. Dentro da rede Delivery Much, algumas táticas, como entrega grátis, combos e brindes são diferenciais competitivos que aumentam o número de usuários ativos no app.
  2. aumento de ticket médio → o ticket médio é a soma dos valores de todos os pedidos concretizados em um determinado período. Por exemplo, se em um dia, houve a venda de 10 pizzas a R$ 49,90 e 50 hambúrgueres a R$ 21,50, seu ticket médio para aquele dia será de R$ 26,23, pois:

(10 X 49,90 + 50 X 21,50) /60 = 26,23

Logo, o ponto é pensar em um equilíbrio entre volume de pedidos e ticket médio. Poucos pedidos a um ticket alto, ou um grande volume a ticket muito baixo, não são sustentáveis a longo prazo.

Partindo disso, estude o mercado da sua cidade e entenda:

  1. qual o valor médio dos produtos dos restaurantes que você pretende ter como parceiros;
  2. quais são os parceiros estratégicos, aqueles restaurantes que não podem faltar no app;
  3. como você pode construir ideias de combos promocionais atrativos para fidelizar clientes, aumentar o número de pedidos e também ticket médio;
  4. 93,7% dos pedidos ainda são feitos via telefone. Ou seja, que ações você pode construir para reverter esse quadro. Lembrando que neste cenário, há dois atores essenciais: o restaurante, que pode diminuir custos utilizando o app, e o usuário, que terá mais facilidade e praticidade utilizando o app. Cabe a você mostrar a ambos estas vantagens.


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