Nos últimos tempos existe um movimento de interiorização acontecendo no Brasil. Empresas têm percebido que o interior tem excelentes oportunidades para expandir os negócios, enquanto a população em geral, foge do trânsito das grandes cidades, da criminalidade e vai em busca de uma melhor qualidade de vida. Por isso, se você quer empreender, trouxemos neste conteúdo dicas importantes para você aproveitar esta onda de interiorização e escolher bons negócios para cidades pequenas!
Interior em foco
A migração para cidades do interior, que já vinha em uma tendência de alta anteriormente, foi catapultada pela situação de isolamento social que o Brasil enfrenta, por conta do Coronavírus e a forte digitalização de empresas e serviços.
Muitas empresas mudaram sua forma de trabalho para o modelo home office, visando manter suas equipes em segurança, o que permitiu que as pessoas trabalhassem basicamente em qualquer cidade do país. Ademais, quem acabou perdendo o emprego na pandemia teve que se reinventar e entrar de cabeça no universo digital, uma vez que o contato pessoal passou a ser reduzido e, inclusive, desestimulado.
Soma-se a isso os benefícios e as vantagens de viver no interior, como custo de vida menor, mais segurança e qualidade de vida, menos trânsito e poluição, e temos a equação perfeita de dispersão da população das cidades grandes. Logo, a oportunidade de empreender no interior do país nunca esteve tão em alta!
Confira então as 4 dicas que separamos para você escolher bons negócios para cidades pequenas e começar seu próprio negócio ainda este ano.
Entenda seu perfil empreendedor
Para decidir em qual área e quais setores você gostaria de empreender e saber escolher dentre os bons negócios para cidades pequenas, é fundamental conhecer sua própria forma de trabalho, ou seja, seu perfil de empreendedor.
O SEBRAE, por exemplo, que é referência no auxílio de abertura de empresas no Brasil, tem 4 perfis traçados e descritos em seu site.
São eles: Independente, inovador, provedor e visionário.
Vale a pesquisa para descobrir em qual você se encaixa, entender as características fortes presentes em cada um para então ter embasamento sobre sua forma de trabalhar e escolher, com sabedoria, um bom negócio para começar a empreender.
Analise os setores em crescimento para identificar bons negócios para cidades pequenas
É impossível dizer com exatidão quais novas tendências e oportunidades de mercado podem se aplicar à economia de todas as cidades do interior do Brasil, uma vez que cada região possui suas peculiaridades.
Entretanto, é possível perceber a consolidação de algumas tendências nos últimos anos.
A digitalização, por exemplo, chegou para ficar, ou seja, quanto mais conectado seu negócio estiver, maiores serão as chances de sobrevivência, neste que chamamos de “novo normal”.
Em uma reportagem intitulada como “Admirável mundo digital”, em uma clara alusão ao livro “Admirável mundo novo” de Aldous Huxley, que se trata de uma ficção futurista onde a tecnologia domina diversas áreas da sociedade, a revista Época cita alguns dos setores que permanecerão em alta nos próximos anos.
São eles: e-commerce, delivery, cursos online, streaming, jogos online e bancos digitais.
O delivery, mencionado acima, é outro destaque que citaremos aqui. O crescimento neste segmento, que já vinha apresentando ótimos resultados antes mesmo da pandemia, foi extraordinário no último ano, alcançando cifras inimagináveis até então.
Dados fornecidos pela Abcomm, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva, destacam que houve um crescimento de 270% nos pedidos online para supermercados durante a pandemia no Brasil. No interior, esse crescimento foi de incríveis 396%.
Se quiser se informar mais sobre o crescimento deste setor, confira o nosso infográfico:
Mercado de Delivery: Mudanças de hábitos em 2020 e tendências futuras
Portanto o delivery certamente é um dos bons negócios para cidades pequenas que destacamos neste conteúdo, uma vez que a tendência é que o consumo deste serviço se mantenha em alta.
Agora você já sabe que fazer uma análise do mercado é fundamental para entender quais áreas significam uma oportunidade de bons negócios para cidades pequenas.
Somente com esta pesquisa o empreendedor estará apto a tomar uma decisão assertiva sobre o seu novo negócio.
Estude a concorrência
Uma etapa bastante desafiadora ao abrir um novo negócio é estudar a concorrência. Essa fase, inclusive, pode parecer óbvia, mas é primordial para entender quem estará competindo com você, direta ou indiretamente.
Como concorrentes diretos você deve fazer um levantamento, na região onde pretende atuar, daquelas empresas que comercializam um produto ou um serviço igual ao que você deseja oferecer e que, portanto, serão seus maiores rivais nos negócios.
Depois disso, a próxima etapa é definir os concorrentes indiretos, ou seja, aqueles que oferecem produtos ou serviços similares, mas não necessariamente iguais e que, de certa forma, também conseguem suprir a necessidade dos clientes.
Nos serviços de delivery online, como é o caso da Delivery Much, por exemplo, concorrentes diretos seriam as demais empresas que executam o mesmo serviço (como Ifood ou Uber Eats, por exemplo) enquanto que os concorrentes indiretos seriam aqueles que executam este serviço, mas que este não é o core do negócio, como supermercados ou restaurantes que oferecem serviço de entregadores próprios ou serviços de motoboys terceirizados.
Por fim, se ao pesquisar o mercado você conseguir identificar um nicho que tenha potencial e que ainda não tenha concorrentes diretos, esse sim seria o melhor dos cenários!
Enfim, agora que você já tem as orientações necessárias para entender seu perfil, pesquisar o mercado e escolher o modelo de negócio ideal para seus objetivos profissionais, mão na massa!
Percorra as etapas com dedicação, entenda as características da região e do setor em que deseja trabalhar e, somente então, decida qual negócio abrir.
E aí, gostou do conteúdo?
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