Qual o aplicativo de delivery mais utilizado no interior do Brasil?

Pesquisa qual o aplicativo de delivery mais utilizado no interior do Brasil

O questionário teve representantes de 15 estados e indicou qual app de delivery é o favorito no interior do Brasil.


Até 2020, apenas 25% dos negócios estavam presentes em aplicativos de delivery. Hoje esse número atinge 72%, segundo pesquisa do Sebrae em parceria com a Abrasel, e consolida o uso do delivery como hábito de consumo.

Nos últimos anos, o modelo registrou alta além dos grandes centros, tendo o interior como protagonista na popularização da solução e por consequência de uma onde de digitalização dos negócios.

O contraste é perceptível por quem atua na ponta. Segundo o empreendedor Delivery Much, João Élcio, em 2015 quando levou o app para Alegrete, no Rio Grande do Sul, dos 40 restaurantes existentes na cidade, apenas 6 possuíam computador, hoje, explica ele, além da escala no número de negócios, 100% das lojas contam com pelo menos 1 computador.

Essa mudança de cenário se repete por todo o interior do Brasil e para mapear como é a utilização dos apps de delivery no interior do país, a Delivery Much realizou uma pesquisa que contou com a participação de usuários e não usuários de delivery em 15 estados.

Além do app mais utilizado no interior do país, o questionário também apontou os hábitos de consumo mais comuns entre os usuários.

Confira abaixo os números da pesquisa e saiba porque investir no delivery pode ser um bom negócio para 2021.


MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Perfil dos entrevistados
2 → Hábitos e comportamento de consumo
3 → Qual o app mais utilizado no interior do Brasil
4 → Por que o delivery no interior do Brasil é um bom negócio


1 → Perfil dos entrevistados

Com uma média de idade entre 20 e 39 anos (82,51%), a maioria dos clientes de delivery é mulher (67,5%) e possuí uma renda entre R$ 2 mil e R$ 4 mil.

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Em relação a escolaridade, mais da metade dos entrevistados possuem Ensino Superior (56,25%) e 30% concluíram a Pós-Graduação.

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2 → Hábitos e comportamento de consumo

Dentre todos os entrevistados, 92,5% afirmaram que costumam pedir delivery. Ao comparar com dados de 2019, fica claro o crescimento do uso de soluções mobile na hora de comprar pela internet. A ligação telefônica que tinha a liderança na hora de pedir comida em 2019, caiu para a 3ª posição, abrindo espaço para soluções mais rápidas e seguras como os apps de delivery.

Na segunda posição está o whatsapp, que embora não seja uma solução completa para o delivery vem sendo utilizado como canal de vendas por alguns estabelecimentos.

A jornalista Andriele Pereira destaca que além da segurança, pedir pelo app traz mais praticidade pelo número de lojas disponíveis e pelo cardápio sempre atualizado.

Para ela, o único motivo de pedir pelo whatsapp seria se o cardápio não estiver atualizado. “O app de delivery é mais rápido, não precisa ficar aguardando respostas ou falar com um robô que não entende a mensagem.”

Para o analista de conteúdo digital, Iuri Barcellos, o app é mais prático, pois possibilita salvar suas preferências, tornando todo o processo mais rápido e simples. Além disso, explica ele, o app traz mais segurança na entrega. “Posso acompanhar o status do meu pedido. Pelo whatsapp para isso ocorrer, teria que estar em contato constante com o restaurante, o que é inviável.”

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Por que pedir delivery

Os principais motivos que levam os consumidores a optarem pelo delivery na hora de pedir são a facilidade/praticidade (66,88%) e os cupons e promoções disponibilizados (44,38%).

Também foram citados como fatores decisivos a economia de tempo (25%), a variedade de opções disponível nos aplicativos (15,63%), a entrega grátis (15,63%) e os combos (1,88%).

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Quando pedir delivery

Até a pandemia o delivery era considerado um momento de lazer. Este cenário começou a mudar a partir das mudanças provocadas pelo isolamento social.

A hipótese é comprovada pela segunda-feira ter registrado o maior crescimento absoluto no número de pedidos em 2020 (111%), é evidente que o dia segue sendo o “pior” para o delivery, mas já se aproxima dos números de terça e quarta-feira.

Na relação de quantos pedidos são feitos por mês, a maior frequência é de 3 a 10 pedidos (50%) – 3 a 5 vezes, 25%, 6 a 10 para, 25%. De 1 a 2 pedidos posiciona-se com 41,25% e mais de 10 para 13,75%.

O horário predileto para pedir delivery segue sendo à noite (85%), tendo almoço (15,63%), lanches da tarde (10%) e madrugada (5,63%).

O maior volume de pedidos é feito aos finais de semana, começando na sexta, com 51,25%, aumentando no sábado para 55,63% e reduzindo no domingo para 26,25%.

O valor investido por pedido costuma ser de R$30 a R$40 para 33,13% dos entrevistados e de R$40 a R$50 para 18,75% deles. Débito (55%), crédito (41%) e pagamento online (38%) são os meios de pagamento mais comuns.

Para os meios de pagamento, é interessante apontar que o Pix e apps de pagamento como PicPay, Ame, Iti surgem como opções entre os clientes

3 → Qual o app mais utilizado no interior do Brasil

O interior do Brasil ainda tem um vasto território a ser explorado pelo mercado de delivery, mas aos poucos os apps começaram a aparecer e conquistar o público.

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Quando questionados sobre os aplicativos que mais utilizam para pedir delivery, a grande maioria dos entrevistados escolheu o app da Delivery Much (58,75%).

Ao assumir o papel de democratizar o delivery e levar a tecnologia para além dos grandes centros, a Delivery Much ajudou e ajuda a fortalecer as economias locais e até mesmo a abrir caminho para que novos apps cheguem até as pequenas cidades.

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Por fim, quando questionados a respeito dos canais pelos quais conheceu o aplicativo que usa, mais da metade revelou ser através da indicação de amigos (51,88%), o que reforça a importância de investir no sucesso dos clientes.

Redes sociais como Facebook (19,38%) e Instagram (16,25%) também foram lembradas, assim como pesquisas no Google (12,5%), anúncios em mídias tradicionais (10%) e indicações de influencers (11,25%) e dos próprios restaurantes (10,63%).

4 → Por que o delivery no interior do Brasil é um bom negócio

Diferentemente dos grandes centros já saturados de ofertas e concorrência, o interior ainda representa uma boa oportunidade para quem deseja empreender no delivery. Quem sabe usar esse potencial das cidades pequenas a seu favor tem grandes chances de se tornar uma referência em sua região de atuação.

É possível investir tanto no serviço de entregas para um negócio que já existe quanto abrir sua própria franquia de delivery. É importante olhar para a solução como algo além de um aplicativo que facilita o processo de pedir comida em casa: ela também é capaz de impulsionar uma mudança cultural nos pequenos centros. O simples fato de educar o público para o uso de diferentes ferramentas já abre espaço para que mais inovações sejam bem recebidas.

Sobre a pesquisa:

396 entrevistas realizadas entre os dias 15 de janeiro e 22 de janeiro de 2021. O estudo quantitativo foi aplicado via forms, a partir de questionário de autopreenchimento. Margem de erro: 4,9 pontos percentuais


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