empreendimentos que deram certo em cidades pequenas

15 empreendimentos que deram certo em cidades pequenas

Quer começar um negócio, mas tem dúvidas se ele irá prosperar em uma cidade pequena? Confira 15 empreendimento que deram certo em cidades pequenas.


As franquias já são um modelo de negócios fortemente testado no Brasil mas, por muito tempo, a implantação e o desenvolvimento dessas redes manteve-se focado nos grandes centros, negligenciando as cidades pequenas.

Hoje o cenário é outro, e os empreendedores do interior veem cada vez mais a importância que as franquias têm na evolução destas localidades.

E ao escolher uma cidade pequena, ainda é possível fugir da escassez dos grandes centros urbanos e, ainda, criar um diferencial, tornando-se referências nas regiões menores.

Quer começar um empreendimento mas tem dúvidas se ele irá prosperar em uma cidade pequena? Confira 15 exemplo que deram certo e inspire-se:

MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Franquia Delivery Much
2 → Maria Brasileira
3 → Premiapão
4 → S7 Intercâmbio
5 → Acquazero
6 → Açaí Beat
7 → Kumon
8 → Dr Faz Tudo
9 → Home Angels
10 → The kids club
11 → Delícia de Bolos Caseiros
12 → Vazoli
13 → Sigbol Fashion
14 → Via Certa
15 → Casa do Construtor

1 → Franquia Delivery Much

Modelo de negócio: maior franquia de delivery online de comida do interior do Brasil.

Vantagens do modelo:

  • Conecta usuários e restaurantes, aliando o setor de alimentação ao de tecnologia.
  • Operação totalmente digital (home office).
  • Modelo próprio de gestão de franquias.
  • Equipe de Franchise Success (sucesso do franqueado) focada no franqueado.
  • Equipe de Marketing focada em campanhas para a rede de franqueados.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: os aplicativos de alimentação democratizam a tecnologia e levam para cidades do interior uma experiência diferenciada na hora de pedir comida online.

Esta experiência, por muito tempo difundida apenas nos grandes centros, é muito bem-vinda pela população de cidades pequenas, que também anseia por novidades.

Foi o que percebeu o empreendedor Enzo de Rosso Thaddeu, franqueado da cidade de Cacoal – RO.

Ele conta que, no começo da implantação da franquia na cidade, as pessoas não sabiam o que era e não estavam acostumados à tecnologia, mas logo a mudança cultural começou a acontecer.

De Rosso comenta que após, a chegada do delivery, muita coisa mudou na cidade.

“Primeiro houve uma maior familiaridade das pessoas com a tecnologia, a estruturação dos restaurantes com rede wifi, computadores e em alguns casos modernização da cozinha para receber os pedidos. Mas o mais impactante foi a criação de empregos.”

Conheça mais sobre a Delivery Much
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Apresentação de Franquia Delivery Much

Saiba tudo sobre os números da franquia Delivery Much e como você pode empreender conosco na sua cidade.
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2 → Maria Brasileira

Modelo de negócio: franquia que surgiu com o intuito de suprir uma necessidade do mercado: a de atender a residências e empresas com profissionais capacitados e de confiança.

Vantagens do modelo:

  • A segurança na contratação de profissionais atrai os usuários.
  • Praticidade e agilidade na solicitação do serviço.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: o estilo de vida corrido em que este tipo de serviço se faz necessário não é mais uma exclusividade dos grandes centros.

A praticidade para contratar o serviço atrai os consumidores finais e impulsiona a franquia crescer.

A questão da segurança também é um ponto fundamental, e a garantia dada pela seleção de profissionais pela franquia facilita a adesão dos usuários – a ajuda o franqueado a crescer.

Este modelo ainda não é tão comum em cidades pequenas, o que constitui uma oportunidade para os empreendedores. O multifranqueado Cristiano Alves percebeu isso e investiu nas unidades de Itu, Salto e Indaiatuba, todas no interior de São Paulo. 

“Não havia nenhuma empresa do segmento naquela região. Cada vez mais os clientes buscam serviços que resolvam seus problemas e necessidades cotidianas. Tendo em vista essa oportunidade, resolvi investir na aquisição de outras unidades e, assim, complementar a nossa presença naquele território”.

3 → Premiapão

Modelo de negócio: franquia que comercializa espaços publicitários em sacos de pão.

Vantagens do modelo:

  • Mídia ecológica, uma forte tendência de consumo para os próximos anos.
  • Alta abrangência.
  • Home based.
  • Marketing de permissão: o consumidor escolhe em que momento do dia ele vai consumir a sua mídia.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: o modelo inovador, de alta abrangência, ecológico e de baixo investimento inicial chama a atenção de empreendedores de pequenos centros.

Eles veem aí uma oportunidade de proporcionarem aos anunciantes uma alternativa à mídia tradicional e recebem o retorno ao apostarem na inovação.

A franqueada Nathalia Taveiros conta que, com sua franquia, ela já lucra quase três vezes mais do que com o seu primeiro trabalho.

4 → S7 Intercâmbio

Modelo de negócio: franquia de intercâmbio e cursos para estudar e trabalhar no exterior.

Vantagens do modelo:

  • Mercado de viagens e turismo segue aquecido.
  • Viajar com o suporte de uma agência é um grande atrativo para o público.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: o mercado de intercâmbios no Brasil é um dos maiores do mundo, o que torna as franquias de agências de intercâmbio um ótimo investimento no ramo de viagens e turismo em cidades de todos os tamanhos.

As cidades menores, por terem demanda e ainda não contarem com uma concorrência tão acirrada, representam uma oportunidade para novos negócios.

5 → Acquazero

Modelo de negócio: rede prestadora de serviços de lavagem ecológica e estética automotiva.

Vantagens do modelo:

  • A lavagem ecológica atrai consumidores preocupados com o meio ambiente, uma tendência que se mostra forte para os próximos anos.
  • Diferencia-se de seus concorrentes por oferecer um sistema de “delivery para a prestação do serviço.
  • É um modelo flexível, que inclui outros serviços em seu catálogo, como cristalização de vidros e enceramento.
  • Possui várias modalidades de franquia, o que permite ao empreendedor escolher a mais adequada ao investimento inicial desejado.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: o modelo inovador e sustentável é um grande atrativo.

As cidades de interior, geralmente, contam apenas com lavagens tradicionais, o que permite ao franqueado ser um pioneiro e mudar a visão dos consumidores locais.

Enquanto as lavagens comuns são realizadas com mais de 300 litros de água, a Acquazero realiza a mesma limpeza com 300 ml.

A busca por inovação constante é um dos fatores que explicam o sucesso das franquias implantadas no interior.

Segundo franqueado Rafael Souza, a empresa está sempre buscando novidades, inovações tanto em produtos como em serviços. Também se preocupa com qualidade dos serviços e satisfação do cliente.

6 → Açaí Beat

Modelo de negócio: franquia especializada em cremes de açaí.

Vantagens do modelo:

  • O mercado de alimentação não para de crescer.
  • O produto atrai consumidores que buscam por um estilo de vida mais saudável.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: o setor de alimentação é um dos que mais prospera no Brasil em cidades de todos os portes.

A alimentação saudável e diferenciada proposta pela franquia, por ser uma tendência forte do setor, é um impulso a mais para o sucesso do negócio.

Segundo o franqueado Bruno Alex, de Maringá, o potencial do produto e a fácil gestão que a marca oferece o incentiva a planejar a abertura de mais dois pontos na cidade.

7 → Kumon

Modelo de negócio: rede de franquias de educação para crianças que visa à autonomia nos estudos.

Vantagens do modelo:

  • Proposta de aprendizado diferenciado.
  • Modelo validado, presente em 49 países e com mais de 4 milhões de alunos.
  • Consolidada como a maior rede de franquia de educação do país.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: o mercado de serviços educacionais teve uma alta de 8,7% no primeiro semestre de 2019 e tende a continuar crescendo.

O aumento da procura por estes serviços e as mudanças na forma como a sociedade consome conteúdos educativos são fatores que demonstram que levar uma franquia do tipo para cidades pequenas e com pouca oferta pode ser acertada.

Por ser uma rede já consolidada, ela consegue dar um suporte sólido para os seus franqueados, como conta Ellen Batista, franqueada desde 2015. O suporte desde o início, a elaboração de um plano de negócios e as projeções para o negócio deram a segurança que ela precisava para implementar a franquia.

8 → Dr Faz Tudo

Modelo de negócio: franquia de reparos e reformas.

Vantagens do modelo:

  • Abrange todos os serviços realizáveis em um imóvel, para mantê-lo ou reformá-lo.
  • Atrai o cliente pela facilidade de ter todos os serviços dos quais precisa em um lugar só.
  • Tem planos de atendimento residencial e comercial.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: é um serviço necessário em todos os lugares, independentemente do porte da cidade.

A concentração de diversas soluções em uma mesma empresa é um grande atrativo, já que todos os problemas do imóvel podem ser resolvidos sem o desgaste da busca e contratação de vários profissionais.

Por sentir essa necessidade tanto no mercado residencial quando empresarial, o franqueado Paulo Almeida investiu na unidade de Madalena/Recife. Como gestor de empresas, ele conta que sentia dificuldade justamente de conseguir profissionais que oferecessem um serviço de qualidade, o que despertou o interesse pela franquia.

9 → Home Angels

Modelo de negócio: franquia de cuidadores de pessoas adaptado às necessidades da população da terceira idade, de pessoas em recuperação cirúrgica, com necessidades especiais e mães-novas.

Vantagens do modelo:

  • Maior franquia de cuidadores de idosos da América Latina.
  • Modelo validado, com mais de 160 unidades em todo o Brasil.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: a população brasileira está envelhecendo e carece de cuidado especializado.

Nas cidades pequenas, a oferta é menor, enquanto a demanda não para de crescer. Segundo a franqueada Cleide Nara Piazza, o suporte da franquia possibilita que pessoas que nunca foram empreendedoras alcancem o sucesso e, consequentemente, abre um leque de emprego expansivo neste universo de mercado.

10 → The kids club

Modelo de negócio: franquia de ensino de inglês para crianças de 2 a 11 anos

Vantagens do modelo:

  • Baixo investimento inicial.
  • Modelo home-based ou com sede própria.
  • Trabalha com metodologia internacional e tem foco no ensino infantil.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: como já dissemos anteriormente, o mercado de serviços educacionais não vai parar de crescer tão cedo.

O mesmo vale para o ensino de idiomas que, devido a competitividade no mercado de trabalho, deve ser cada vez mais buscado. Segundo a franqueada Luana Oliveira da unidade de Cabo Frio, o que despertou o seu interesse foi a flexibilidade do formato da franquia.

Ela conta que, depois de feito o investimento, o franqueado pode adaptá-la para a realidade da sua cidade.

11 → Delícia de Bolos Caseiros

Modelo de negócio: franquia de confecção e comercialização de bolos caseiros artesanais.

Vantagens do modelo:

  • Baixo investimento inicial e com retorno rápido.
  • Operação simples.
  • Produto com ampla aceitação e custo competitivo.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: os produtos artesanais são tendência entre quem busca a “alimentação como experiência”. Com um resultado diferenciado e sabor único, eles conquistam consumidores cada vez mais fieis.

Um dos benefícios da franquia para as cidades pequenas, além de possuir uma das menores taxas do mercado, é que o franqueado estará à frente de um negócio simples, rentável e que pode ser desenvolvido no âmbito familiar.

12 → Vazoli

Modelo de negócio: franquia de crédito.

Vantagens do modelo:

  • Os serviços são provenientes de bancos parceiros, o que elimina os riscos para a unidade em caso haja inadimplência.
  • Alta margem de rentabilidade.
  • Modelo de negócio enxuto, descomplicado e de baixo custo.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: a situação econômica do país, que contribui para que as pessoas busquem soluções financeiras, aumenta muito o potencial de venda das soluções da franquia.

Além disso, para o franqueado Silvio, de Jundiaí, “a franqueadora se destaca no suporte técnico e nas partes de produtos e processos, pois faz cada uma das unidades se destacar em sua região.”

13 → Sigbol Fashion

Modelo de negócio: rede de franquias de cursos profissionalizantes focada em moda

Vantagens do modelo:

  • Possibilidade de realizar matrículas o ano todo.
  • Baixo investimento inicial.
  • Não é preciso contratar funcionários.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: o segmento da moda corresponde a quase 20% dos empregos de todo o país, sendo o 2º maior empregador.

A franquia vai ao encontro do desejo e da necessidade da população economicamente ativa brasileira de buscar qualificação profissional para conquistar melhores oportunidades de trabalho.

Em uma época em que o desemprego é uma preocupação de muitos brasileiros, soluções de capacitação de profissionais são sempre muito bem-vindas.

14 → Via Certa

Modelo de negócio: rede de franquias de educação profissionalizante

Vantagens do modelo:

  • Em 2019 a rede teve um crescimento de 62%.
  • Mais de 20 anos de experiência no setor.
  • Baixo valor de investimento e montagem.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: segundo a franquia, atualmente metade das vagas disponíveis no mercado de trabalho não são preenchidas, pois os candidatos não possuem os pré-requisitos mínimos necessários exigidos pelas empresas.

A partir dos cursos oferecidos, os alunos recebem a qualificação necessária para ingressarem no mercado de trabalho – ou mesmo para conquistarem uma promoção.

Assim como no tópico anterior, a preocupação com o desemprego coloca o setor de educação como uma grande aposta para cidades de todos os tamanhos.

15 → Casa do Construtor

Modelo de negócio: rede de aluguel de equipamentos de pequeno porte que atua nos mercados de construção civil, limpeza e jardinagem.

Vantagens do modelo:

  • Investimento compatível com o retorno.
  • Operação simplificada pelos nossos processos de gestão.
  • Proposta de valor adequada à realidade do mercado.
  • Conceito inovador no varejo brasileiro com marca registrada e reconhecida.

Por que tem dado certo em cidades pequenas: a possibilidade de usufruir de um produto sem precisar comprá-lo tem chamado a atenção dos consumidores.

O modelo de economia compartilhada foi apontado como uma tendência para 2020 e cresce de maneira expressiva em períodos de crise econômica, e soluções como o aluguel de produtos são cada vez mais bem aceitas em cidades de interior.

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