O que é e como funciona uma franquia de delivery

O que é e como funciona uma franquia de delivery

Franquia de delivery, assim como uma franquia tradicional, é uma empresa que cede o direito de uso da sua marca a terceiros, com o objetivo de expandir o negócio, mediante remuneração.


Performando acima da média, o setor de franquias cresceu 7% no comparativo entre 2018 e de 2019, faturando cerca de R$ 180 bilhões.

De acordo com o presidente da ABF – Associação Brasileira de Franchising – , André Friedheim, a inovação é um dos fatores que marca o crescimento acelerado do setor.

“Temos marcas fortes, novos formatos que permitem que as empresas sejam mais eficientes na sua operação.”, relata.

E para entender, por que esse mercado, como um todo, é tão promissor e atrai milhares de empreendedores em todo o mundo, neste conteúdo, você vai ler:

MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → História das franquias
2 → Como funciona o franchising no Brasil
3 → Franquia de delivery: oportunidades de negócio com tecnologia e inovação

mercado de delivery - delivery much

1 → História das franquias 

Se você acredita (assim como eu acreditava) que o franchising é uma criação moderna, pós revolução industrial, a história está aí para esclarecer esse ponto.

O franchising foi criado na idade média, na França, ao a igreja católica e mais tardes monarcas cederem licenças ou franquias a senhores de terras, que por sua vez cobravam imposto ou taxas dos arrendatários.

Essa cessão deu origem ao termo franchise, em que o sufixo “fran” quer dizer concessão de privilégio ou autorização.

A partir deste contexto surgem as cidades francas, ou seja, localidades onde se oferecem regalias em troca de serviços.

Importante destacar que os royalties têm origem também nesse processo, pois para que as pessoas pudessem comercializar ou mesmo circular nestas cidades era necessário remunerar o senhor local.

Já o formato atual surgiu nos EUA em 1862, quando a I.M. Singer & Co., fábrica de máquinas de costura, iniciou um processo de cessão da marca e comercialização dos seus produtos a comerciantes independentes.  

Com o passar do tempo, empresas como a Coca-Cola aderiram ao sistema de franquias, com foco em expandir a marca e atingir novos mercados de forma mais rápida.

A consolidação do franchising como um modelo de negócio se dá no pós-guerra. Os militares voltavam do conflito sem experiência e sem emprego e a partir disso muitos resolveram abrir seus próprios negócios.

Na época, algumas oportunidades, como empresas de locação de veículos, limpeza de encanamentos e em 1955 o surgimento do McDonald’s, uma das maiores franquias do mundo, despontavam.

No Brasil, a expansão de franquias se iniciou com as escolas de inglês, grandes responsáveis pela democratização do franchising nos anos 60.

O movimento ganhou corpo no país e na década de 70, quando surgem marcas como: O Boticário, Água de Cheiro e Ellus.

A expansão e organização do franchising, durante a década de 70, foi impulsionada pelo surgimento dos primeiros shoppings no país e da chegada marcas internacionais, como o McDonald’s.

Dentro desse processo, na década de 1980, com a fundação da ABF, o mercado de franquias tem o boom nacional, consolidado na década de 90 com a criação da Lei de Franquias (Lei 8.955).

E a partir da profissionalização, legalização e consolidação do franchising, a década de 2000 e 2010 marcou o crescimento exponencial do setor, o surgimento de grandes marcas e segmentos e a incursão das primeiras franquias nacionais para fora do país, além da otimização dos processos e inovação.

Linha do tempo do mercado de franquias

 franquia de delivery

2 → Como funciona o franchising no Brasil

Desde 1994, todo o sistema de franquias no Brasil é ordenado pela Lei de Franquias.

Desde então, o setor cresce acima do mercado tradicional, fator relacionado ao franchising estar ligado a negócios já validados e com grande poder de atração de clientes.

Na prática, o funcionamento do franchising tem a seguinte lógica:

 franquia de delivery

Ou seja, para o empreendedor que aposta em uma franquia, além da facilidade de iniciar o negócio – que varia entre 45 dias a 1 ano -, com base nas diretrizes da Circular de Oferta de Franquia, o franqueado tem o direito de receber apoio da franqueadora, além de poder compartilhar experiências com toda a rede de franqueados.

Segundo Déborah Gouveia, franqueada Delivery Much, contar com o apoio da rede é um fator essencial para o sucesso de uma franquia, pois é possível entender o que funciona e o que não funciona no negócio.

“Além do respaldo da franquia, os outros franqueados ajudam muito, porque, muitas vezes, o que você está enfrentando, alguém já enfrentou, ou você pode ajudar alguém com as coisas que você passou. Então, o fato da gente ser uma rede ajuda muito, pois quanto melhor o resultado de todos, melhor para a rede, como um todo. ”, finaliza Déborah.

Delivery Much: Transformando Realidades no Interior do Brasil

3 → Franquia de delivery: oportunidades de negócio com tecnologia e inovação

Para quem quer apostar em uma franquia, há uma gama extensa de oportunidades nos mais variados setores, desde franquias tradicionais (lojas, supermercados, etc), de serviço, segurança, marketing, delivery etc.

Sendo o setor de delivery um dos mais promissores e inovadores do mercado de franquias. A vantagem do segmento está nas possibilidades que o abrangem. 

É possível atuar como franqueado apenas de marketplace, apenas de entregas ou em ambos os setores, além de da praticidade de se trabalhar de qualquer lugar, pois são franquias digitais.

Outro ponto que coloca o setor de delivery à frente dos outro negócios é a inovação tecnológica por trás do modelo.

Segundo a ABF, a tecnologia é o motor propulsor do setor, que fatura, em média R$ 11 bilhões ao ano.

Além disso, por uma necessidade social, o delivery se torna cada vez mais amplo e diverso, sendo possível atuar com delivery de comida – responsável por cerca de 90% do mercado no país -, ou delivery de tudo.

No mercado, a maioria das franquias de delivery estão ligadas a estabelecimentos comerciais, com atuação em capitais e regiões metropolitanas.

Porém há opções, como a Delivery Much, franquia 100% digital que oferece ao franqueado a possibilidade de atuar em cidades do interior, ainda carentes desta inovação.

Para analistas do mercado, a principal vantagem de investir no delivery é a lucratividade e no caso do interior a possibilidade de fundar um mercado ainda inexistente.

Henrique Krum, head de vendas da Delivery Much, argumenta que além dos ótimos ganhos ao franqueado, na rede são perceptíveis o aumento de renda e empregos provenientes do delivery.

De acordo com a média de retorno sobre investimento, da Delivery Much, uma franquia começa a dar lucro para o franqueado a partir do 8º mês.

Se comparado com franquias tradicionais, onde o período de retorno médio é de 18 meses, as franquias de delivery são uma ótima opção de empreendedorismo para quem pretende inovar, diversificar seus negócios ou mesmo começar a empreender.


Conheça mais sobre a Delivery Much e as possibilidades de empreendedorismo com a maior franquia de delivery do interior do país.

Delivery Much, o que é?
Delivery Much, como funciona
Delivery Much taxas
Delivery Much, perguntas e respostas
Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress