Delivery Much para restaurantes

Delivery Much para restaurantes: taxas, cadastro e boas práticas


Segundo a Abrasel, a tecnologia é algo essencial para potencializar as vendas e a renda de restaurantes. Entenda neste artigo como funciona o app Delivery Much para restaurantes.


Vivemos conectados. É comum vermos nas ruas, nas escolas, enfim, em qualquer lugar, pessoas ligadas aos seus celulares.

Algumas exageram, isso é fato, e há vários textos explicando as mazelas deste “vício”. Contudo, não podemos deixar de considerar as facilidades e soluções que estão a um toque. Facilidades econômicas, de comunicação e para pedirmos o que necessitamos, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Segundo estudo da Delivery Much, realizado com mais de 5 mil usuários, a comodidade (65%) em pedir a comida preferida, sem precisar falar com ninguém e sem correr riscos de erro no pedido ou com pagamento, é o principal motivador para os usuários utilizarem o aplicativo e não outros meios de delivery.

Por que peço via delivery?


Facilidade/comodidade
65%
Promoções48%
Diversidade de restaurantes37%
Cupons de desconto34%
Qualidade do app23%
Tempo de entrega15%
Atendimento11%
Exclusividade11%

Analisando os dados, aliados a uma cobertura de internet que atingiu 128 milhões de pessoas, ou 64% da população brasileira em 2019, a pergunta que deve ser feita a seu estabelecimento é: por que você não está em um app de delivery?

Caso você ainda tenha dúvidas sobre as vantagens de fazer parte de um app de delivery, neste conteúdo você vai ler:

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 – O que são e como funcionam apps de delivery?

2 – Quanto eu pago para estar em um app de delivery?

3 – Delivery Much para restaurantes: como funciona?

4 – Como cadastrar meu restaurante na Delivery Much?

5 – Boas práticas para vender mais no app

6 – Cases: restaurantes de sucesso no app da Delivery Much

1 –  O que são e como funcionam os apps de delivery?

Apps de delivery são aplicações que usuários – eu, você e também a pessoa que está ao seu lado, talvez, baixando um app – instalam em seus celulares para um determinado objetivo. No caso de um app de delivery, para pedir um produto.

Hoje temos inúmeros apps, basicamente, para tudo que precisamos em nosso dia a dia. Bancos, investimentos, jogos, estudos, saúde e delivery.

Especificamente falando em app de delivery, na maioria das vezes, ele funciona como marketplace. Ou seja, estes aplicativos de delivery oferecem ao usuário um cardápio de restaurantes, bares e lanchonetes que estão cadastrados no app.

Segundo Célio Salles, conselheiro da Abrasel, para os usuários os aplicativos são excelentes, pois além da praticidade e diversidade de restaurantes, entregam mais segurança na hora de efetuar e receber o pedido.  

Além disso, como abordamos acima, 64% da população brasileira possui acesso à internet, deste total, 94,6% acessam a internet pelo celular. Em outras palavras, estar em um app é estratégico, e as chances de atingir um número maior de clientes se potencializa além da sua região geográfica.

Como os brasileiros acessam a internet

Aparelhos As mulheres e jovens
estão mais conectados
Cobertura da internet por região
94,6% via celular
65,5% das mulheres têm acesso à internet 52,3% Norte
63,7% via computadores 63,8% dos homens têm acesso à internet 54,3% Nordeste
16,4% via tablets 85% dos acessos são de jovens (18 – 24 anos) Sudeste 72,3%
11,3% via smart TVs
25% dos acessos são de pessoas acima dos 60 anos Centro-Oeste 71,8%
Sul 67,9%

2 – Quanto eu pago para estar em um app de delivery?

Em média, para aderir a um app de delivery, o estabelecimento precisa pagar uma taxa administrativa, que serve para as plataformas manter o app e sistemas de recebimento de pedido em pleno funcionamento, além de aplicar melhorias ao aplicativo.

No caso da Delivery Much, a taxa média é de 12% sobre o valor do pedido.

3 – Delivery Much para restaurantes: como funciona?

Com cerca de 7 mil restaurantes parceiros, a Delivery Much proporciona novas formas de renda para os estabelecimentos cadastrados. O incremento de renda, em alguns casos, chega a 500%.

Para fazer parte da rede é bem simples. O restaurante precisa entrar em contato com a Delivery Much da cidade em que está localizado, ou acessar: a página de cadastro de restaurantes, possuir internet e um computador para receber os pedidos do delivery online.

Além disso, o restaurante precisa ter CNPJ para poder receber pagamento online (transações de crédito feitas pela internet). Caso não possua CNPJ, o contrato pode ser feito via CPF, porém sem a opção de pagamento online.

Ao aderir à Delivery Much, o restaurante é incluído no app da empresa e passa a figurar como opção para todos os usuários que possuam o aplicativo instalado naquela região.

4 – Como cadastrar meu restaurante na Delivery Much?

Após preencher o formulário no site de Cadastro de Restaurantes, o empreendedor da Delivery Much da cidade entrará em contato com o restaurante para finalizar o processo.

Este processo leva entre 3 e 5 dias após o fechamento de parceria. Após esse período, o restaurante entra na base da Delivery Much e já começa a receber pedidos.

Como responsabilidades o restaurante tem:

  1. pagamento mensal da comissão referente à venda no app;
  2. aceitar e entregar os pedidos, bem como estar online – com o software ativo – nos horários definidos para atendimento online;
  3. informar à Delivery Much quando houver mudanças de cardápio, para que este possa ser atualizado;

O restaurante não precisa se preocupar com:

  1. relacionamento com o usuário via app;
  2. tecnologia do aplicativo – a franqueadora tem a responsabilidade da manutenção e atualização do software para a melhor tecnologia disponível;
  3. cadastrar e atualizar o cardápio no app.

5 – Boas práticas para vender mais no app

Um dos pontos mais importantes na hora de pedir a comida é a imagem. Logo, a Delivery Much orienta, como boa prática, que todos os estabelecimentos cadastrados tenham fotos reais de todos os produtos comercializados.

Esse ponto não é obrigatório ou impeditivo para o cadastro e venda dos produtos. Contudo, a equipe de Franchisee Success aponta como boa prática.

Em parceria com a franquia local, o restaurante precisa pensar em ações de marketing. Combos e ofertas para atrair usuários.

Para campanhas de grande impacto, como Black Friday, Natal, Volta às Aulas, etc a franqueadora constrói campanhas que são replicadas para toda a rede. Basta a unidade franqueada aderir a ela.

Além disso, é preciso pensar em toda a experiência do usuário, de nada adianta, ele ter uma ótima experiência no aplicativo e receber um produto com problemas. Logo, pense em toda a cadeia de atendimento. Quer algumas dicas, acesse: Técnicas de atendimento ao cliente.

6 – Cases: restaurantes de sucesso no app da Delivery Much

Na rede Delivery Much, são vários os casos de restaurantes que aumentaram o número de pedidos ou de empreendedores que resolveram abrir um negócio após a chegada da Delivery à cidade.

Em Santa Maria, um destes estabelecimentos, com foco exclusivo em delivery, é a Seleta Pizza. Rodrigo Knierim, diretor do estabelecimento, conta que após aderir à Delivery Much (DM) houve um acréscimo de 40% no número de pedidos. “Com a entrada da DM, tivemos mais um canal de vendas que nos possibilitou diversificar o nosso público”, completa.

Gustavo Moraes, empreendedor Delivery Much em São Roque, conta que há na cidade dois casos emblemáticos.

O primeiro, um estabelecimento de comida japonesa que tinha baixo número de entregas e hoje é um dos principais parceiros da Delivery Much, com crescimento de pedidos mês a mês. Pratos da culinária japonesa figuram entre os 10 mais pedidos na cidade.

O segundo caso, é um restaurante focado em delivery, que teve incremento de 500% após aderir a Delivery Much.

“O estabelecimento, um trailer que estava aberto há cerca de 1 ano e meio, fazia poucas entregas. Muitas delas, o próprio dono fazia de carro. Havia pouco apelo comercial, mas o produto é muito bom e com o marketing do delivery ajudamos a dar vazão. Isto é, eles apareceram muito mais e pela qualidade do alimento fidelizaram clientes muito rápido.”, explica Moraes.

Os dois casos são emblemáticos pelo crescimento exponencial, porém o impacto do aplicativo na cidade foi regular. Em toda a cadeia de delivery. Moraes detalha que a demanda é percebida pelo crescimento no número de motoboys e entregas na cidade.

“É comum ouvir de motoboys que o aplicativo está gerando demanda e potencializando o mercado na cidade. Muitos locais tinham duas entregas por dia e passaram a ter 20, então antes eram dois motoboys jogando baralho e agora eles não param de entregar”, finaliza.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o modelo de negócio, baixe nossa Apresentação de Franquia ou cadastre seu restaurante.