saudabilidade, o que é

Saudabilidade: o que é e como funciona

Dentre as tendências de alimentação em 2020, a saudabilidade é critério decisivo de compra para muitos consumidores e leva indústria e varejo a reverem seu posicionamento no mercado.


Por muitos anos, as estrelas do segmento de alimentação foram os fast-foods. Alimentos altamente processados e calóricos, com altos níveis de gordura e sódio, eram consumidos indiscriminadamente. E ainda que essas redes mantenham uma clientela fiel, o comportamento do consumidor já não é mais o mesmo e devido à recente pandemia do coronavírus, irá mudar ainda mais. 

Isso é o que nos aponta o estudo Brasil Food Trends 2020, a Saudabilidade e o Bem-estar, em conjunto com a Sustentabilidade e a Ética, fazem parte de uma tendência forte entre os brasileiros.

Leitura complementar

Neste conteúdo vamos entender na prática: o que é saudabilidade, como ela impacta o seu negócio e quais caminhos você pode tomar para se adaptar a esse conceito.


MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → O que é saudabilidade
2 → A saudabilidade é apenas uma tendência?
3 → O impacto da saudabilidade no dia a dia
4 → Como a mudança de hábitos irá impactar seu negócio
5 → Que caminhos tomar para se adequar a este momento


1 → O que é saudabilidade

Saudabilidade se refere à mudança de hábitos alimentares mais qualidade de vida, mais saúde e um melhor funcionamento do organismo. O termo começou a ganhar espaço em decorrência dos elevados níveis de obesidade e de doenças relacionadas ao sedentarismo e aos maus hábitos. O aumento da expectativa de vida também contribui para propagar a ideia de investir em alternativas voltadas para o bem-estar.

Várias oportunidades de negócios surgiram dessa tendência, em especial para o setor de alimentação. Alimentos funcionais, produtos voltados para dietas e controle do peso, produtos naturais e orgânicos não apenas ganham espaço nas gôndolas de supermercado como também movimentam empreendimentos exclusivamente voltados para eles.

2 → A saudabilidade é apenas uma tendência?

Até pouco tempo, a consciência sobre a necessidade de cuidar da saúde era restrita somente a alguns nichos. Na última década, no entanto, foi notável o avanço dessa tendência por todo o país.

O comportamento do consumidor brasileiro em relação à alimentação mudou, e a busca por alternativas saudáveis e por produtos com certificação de origem e qualidade garantidas ganhou força. Aos poucos, o que antes era apenas uma tendência passou a ser concretizada como um hábito.

Mesmo com esse avanço, o mercado de saudabilidade no Brasil está longe da saturação: ainda há muito espaço para crescer, e quem souber plantar esse conceito agora, vai colher os frutos mais tarde.

3 → O impacto da saudabilidade no dia a dia

A mudança dos hábitos de consumo impacta diretamente no comportamento de compra dos brasileiros.

  • Os clientes passam a se basear em mais critérios para realizar suas decisões de compra. Quando antes apenas o preço ou a marca eram fatores decisivos, agora a saúde e o bem-estar também vão para a balança.
  • Hoje o consumidor exige saber mais sobre o que está consumindo. É dever do produtor do alimento (seja uma indústria, um pequeno produtor ou um restaurante) disponibilizar informações sobre a qualidade, a origem e os benefícios funcionais do alimento
  • Consumidores que buscam por alimentos saudáveis também optam por realizarem suas compras com mais frequência e em menores quantidades por vez. Como há preferência por alimentos com o mínimo de processamento e uso de conservantes, o aumento da frequência é visto como uma alternativa para garantir produtos sempre frescos.
  • O ticket médio entre consumidores que optam por um estilo de vida mais saudável também tendem a ser mais altos.
  • Ainda que a saudabilidade seja o ponto principal, conveniência também é um atributo valorizado por esse perfil de consumidor.

4 → Como a mudança de hábitos irá impactar seu negócio

Para quem já trabalha com negócios focados em alimentação saudável, a resposta tende a ser cada vez mais positiva. Os clientes que consomem esse tipo de produto costumam ser fiéis e dispostos a investir financeiramente no seu bem-estar. 

Mas e para quem não trabalha com esse nicho, a mudança de hábitos do consumidor gera algum impacto no negócio?

Se esse é o seu caso, talvez você pense “eu não tenho a intenção de modificar o meu negócio para servir alimentos saudáveis, então essa tendência não vai me impactar”. Nesse caso, é preciso avaliar mais a fundo o conceito de saudabilidade. Ele não se restringe apenas ao valor nutricional de um produto. Ele leva em conta um conjuntos de hábitos saudáveis, o comprometimento e o investimento de uma marca na entrega de qualidade, sustentabilidade e ética em uma cadeia de produção responsável.

Além disso, não é preciso modificar completamente um negócio já existente para seguir uma tendência. Se você já possui um restaurante, por exemplo, pode incluir no seu cardápio opções diferenciadas (com menor porcentagem de sódio e açúcares ou ingredientes de origem animal, por exemplo) levando em conta um nicho específico. 

O fato é: os consumidores estão mais exigentes e seletivos, e o que não faltam são opções de negócios que supram essas necessidades. Quem quiser crescer neste mercado competitivo, não pode ignorar as demandas do consumidor.

5 → Que caminhos tomar para se adequar a este momento

Confira alguns pontos importantes para quem deseja adequar o seu negócio.

  1. Busque referências no mercado e veja como essas empresas implementam ações e produtos.
  2. Se você ainda não traçou um perfil do seu público-alvo, a hora é agora. O comportamento dos seus clientes atuais e daqueles que você deseja conquistar será importante para direcionar as suas estratégias.
  3. Não deixe de comunicar as mudanças que implementar no seu negócio e os motivos que levaram a essa renovação. Demonstre o valor e os benefícios intrínsecos ao consumo dos alimentos que você oferece. Lembre-se que a transparência é decisiva para aproximar seus clientes do seu negócio. 
  4. Trabalhe para fortalecer o seu mercado e mostre para os clientes que você sabe sobre o que está falando. Para isso, invista em campanhas de marketing que fortaleçam o conceito de saudabilidade.
  5. Dependendo do reposicionamento que você pretende fazer, talvez seja necessário reavaliar os fornecedores com os quais trabalha e buscar novas parcerias que estejam alinhadas com seu novo propósito.
  6. Converse com seus clientes e não tenha medo de testar. Como já dissemos, não é preciso modificar completamente um negócio para oferecer novas opções no seu estabelecimento. Ofereça amostras dos produtos que quer testar e peça a opinião dos seus clientes sobre elas antes de dar o próximo passo.

Quer saber mais sobre os rumos da alimentação no Brasil para 2020? Confira um resumo completo sobre o estudo Brasil Food Trends 2020 no link abaixo:

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