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Ainda vale a pena investir no mercado de alimentação?

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Já vamos responder essa pergunta logo de cara. Sim, a alimentação é um dos ramos que devem ser considerados por quem deseja abrir um negócio. Só para você ter uma ideia do peso desse nicho na economia do país, vamos começar o artigo com alguns dados sobre ele.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), em seu balanço anual publicado em 2017, houve crescimento de 9,3% no setor composto por alimentos (81%) e bebidas (19%) entre 2015 e 2016. O estudo mostra, ainda, que a alimentação é o ramo de maior faturamento na indústria da transformação e o que mais emprega no meio industrial.

Já no varejo, os números também são positivos. Segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), nesta década, foram mais de R$ 170 bilhões movimentados anualmente em serviços alimentares.

Tais informações sugerem que entrar no mercado de alimentação pode ser vantajoso. E uma das principais opções para quem aposta no setor é o investimento em franquias.

Para você entender essa ligação, vamos falar sobre o impacto do franchising no consumo de alimentos no Brasil e mostrar tendências que explicam por que essa área segue promissora para novos negócios.

 

O franchising no mercado de alimentação brasileiro

A relação das franquias com o setor alimentício é de longa data no Brasil, e essa tradição de mercado se confirmou mais uma vez em 2018. Conforme dados da pesquisa ABF Food Service deste ano, divulgada recentemente em junho, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de alimentação é o que tem maior peso, individualmente, entre as franquias.

Do faturamento bruto desse nicho de negócios, de R$ 163,319 bilhões, R$ 42,816 bilhões são provenientes de redes focadas em serviços de alimentação. E considerando as marcas, do total de 146.134 unidades de franquias, 31.710 são de food service.

Além de ser um campo de atuação empresarial testado e estável no Brasil, o franchising, agora, está absorvendo as mudanças de comportamento e de estilo de vida da sociedade. A intensidade do acesso à comunicação via redes vem transformando as rotinas das empresas, cada vez mais focadas em oferecer processos inovadores de relacionamento e atendimento ao cliente.

 

Os segmentos de alimentação que estão em alta

Tanto no universo das franquias quanto em outros formatos de empresas, algumas tendências de consumo de alimentos estão se consolidando de modo semelhante e indicando quais devem ser os próximos passos que os empreendedores podem tomar para ter sucesso no mercado de alimentação. Conheça três subnichos de negócios de comida em ascensão nos últimos tempos:

 

Delivery online

Pedir o prato favorito no conforto do sofá, sem nenhum esforço além de encontrar o restaurante no aplicativo. Receber a refeição em casa e pagar pela entrega rapidamente através de celular ou tablet. Ganhar possíveis descontos agregados a esse modo de pedir.

Esse pacote de vantagens é o que vem fazendo com que os serviços de delivery de comida via web estejam em alta no Brasil. Conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o faturamento originado em pedidos online é maior que 12% anualmente. Logo, quem está investindo nessa área tem um futuro promissor.

A Delivery Much é um exemplo de como isso vem funcionando. Através de unidades únicas em cada município em que é instalada, a franquia é como um portal que agrupa estabelecimentos de alimentação de determinada localidade e permite que os usuários façam solicitações de pratos e seus respectivos pagamentos, tudo online e rapidamente.

A estratégia faz com que a empresa, hoje, esteja em mais de 120 cidades, oferecendo novas possibilidades de interação entre food services e consumidores e abrindo portas para que empreendedores cresçam como franqueados.

 

Alimentação saudável

Esse segundo subnicho entrou com tudo em 2018 no país. Um recente estudo da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) revelou que 80% dos brasileiros buscam uma alimentação mais equilibrada.

Logo,o desejo de uma rotina alimentar melhor é uma das apostas que aquece o mercado de alimentação nesses últimos tempos. Por isso, muitas empresas já estão focando seus investimentos totalmente em produtos naturais, orgânicos e com redução de químicos.

E o franchising brasileiro está se beneficiando do fenômeno: existem opções bem bacanas para empreender, com propostas variadas de produtos e serviços.

 

Loja virtual

Como já vimos, a tecnologia está transformando as relações entre as pessoas e a comida. Os estabelecimentos fazem, cada vez mais, uso das tecnologias para aproximar o público e aumentar a sua visibilidade.

Nesse cenário, o e-commerce conquistou espaço, e esse modelo de compra e venda influenciou diretamente o setor de franchising. Hoje, existem diversas franquias baratas, tanto no setor de alimentação quanto em outros vários, que são estruturadas totalmente online, permitindo ao empreendedor rentabilidade e o conforto de trabalhar de casa.

Viu como o mercado de alimentação brasileiro está favorável a investimentos? Além disso, você também entendeu como as franquias estão se transformando recentemente.

Agora, além de conhecer as tendências, é importante estar preparado para encarar a missão, e isso vai depender do seu preparo. Então, que tal aprender mais sobre isso? Leia já o post “Como analisar o mercado antes de investir em uma franquia?