Franquias 2019: Conheça tendências do setor para o próximo ano

franquias-2019

Ano novo, vida nova? Se você quer levar a risca o ditado, conheça no artigo 4 oportunidades de começar 2019 empreendendo gastando pouco!
Se você está focado em começar um novo negócio, é indispensável analisar o investimento em franquias para 2019, pois as redes estão crescendo na economia brasileira.

Só para ter uma ideia, em 2017, o faturamento anual do franchising brasileiro foi de R$ 163 bilhões, 8% a mais que 2016. E no fim do 3º trimestre de 2018, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou que o setor cresceu 6,3% em relação ao mesmo período de 2017, faturando R$ 44 bilhões.

O setor aquecido é um convite atrativo para empreender. Assim que bater o martelo na decisão por comprar uma franquia, seu primeiro desafio será escolher a franqueadora certa. Por isso, é importante entender as tendências para o setor neste ano.

Os sinais do que vai movimentar o mercado em 2019 foram lançados na ABF Franchising Expo 2018. E para você identificar oportunidades, vamos mostrar algumas áreas de franquias que se destacaram na feira e prometem boas vendas neste ano. Confira!

1 – Quiosques
2 – Alimentação Saudável
3 – Microfranquias
4 – Tecnologia

Quiosques

Se você observou os shoppings e os centros comerciais da sua região, principalmente se mora em cidades médias e grandes, com certeza percebeu que os quiosques ganharam espaço em 2018.

Outros pontos de grande circulação, como aeroportos, supermercados e terminais de transporte também vêm abraçando esse formato diferenciado de rede de franquias, que está em crescimento há alguns anos.

Franquias de vários produtos – cafés; cosméticos; chocolates; acessórios; perfumes; corretoras de seguros; produtos e serviços e utensílios; por exemplo — estão investindo em lojas mais robustas, em formato de ilha, fazendo das gôndolas e dos balcões as próprias vitrines. E também há muitas marcas que oferecem serviços nesse formato, como assistência técnica, design de sobrancelhas e spa, satisfazendo consumidores que precisam de atendimento express.

Esse modelo de franquias teve presença marcante na ABF Expo, portanto, para 2019, os quiosques se mostram promissores. E a boa notícia é que, para você que está começando a empreender, essa é uma opção de baixo risco.

Os quiosques têm estrutura bem mais barata que a de uma loja convencional e, por isso, o investimento para a aquisição da franquia é mais acessível. Logo, você pode começar com pouco dinheiro e ainda perceber um retorno rápido sobre o valor aplicado.

Alimentação saudável

Os brasileiros estão cada vez mais cuidando da alimentação. Prova disso é a expectativa de que, no país, os produtos saudáveis apresentem crescimento de 4,4% ao ano até 2021. Dado que ilustra algo já vivenciado há alguns anos: muitas pessoas estão buscando alimentos que garantam mais bem-estar e qualidade de vida.

Para o setor de franquias, esse direcionamento tem aparecido como uma boa oportunidade de negócios. Na ABF Expo, o segmento de alimentação saudável “bombou”, com várias marcas expositoras. O leque de produtos dessa área é amplo, e as empresas vêm aproveitando cada vez mais a segmentação de público para trazer inovações.

Veja alguns exemplos de modelos de negócio que já existentes nesse setor:

  • empórios de produtos naturais e orgânicos;
  • quiosques de açaí;
  • fast-food de saladas, lanches e pratos feitos;
  • lojas de produtos vegetarianos e veganos;
  • redes de sucos e vitaminas.

Essa força foi sentida, inclusive, não só pelas marcas já fortes do mercado que tiveram espaço na feira, como também por franqueadoras estreantes. A Saladices, focada em ingredientes orgânicos e funcionais, foi inaugurada neste ano, em Santa Catarina, e já conta com 7 lojas no estado.

Para você que está começando a empreender, além da movimentação do setor ser positiva, outro ponto interessante é que existem várias marcas que oferecem investimento inicial acessível. Muitas, inclusive, trabalham com o formato de quiosque, logo, se escolher o segmento de alimentação saudável, você pode abrir uma só loja e, ao mesmo tempo, investir em duas fortes tendências de franquias para 2019.

Microfranquias

As franquias dessa categoria também foram destacadas na ABF Expo. Pela primeira vez, as microfranquias (ou franquias baratas) receberam um pavilhão exclusivo na feira, que juntou uma série de negócios com investimento máximo de R$ 90 mil.

Esse formato do franchising é muito atrativo para os empreendedores iniciantes. Custo de aquisição baixo e flexibilidade estão entre os principais atrativos. E, ainda, há marcas que possibilitam o trabalho home office, não exigindo loja física.

Facilidades como essas estimulam muitos empreendedores, especialmente os jovens, a perder o medo de sair do emprego e até mesmo ajudam aqueles que procuram alternativas para melhorar a renda.

A tecnologia é uma grande aliada das microfranquias, que se destacam principalmente na prestação de serviços. Essas redes passam por negócios educacionais e de intercâmbio, agências de marketing, consultorias variadas, delivery online e assessorias de crédito — só para dar alguns exemplos. E também existem marcas de produtos, como a Nutty Bavarian, que oferece a opção de quiosque, a qual, como já vimos, é bem mais barata.

Tecnologia

É inegável o quanto os avanços tecnológicos estão presentes na atualidade. Inclusive, a tecnologia é cada vez mais impactante no universo das franquias. Um dos motivos da área ser destaque na ABF Expo. Além de as inovações trazerem valor aos clientes, podem melhorar significativamente a relação entre franqueadores e franqueados.

Dentre vários setores que crescem com a tecnologia, o mercado de alimentação desponta. Segundo dados do Ibope, 56% dos brasileiros fazem pedidos por delivery e também 54,4% dos serviços de alimentação trabalham com ao menos um tipo de delivery online.

A Delivery Much desponta nesse setor e conta com mais de 3 milhões de usuários cadastrados no seu aplicativo, está presente em mais de 320 cidades, em 20 estados brasileiros. A empresa aproxima serviços de alimentação e consumidores, através de um aplicativo de delivery online, específicos para cada cidade com sede da franquia.

Para os franqueados, uma das principais vantagens dessa combinação entre tecnologia e alimentação é o modelo home based. Ou seja, é possível garantir independência e retorno financeiro com uma rotina de trabalho flexível e que envolve menos riscos e despesas. Além disso, a Delivery Much oferece como diferencial o ótimo custo-benefício: o custo total de investimento varia de R$ 8 mil a R$ 18 mil apenas.

Você descobriu, neste post, algumas das principais tendências de franquias para 2019. Para escolher a franqueadora certa, analise se o perfil da marca combina com o seu e não deixe de tirar todas as suas dúvidas com a empresa antes de fechar o contrato.

Que tal já conhecer uma boa oportunidade para ser franqueado? Solicite a apresentação da Delivery Much!

Empreender no interior

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress