microfranquias-home-office

4 tipos de microfranquias home office para começar a empreender

Ter horários mais flexíveis, ser livre para se autogerir, fazer a própria agenda, ter mais qualidade de vida de modo geral. Considerando as rotinas corridas que muitos de nós levamos, todos esses aspectos parecem sonhos distantes, não é mesmo? Mas saiba que essa é a realidade de várias pessoas que decidem trabalhar em casa.

O formato home office está em crescimento e vem transformando o modo como muitos profissionais organizam suas carreiras ao redor do mundo. No Brasil, já existe uma legislação, sancionada em 2016, que permite aos microempreendedores individuais (MEIs) usarem o endereço residencial como espaço formal do próprio negócio.

Dentre as diversas opções para investir no sistema, que também é chamado de home based, estão as microfranquias. Mais baratas e com infraestrutura menos complexa, essas franquias menores permitem que a gerência do empreendimento seja feita direto do lar, uma oportunidade boa para quem ambiciona esse estilo de vida, mas não sabe por onde começar.

A seguir, vamos falar sobre 4 ideias de microfranquias home office que estão ganhando espaço. Confira!

 

  1. Alimentação

Um setor bastante interessante para investimentos é o de alimentação. A demanda por bebidas e comidas mexe com desejos e necessidades diárias das pessoas, e esse tipo de apelo faz com que sempre haja público para quem entra nesse setor.

E um nicho que vem crescendo é o de delivery online. Os sistemas desse tipo agrupam vários serviços de alimentação em um mesmo local, funcionando como um portal de busca para os usuários. Além disso, favorecem que os negócios de uma região tenham um modo acessível de divulgação.

A facilidade dessas plataformas vai ao encontro da busca de diversos consumidores, já que os hábitos alimentares se transformaram nos últimos tempos. Aqueles que não cozinham em casa, devido à falta de tempo, pessoas que simplesmente adoram entregas, em razão da comodidade, e quem não gosta de sair de casa para nada se beneficiam totalmente desse tipo de solução.

 

  1. Contabilidade

É a partir de uma contabilidade adequada que uma empresa pode reconhecer valores de despesas, receitas, ativos e passivos e também entender como vão os lucros e a rentabilidade operacional. Logo, não é algo trivial ou opcional, mas, sim, um serviço que precisa de manutenção periódica e que afeta diretamente as decisões da empresa.

Em meio a um cenário de forte presença de MEIs e micro e pequenas empresas, como o mercado brasileiro, a demanda por esses serviços é indiscutível. Empresários pequenos, assim como os de maior porte, necessitam de auxílio contábil, porém, nem sempre podem arcar com os altos custos de escritórios.

E para que os serviços dessa área sejam adequados ao público-alvo, oferecer um modelo de negócio que atue na gestão de equipes que prestam assessoria financeira pode ser um diferencial bem interessante.

 

  1. Limpeza doméstica

Nem todo mundo gosta de fazer serviços do lar. E também há muita gente que não tem tempo para isso. Independentemente do motivo que leva as pessoas a contratarem serviços desse tipo, há um grande espaço no mercado para quem trabalha com faxina, cozinha, limpeza de roupas e manutenção residencial.

Porém, nem sempre é fácil encontrar profissionais e também não é simples para os trabalhadores acharem oportunidades atrativas. E esse problema pode ser sanado, por exemplo, a partir de uma microfranquia com sistema que disponibilize informações de variadas pessoas que ofereçam os serviços.

Desse modo, os usuários terão onde buscar referências e poderão ajudar amigos e conhecidos indicando aqueles profissionais que já os auxiliaram alguma vez.

 

  1. Tutoria a distância

Cada vez mais, as pessoas têm buscado qualificações. Porém, a disponibilidade de tempo e recursos para se envolver em cursos e especializações não é algo que todos conseguem garantir. E é nesse contexto que a revolução digital tem desempenhado um papel bem importante.

As plataformas online de ensino estão permitindo que um grande público tenha acesso a conteúdos interessantes e de qualidade e, principalmente, a tutores com experiência em diversas áreas profissionais e intelectuais. A busca por aprender um novo idioma está entre as demandas que mais se destacam nesse sentido, em vista da importância da qualificação para oportunidades de emprego e processos seletivos de estudo.

Esse contexto favorece as microfranquias que cadastram profissionais de todo o país para atenderem clientes que demandam tais serviços. A principal função desse tipo de empresa é fazer o gerenciamento das buscas e organizar, com os tutores cadastrados, agendas para o atendimento online.

Como você viu, os 4 exemplos de setores de microfranquias home office que mostramos aqui tem grande relação com a gestão de processos. A premissa da maioria das franquias menores é oferecer serviços baseados em tecnologia, permitindo ao empreendedor conduzir operações que não exijam sua presença física, mas que entreguem um grande valor aos clientes.

Agora, aproveite a visita e aprimore seus conhecimentos. Leia o nosso post “Conheça os 4 pilares da gestão da inovação das empresas” para entender como tocar um negócio bem-sucedido!