4 passos para trazer a agilidade no atendimento do cliente

Quando uma empresa cumpre o que promete, sua capacidade de fidelizar e atrair novos compradores para seus produtos e serviços é muito maior. Por isso, os investimentos em qualidade e agilidade no atendimento do cliente estão entre os mais importantes. Esses elementos ajudam a ganhar a confiança dos consumidores, melhoram a imagem da sua marca e ainda reduzem custos.

Nosso objetivo neste post é mostrar diversas formas de aperfeiçoar os procedimentos da sua empresa. São métodos capazes de tornar o atendimento cada vez mais rápido e aumentar a produtividade sem abrir mão de altos índices de qualidade. Confira!

1. Utilize a gestão de processos

Muitas empresas ainda adotam modelos de gestão verticalizados, nos quais os departamentos têm dificuldades de comunicação e a tomada de decisão é mais lenta. Nessas condições, fica muito mais difícil implementar mudanças para agilizar o atendimento. Para superar esse tipo de obstáculo, é necessário adotar o modelo de gestão de processos.

O foco é fazer com que todos os setores tenham mais clareza sobre as etapas da produção de um produto ou serviço. A comunicação deve incluir todos os departamentos, facilitando a identificação e correção de gargalos. Evidentemente, a gestão de processos precisa ocorrer em ciclos contínuos e buscar métodos cada vez mais eficazes.

2. Ouça o feedback dos clientes

Lidar com reclamações não é uma tarefa fácil, mas pode render informações importantíssimas para aprimorar os processos da empresa. É fundamental aprender a ouvir os feedbacks com paciência e utilizá-los como combustível para promover melhorias.

Mostrar-se receptivo às sugestões e críticas também tende a fazer com que o relacionamento com o consumidor seja mais saudável e duradouro. O cliente costuma ficar mais satisfeito quando percebe que há um interesse real da empresa em saber sua opinião e melhorar o atendimento.

3. Prepare sua equipe

Para que os novos processos de atendimento tenham sucesso, sua equipe deve estar bem treinada. Dar boas-vindas e chamar o cliente pelo nome são atitudes simples que podem melhorar a percepção dos clientes sobre o atendimento e até aumentar a tolerância caso seja necessário aguardar em uma fila, por exemplo.

Também é necessário que seu time esteja apto a operar as ferramentas de trabalho com precisão e saiba lidar adequadamente com reclamações. Ter processos bem definidos para solucionar as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos clientes ajudará a oferecer respostas mais rápidas e efetivas.

4. Invista em tecnologia

Todos os itens citados anteriormente oferecerão resultados melhores com a aplicação da tecnologia. Adote sistemas informatizados capazes de interligar todas as áreas, armazenando e transmitindo informações com rapidez e segurança.

Ferramentas para cadastro de produtos, controle de estoque e armazenamento de dados de clientes, por exemplo, abrem uma série de possibilidades para agilizar os processos de atendimento. Além de deixar os clientes mais satisfeitos, os softwares têm potencial para reduzir custos, porque diminuem a possibilidade de erros e fornecem dados para gerenciar melhor o negócio.

Um grande exemplo do uso da tecnologia para ganhar agilidade no atendimento do cliente é o delivery online. Continue conosco para saber como esse serviço funciona e conhecer suas vantagens.