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10 dicas de marketing digital para restaurantes

10 dicas de marketing para aumentar o faturamento do seu restaurante

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Quer aumentar a receita do seu restaurante? Confira 10 dicas de marketing digital para começar a colocar em prática ainda hoje


Se você acompanha o nosso blog, já conhece o conceito de marketing digital e entende por que ele é essencial para o seu negócio, e não pode ser negligenciado. E, se trabalha no setor de alimentação, sabe como ninguém a importância de garantir sua fatia do mercado

Não existe uma receita pronta, mas alguns ingredientes são indispensáveis para garantir que o seu negócio seja um sucesso. Além de apostar em dicas para aproximar o seu público e melhorar o desempenho das vendas, é necessário trabalho, estudo e dedicação para investir nas estratégias certas.

Mas qual é o melhor caminho para aumentar o faturamento do seu negócio? Selecionamos abaixo 10 estratégias para inspirar você a investir em marketing digital. Confira:

1. Saiba quais são os canais mais poderosos para o seu negócio.

2. Tenha um site atualizado e responsivo para o seu restaurante

3. Invista em chatbots

4. Produza bons conteúdo

5. Faça vídeos

6. Influenciadores de comida/ Food bloggers

7. Fique atento às avaliações do seu negócio online.

8. Tenha programas de fidelidade.

9. Faça promoções.

10. Integre o seu restaurante a plataformas de delivery online de comida.


1. Saiba quais são os canais mais poderosos para o seu negócio.

Este deve ser o seu ponto de partida. Sua compreensão deve ir além da mecânica do canal: é preciso saber onde os seus clientes estão, como eles interagem com as marcas e o que chama a sua atenção. Com este conhecimento em mãos você conseguirá economizar tempo, esforços e investimentos em canais que não trarão retorno ou que não fazem sentido para o seu nicho. Saiba mais sobre redes sociais para restaurantes aqui.


2. Tenha um site atualizado e responsivo para o seu restaurante

No ramo da alimentação, já se foi o tempo em que possuir um site podia ser considerado um diferencial. Atualmente, além das informações básicas do restaurante, é possível inferir muito da qualidade do estabelecimento pela forma como ele se posiciona online. Se o site é mal planejado, mal organizado, não passa por atualizações nem transmite o esforço para encantar o cliente, será que vale mesmo a pena dar uma chance ao restaurante?

Além disso, a plataforma deve ser 100% responsiva (ou seja, que se adapta a tela de celulares), já que o celular já se tornou a principal forma de acesso à internet no Brasil segundo pesquisa produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br).


3. Invista em Chatbots

Você provavelmente já interage com muitos deles diariamente, mesmo que não se dê por conta. Os chatbots são softwares que atuam como assistentes virtuais e se comunicam com os usuários para lhes dar assistência durante a navegação. Eles permitem uma experiência mais personalizada e, quando seu uso é pensado estrategicamente, podem fornecer um grande diferencial na busca e retenção de clientes.


4. Produza bons conteúdos

O marketing de conteúdo continua sendo um componente essencial do marketing digital, assim como a qualidade do que é produzido e divulgado. Aposte em conteúdos originais e específicos para o seu nicho de mercado. Além de afirmar sua autoridade, bons conteúdos ajudam seus canais a terem um melhor posicionamento em mecanismos de busca. Confira aqui algumas noções iniciais sobre como aumentar suas conversões a partir da otimização do seu site.


5. Faça vídeos

Criar e compartilhar vídeos nunca foi tão fácil. E o consumo deste tipo de conteúdo vem crescendo a cada ano: no Brasil, o aumento foi de 135% nos últimos 4 anos. Se o seu restaurante ainda não está tirando proveito disso, é hora de colocar esta estratégia em prática. Para o segmento, os vídeos de bastidores que retratem o dia a dia do estabelecimento e o preparo dos pratos são uma aposta certeira para estreitar o relacionamento dos clientes com a marca. Quanto mais amamos um assunto, mais conteúdo gostamos de consumir sobre ele. Aproveite a oportunidade para expor princípios e valores que constituem a marca e a fazem ser única. Os lançamentos ao vivo também são um ótimo recurso para medir o interesse dos consumidores por determinado assunto e para convidá-los a interagir. Para aumentar o alcance deste tipo de estratégia, vale buscar parcerias com influenciadores digitais (leia mais a seguir).


6. Influenciadores de comida/ Food bloggers

Os influenciadores digitais são usuários de mídias sociais que adquiriram credibilidade em uma indústria específica – no caso do setor de alimentação, eles são conhecidos como food bloggers. Eles possuem muitos seguidores, um alcance expressivo de seus conteúdos publicados e um grande poder de persuasão sobre sua audiência. Em uma sociedade onde temos cada vez mais opções de produtos e serviços, boa parte dos consumidores acaba recorrendo às sugestões dos influenciadores digitais para a tomada de decisões.

Se você planeja lançar um prato novo, quer aumentar o movimento em seu restaurante, deseja atingir um público específico ou mesmo dar o pontapé inicial do seu negócio em mídias sociais, pode ser o momento certo para chamar um influenciador para visitar o seu estabelecimento.


7. Fique atento às avaliações online do seu negócio.

A busca por recomendações online de produtos e serviços já faz parte da realidade de muitos consumidores. Por isso, não deixe de acompanhar o que seus clientes falam sobre o seu estabelecimento na web. Isso pode impactar diretamente na forma como as pessoas percebem a sua marca e influenciar a decisão delas sobre escolher ou não o seu restaurante. Responda todos os comentários e não meça esforços para transformar as avaliações negativas em positivas.


8. Tenha programas de fidelidade.

Esta é uma estratégia antiga e muito eficaz no ambiente offline para quem deseja recompensar seus clientes mais fiéis. Além disso, é uma ótima alternativa para movimentar seu restaurante em períodos de baixa. Leve esta estratégia para o ambiente digital através de programas de membros, cupons online e programas de pontos. Aproveite para incentivar seus clientes a avaliarem o seu restaurante.


9. Faça promoções.

Promoções são sempre um meio de atrair novos clientes e aumentar as vendas em um determinado período. Invista em promoções online que, além de possuírem um grande alcance e baixo custo, ajudam a movimentar as mídias sociais e reforçar o relacionamento com os atuais clientes.


10. Integre o seu restaurante a plataformas de delivery online de comida.

Um meio altamente eficaz para atender sua clientela online, mesmo sem possuir um site ou um serviço de e-commerce para restaurantes, é integrar o seu estabelecimento a aplicativos e sites de delivery online de comida. Além de serem responsáveis pela logística de entrega, estas plataformas ajudam a trazer mais visibilidade para o seu negócio.

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