O mercado alimentício é um dos mais tradicionais, mas nem por isso deixa de se reinventar e acrescentar diversas novidades para um público cada vez mais exigente. Dessa forma, é preciso estar sempre atento às novidades para empreender de forma competitiva e se destacar das mais diversas marcas e empreendimentos que atuam no país.
Nessa perspectiva, listamos 3 tendências do mercado de alimentação para você ficar de olho no ano de 2018. Confira a leitura do post até o final para não perder nenhuma informação!
1. Saudabilidade
Por muitos anos o mercado de alimentação foi sinônimo das redes de fast-food, que vendem produtos bastante calóricos e gordurosos. Entretanto, já existem diversas redes em que o diferencial competitivo do negócio são os alimentos saudáveis. Existem, também, restaurantes especializados na venda de saladas e produtos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos no processo de produção.
Além disso, o relacionamento e a transparência com os clientes são outros diferenciais desses estabelecimentos, pois eles prezam pela fidelização de seus consumidores. Para que isso aconteça não é suficiente ofertar apenas produtos de qualidade, é preciso demonstrar esse valor e os benefícios intrínsecos ao consumo desses alimentos.
2. Praticidade
A rotina das pessoas na grande maioria das cidades é bastante agitada, o que gera pouco tempo para preparar as próprias refeições. Com isso, um dos diferenciais desse nicho de mercado é a praticidade na escolha de refeições e alimentos.
É preciso sempre ressaltar a necessidade da higiene e qualidade dos produtos em qualquer seja o mercado de atuação, mas que se acentua no setor de alimentação. Além disso, a praticidade não envolve somente a produção e oferta, e sim todos os processos comerciais.
Desse modo, é preciso planejar a entrega, o pedido e as outras variáveis para que o cliente consiga de fato um produto prático e de qualidade.
3. Digital
A tecnologia é uma nova vertente dos mais diversos mercados, modificando constantemente os processos e projetos comerciais de muitas empresas. Por isso, é fundamental inovar também no mercado de alimentação.
Nessa perspectiva, a ascensão do delivery, por exemplo, demonstra como é possível unir os ambiente físico e digital nesse nicho.
Os aplicativos de delivery possibilitam comparar diversos restaurantes e pratos, ampliando a gama de ofertas para os clientes. Isso tudo aliado à entrega dos pedidos no conforto da própria residência.
Como a tecnologia vem melhorando o mercado alimentício?
Gestão, praticidade e otimização. Essas 3 palavras definem o papel imprescindível da tecnologia no mercado de alimentação. Agora é possível escolher pratos na palma da mão com um aplicativo de delivery no smartphone pessoal.
Na outra ponta da cadeia, a tecnologia possibilitou a elevação da produção dos gêneros alimentícios em fazendas e empresas de processamento, aumentando a produtividade.
Ainda no campo dos aplicativos, existem diversos players que ofertam uma gama variada de serviços online. Analise, pesquise e escolha a melhor opção para você.
Agora que você entendeu um pouco mais do mercado de alimentação, que tal entender mais sobre o atual comportamento dos consumidores de alimentos? Confira!