Aprenda como estudar uma franquia para investir hoje mesmo

As franquias são cada vez mais procuradas por empreendedores iniciantes que desejam abrir um negócio inovador. Entretanto, é comum nos depararmos com uma série de dúvidas sobre como estudar uma franquia e avaliar adequadamente seu custo-benefício antes da assinatura de um contrato.

Analisar cuidadosamente o funcionamento da franquia é essencial para realizar um bom planejamento e obter resultados satisfatórios. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com o intuito de apresentar os principais pontos que você deve considerar para fazer a melhor escolha. Confira!

Situação do mercado

Uma das primeiras coisas que você deve saber para abrir um novo negócio é o mercado em que atuará. Vá atrás de informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores. Dessa forma, você estará mais apto a avaliar se o modelo de negócio oferecido pela franquia é vantajoso.

A coleta de dados pode ser feita por conta própria ou através de consultorias especializadas. Procure identificar a presença do público-alvo da franquia na região e o nível de aceitação que ele pode ter para os produtos ou serviços que ela oferece. Veja também se há outras empresas atuando no mesmo ramo e verifique o desempenho delas.

Credibilidade da franquia

Uma das responsabilidades do franqueador é comprovar a viabilidade de seu plano de negócios apresentando os balanços financeiros dos dois últimos anos. Além de analisar com cuidado esta documentação, atente-se também à situação fiscal e tributária da empresa.

A credibilidade da marca conta muito na hora de escolher onde investir seus recursos. Por isso, verifique se a franquia paga seus fornecedores corretamente, preza pela qualidade na prestação dos serviços e cumpre todas as exigências legais.

Suporte oferecido pelo franqueador

No sistema de franquias, o franqueado paga royalties para utilizar um modelo de negócio de eficácia comprovada e uma marca reconhecida no mercado. Portanto, é importante verificar se o franqueador realmente oferece um bom suporte — treinamentos constantes, investimento em inovações tecnológicas e comunicação eficiente.

Veja também se a franquia aplica o modelo em uma unidade própria e disponibiliza equipes de apoio para auxiliar na implantação dos novos estabelecimentos, acompanha resultados e sugere melhorias nos processos operacionais. Isso diminuirá o risco de você se sentir abandonado logo após a abertura do negócio.

Valor de investimento

Ter senso crítico é um dos aspectos mais relevantes para identificar boas oportunidades de negócio, pois o investimento não se refere apenas ao dinheiro. Ao entrar em uma parceria com o franqueador, você também deverá investir seu tempo com muita disciplina e dedicação.

Além disso, mesmo que as franquias sejam reconhecidas como formas mais seguras de empreender, todo negócio possui algum risco. Portanto, avalie cuidadosamente esses fatores antes de tomar uma decisão.

Tempo de retorno e margem de lucro

Evidentemente, quem investe dinheiro e outros recursos em um negócio sempre espera obter um bom retorno financeiro. Portanto, avalie a rentabilidade e o lucro estimado da franquia, além do tempo necessário até que o empreendimento realmente comece a dar lucro.

Os franqueadores costumam oferecer estudos detalhados sobre esses aspectos. Eles variam de acordo com o tamanho da rede e todos os elementos que citamos anteriormente. Com base nesses dados, verifique se você possui capital de giro suficiente para sustentar a empresa enquanto o retorno não acontece.

Agora que você aprendeu como estudar uma franquia, é hora de conhecer uma boa opção. A Delivery Much é a primeira e única franquia de delivery online do Brasil e atua em um mercado que cresce rapidamente. Entre em contato agora mesmo e saiba tudo que nossa plataforma oferece!