Aprenda como estudar uma franquia para investir hoje mesmo - Delivery Much Blog

Aprenda como estudar uma franquia para investir hoje mesmo

O modelo de franquia para investir é cada vez mais procuradas por empreendedores iniciantes, que desejam abrir um negócio próprio e inovador. Entretanto, é comum nos depararmos com uma série de dúvidas sobre como estudar uma franquia para investir e avaliar adequadamente seu custo-benefício antes da assinatura de um contrato.

Analisar cuidadosamente o funcionamento da franquia é essencial para realizar um bom planejamento e obter resultados satisfatórios.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com o intuito de apresentar os principais pontos que você deve considerar ao estudar uma franquia para investir e fazer a melhor escolha. Confira!

Investigue a situação do mercado ao escolher uma franquia para investir

Uma das primeiras coisas que você deve saber para abrir um novo negócio é o mercado em que atuará. Vá atrás de informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores. Dessa forma, você estará mais apto a avaliar se o modelo de negócio oferecido pela franquia é vantajoso.

A coleta de dados pode ser feita por conta própria ou através de consultorias especializadas. Procure identificar a presença do público-alvo da franquia na região e o nível de aceitação que ele pode ter para os produtos ou serviços que ela oferece.

Veja também se há outras empresas atuando no mesmo ramo para entender qual o desempenho delas, que público elas alcançam, como é feito o atendimento, como é sua qualidade e demais informações que possam lhe ajudar nesta análise da concorrência. Se o mercado estiver muito saturado, por exemplo, é um indicativo de que quem sabe a opção de franquia para investir escolhida não seja a melhor opção. Por outro lado, se o mercado tiver baixa ou nenhuma concorrência, essa pode ser uma excelente oportunidade de fazer a diferença pois há muito espaço para crescimento e expansão.

A Delivery Much, por exemplo, é uma franquia para investir, que disponibiliza um aplicativo de entregas e está presente em mais de 300 cidades do Brasil. 

Franquia para investir - Delivery Much

Só em 2020 a empresa aumentou em mais de 72% o número de pedidos feitos em seu aplicativo, que hoje conta com mais de 3 milhões de usuários cadastrados.

Além disso, a empresa trabalha em um setor da economia que só cresceu nos últimos 20 anos, que é o setor de delivery.

Credibilidade da franquia

Uma das responsabilidades do franqueador é comprovar a viabilidade de seu plano de negócios apresentando os balanços financeiros dos dois últimos anos.

Além de analisar com cuidado esta documentação, atente-se também à situação fiscal e tributária da empresa.

A credibilidade da marca conta muito na hora de escolher onde investir seus recursos. Por isso, verifique se a franquia paga seus fornecedores corretamente, preza pela qualidade na prestação dos serviços e cumpre todas as exigências legais.

Um ótimo canal para verificar a credibilidade da franquia que você escolheu para investir, é verificar a reputação no canal ReclameAqui, por exemplo. Este canal é reconhecido nacionalmente por ser imparcial e trazer as respostas para a maioria dos atritos entre empresas e clientes.

Ao escolher uma franquia para investir, verifique qual o suporte oferecido pelo franqueador

No sistema de franquias, o franqueado paga royalties para utilizar um modelo de negócio de eficácia comprovada e uma marca reconhecida no mercado. Portanto, é importante verificar se o franqueador realmente oferece um bom suporte — treinamentos constantes, investimento em inovações tecnológicas e comunicação eficiente.

Veja também se a franquia aplica o modelo em uma unidade própria e disponibiliza equipes de apoio para auxiliar na implantação dos novos estabelecimentos, acompanha resultados e sugere melhorias nos processos operacionais. Isso diminuirá o risco de você se sentir abandonado logo após a abertura do negócio.

Valor de investimento na franquia

Ter senso crítico é um dos aspectos mais relevantes para identificar boas oportunidades de negócio, pois o investimento não se refere apenas ao dinheiro. 

Além disso, mesmo que as franquias sejam reconhecidas como formas mais seguras de empreender, todo negócio possui algum risco. Portanto, avalie cuidadosamente esses fatores antes de tomar uma decisão.

Ao escolher uma franquia para investir, considere todas as taxas que são cobradas no modelo escolhido, além da famosa taxa de franquia, como por exemplo:

  • Taxa de royalties;
  • Taxa de marketing / publicidade;
  • Taxa de tecnologia;
  • Entre outras.

Para quem deseja escolher uma franquia para investir mas não deseja gastar muito, existe a opção das microfranquias. Esse modelo deve ter um custo de até R$ 90 mil reais aproximadamente e é possível encontrar excelentes opções a partir de apenas R$ 8 mil reais, por exemplo, como é o caso da Delivery Much.

Por fim, ao entrar em uma parceria com o franqueador, não esqueça que você também deverá investir seu tempo com muita disciplina e dedicação.

Tempo de retorno e margem de lucro do modelo de franquia escolhido

Evidentemente, quem investe dinheiro e outros recursos em um negócio sempre espera obter um bom retorno financeiro. Portanto, avalie a rentabilidade e o lucro estimado da franquia, além do tempo necessário até que o empreendimento realmente comece a dar lucro.

O retorno do investimento pode rápido, de 3 a 6 meses, por exemplo, ou lento, de até 24 meses ou mais. Tudo vai de acordo com o tamanho da rede e todos os elementos que citamos anteriormente. 

A margem de lucro também oscila muito, conforme cada modelo. Naturalmente franquias com investimentos maiores, tendem a ter maiores margens de lucro, mas isso não é uma regra.

Os franqueadores costumam oferecer todas essas informações bem detalhadas aos interessados. Cabe a você se informar com a franquia que deseja investir, para entender estes prazos e margens e avaliar, principalmente, se estão de acordo com o que você está buscando.

Além disso, é primordial que você verifique se possui o capital de giro inicial suficiente para sustentar a empresa, enquanto o retorno não acontece. Ok?

Por fim, com o auxílio deste conteúdo e fazendo uma avaliação cautelosa de todos os aspectos apresentados pelas empresas nas quais você se interessou, a escolha de uma franquia para investir tende a ser mais fácil!


Gostou do conteúdo?

Então baixe o nosso Guia de Franquias Brasil, um material completo sobre este mercado que cresce há mais de 20 anos no Brasil. Basta clicar na imagem abaixo:

Guia de Franquias Brasil - Tudo sobre o mercado de franquias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *