Tudo o que você precisa saber antes de abrir seu primeiro negócio

Você tomou uma decisão de abrir seu primeiro negócio. Ótimo! Se o seu atual problema é não saber por onde começar, fique tranquilo: neste post, vamos apresentar todas as informações necessárias para se tornar um empresário de sucesso.

Fique ligado, guarde muito bem as dicas e comece a colocá-las em prática o mais rápido possível!

Pesquise o mercado

A primeira atitude que o empreendedor deve tomar é saber a respeito da viabilidade da empresa que deseja abrir. Sendo assim, estude sobre o mercado que vai entrar e:

  • veja se há demanda para esse tipo de produto ou serviço;
  • investigue os concorrentes e busque informações acerca das pessoas que estão inseridas no mesmo segmento; e
  • mantenha-se ciente em relação às vantagens e às desvantagens do setor.

Depois de tudo devidamente pesquisado, você pode tomar uma decisão e passar para a próxima (e mais importante) etapa, que é o planejamento da sua nova forma de ganhar dinheiro.

Planeje-se para abrir seu primeiro negócio

Crie um plano de negócios e o preencha com o máximo de informações, todas elas verdadeiras e realistas, jamais coloque achismos ou possibilidades, mas sim apenas fatos. Se não tiver certeza sobre alguma informação solicitada, pesquise e só preencha o espaço após não restar nenhuma dúvida. Dados irreais podem se tornar uma grande dor de cabeça no futuro.

Conquiste um capital inicial

Sim, dinheiro é essencial para começar uma empresa, não adianta fugir disso. Mas como consegui-lo? Confira algumas sugestões:

  • bolsa de valores;
  • crédito em banco;
  • dinheiro próprio;
  • investidores particulares; e
  • sociedade.

Mas atenção! Lembre-se que se você pegar dinheiro emprestado, deverá devolvê-lo, provavelmente com juros, por isso, tenha cautela e responsabilidade.

Calcule todos os seus gastos iniciais e vá com calma para não perder o controle da situação. Não transforme seu primeiro negócio em uma montanha de dívidas. Comece pequeno e cresça junto com o empreendimento.

Mantenha, também, um capital de giro para conseguir pagar as contas dos primeiros 6 meses que a empresa estiver funcionando. Após esse tempo, você vai ter rendimento suficiente para poder quitar as dívidas e o que pegou emprestado — mas isso só é possível se tiver feito um planejamento perfeito.

Invista o lucro

Não cometa o erro de pegar tudo o que ganhou em um mês de empresa para os seus gastos pessoais. Os primeiros anos exigem alto investimento. Por isso, estabeleça um salário fixo e o utilize o resto para melhorar e desenvolver seu negócio.

Quando acabarem as dívidas, os investimentos e as melhorias iniciais, aumente a sua remuneração, mas sem exageros.

Em um futuro próximo, você pode querer aumentar o tamanho da sua loja, fazer mais propagandas, contratar softwares de atendimento personalizados etc. Esse dinheiro guardado vai ser essencial para realizar esses aprimoramentos.

Agora que você já sabe como agir para abrir seu primeiro negócio com tranquilidade e perspectiva de sucesso, comece sua pesquisa para não perder tempo. Tenha agilidade, mas aja sempre com muita atenção para não deixar nada passar.

Que tal abrir uma franquia? Confira uma boa opção para você!