A transformação digital é uma realidade que você vê na sua própria casa. A televisão, por exemplo, mudou completamente seus conceitos de imagem, sinal e interatividade. No entanto, não apenas ela, mas praticamente tudo que era analógico, ao seu redor, está se digitalizando.
Apesar dessa grande importância nos tempos atuais, pouca gente entende como a transformação digital funciona nos demais setores da vida e da economia.
O mercado alimentício, por exemplo, é um exemplo claro das diferenças causadas pelas mudanças tecnológicas dos últimos anos. Se você não sabe muito bem o que foi modificado, continue a leitura deste artigo e fique por dentro desse essencial assunto para todo e qualquer empreendedor. Vamos lá!
O que é a transformação digital?
Esse termo é utilizado para designar o processo de metamorfose em diversos aspectos da vida — pessoal, profissional, emocional, espiritual, empresarial — para uma realidade mais tecnológica. É a troca do telefone pelo WhatsApp, por exemplo. Ou do velocímetro comum de um carro para um digital, que é muito mais preciso e com diversas outras informações.
Essa mudança vai além do que ocorre dentro da web e das redes sociais. São transformações em equipamentos, hardwares e nas formas de se relacionar e de atender um cliente. Isso tudo ocorre diariamente e você precisa saber se adaptar a esse novo mundo.
Como ela acontece?
Dentro do mercado de restaurantes, é possível observar essa modificação em diversos aspectos:
- cardápio em tablets;
- delivery on-line;
- pedidos por sites e redes sociais;
- softwares de gestão;
- mesas interativas;
- reservas on-line.
Você pode também, por exemplo, disponibilizar promoções, ações específicas e jogos, a partir de aplicativos para smartphones. Use e abuse da criatividade se destacar da concorrência e atrair maior público.
Essas são algumas das dezenas de possibilidades que você pode e deve implementar no seu empreendimento para não se distanciar do mercado e perder clientes. A transformação digital é uma realidade e gera consequências que podem ser positivas ou negativas, a depender de como você a usa.
Quais são as vantagens?
O que se pode dizer, com certeza, é que há mais resultados bons do que ruins. O principal é que você vai levar mais conforto ao seu cliente e, assim, fidelizá-lo, além de conquistar novos consumidores pela facilidade e praticidade do serviço oferecido pelo seu estabelecimento.
Além disso, você vai também melhorar a gestão do seu restaurante, já que, com tudo digitalizado, fica mais fácil organizar as contas, pagar os funcionários, investir no marketing certo e ter um atendimento de extrema qualidade.
Com o cardápio digital, por exemplo, é possível economizar no uso de papeis e impressões, o que vai gerar uma economia importante ao seu negócio. Sem falar na sustentabilidade e toda a responsabilidade social que a sua empresa vai poder se beneficiar por trabalhar dessa maneira.
O baixo investimento também ocorre por conta de outras ações. É bem mais barato você ter um aplicativo que faça as entregas na casa dos clientes, do que contratar um garçom para trabalhar em um restaurante físico. Todas essas características vão te ajudar a decidir pelas melhores escolhas.
A transformação digital está em tudo e você não pode deixá-la escapar. Se você gostou deste texto e quer ter acesso a mais informações sobre o mercado empreendedor do século XXI, curta a nossa página no Facebook e fique atento às novidades publicadas na rede social!