Tudo o que você precisa saber antes de abrir seu próprio negócio

Você tomou uma decisão de abrir seu próprio negócio. Ótimo! Se o seu atual problema é não saber por onde começar, fique tranquilo: neste post, vamos apresentar todas as informações necessárias para se tornar um empresário de sucesso.

Fique ligado, guarde muito bem as dicas e comece a colocá-las em prática o mais rápido possível!

Antes de abrir seu próprio negócio, pesquise o mercado

A primeira atitude que o empreendedor deve tomar, antes de abrir seu próprio negócio, é saber a respeito da viabilidade da empresa que deseja. Sendo assim, estude sobre o mercado que vai entrar e:

  • veja se há demanda para esse tipo de produto ou serviço;
  • investigue os concorrentes e busque informações acerca das pessoas que estão inseridas no mesmo segmento; e
  • mantenha-se ciente em relação às vantagens e às desvantagens do setor.

Não deixe de fazer uma extensa pesquisa de mercado, pois somente ela vai lhe dar todo o embasamento necessário para não falhar nessa empreitada.

Depois de tudo devidamente pesquisado, você pode tomar uma decisão assertiva sobre abrir seu próprio negócio e passar para a próxima (e mais importante) etapa, que é o planejamento da sua nova forma de ganhar dinheiro.

Se quiser ler mais a respeito de como se faz uma pesquisa de mercado, confira esta leitura:

Aprenda como fazer uma pesquisa de mercado para a sua ideia de negócio

Planeje-se para abrir seu próprio negócio

Um plano de negócios é um documento extremamente detalhado que abrange praticamente tudo o que você pretende fazer na sua nova empresa, desde estratégias de marketing e vendas, dados sobre a localização e ponto comercial, concorrência, pontos fortes e pontos fracos do negócio, levantamento de custos fixos e variáveis, projeções de lucratividade e muito mais.

Esta etapa é imprescindível para quem deseja abrir seu próprio negócio. Então dedique-se para desenvolver um plano de negócios completo e o preencha com o máximo de informações, todas elas verdadeiras e realistas.

Jamais coloque achismos ou possibilidades ao produzir o plano para abrir seu próprio negócio, mas sim apenas fatos! Se não tiver certeza sobre alguma informação solicitada, pesquise e só preencha o espaço após não restar nenhuma dúvida, pois dados irreais podem se tornar uma grande dor de cabeça no futuro.

Conquiste um capital inicial antes de abrir seu próprio negócio

Sim, dinheiro é essencial para começar uma empresa, não adianta fugir disso.

Mas como consegui-lo? Confira algumas sugestões:

  • crédito em bancos;
  • dinheiro próprio;
  • investidores particulares; e
  • sociedade.

Mas atenção! Lembre-se que se você pegar dinheiro emprestado, deverá devolvê-lo, provavelmente com juros, por isso, tenha cautela e responsabilidade.

Calcule todos os seus gastos iniciais e vá com calma para não perder o controle da situação, antes mesmo de abrir seu próprio negócio. Não transforme seu primeiro negócio em uma montanha de dívidas. Comece pequeno e cresça devagar.

Mantenha, também, um capital de giro para conseguir pagar as contas dos primeiros 6 meses que a empresa estiver funcionando. Após esse tempo, você vai ter rendimento suficiente para poder quitar as dívidas e o que pegou emprestado — mas isso só é possível se tiver feito um planejamento perfeito.

Invista o lucro

Não cometa o erro de pegar tudo o que ganhou em um mês de empresa para os seus gastos pessoais. Ao abrir seu próprio negócio, os primeiros anos de trabalho exigem alto investimento e trarão pouco retorno. Por isso, estabeleça um salário fixo e o utilize o resto para melhorar e desenvolver seu negócio.

Quando acabarem as dívidas, os investimentos e as melhorias iniciais, aumente a sua remuneração, mas sem exageros.

Em um futuro próximo, você pode querer aumentar o tamanho da sua loja, fazer mais propagandas, contratar softwares de atendimento personalizados etc. Esse dinheiro guardado vai ser essencial para realizar esses aprimoramentos.

Por fim, como complemento, confira também o conteúdo que o SEBRAE preparou com 6 passos para abrir seu novo negócio.

Agora que você já sabe como agir para abrir seu próprio negócio com tranquilidade e perspectiva de sucesso, comece sua pesquisa para não perder tempo.

Tenha agilidade, mas aja sempre com muita atenção para não deixar nada passar!


E aí, gostou do conteúdo? Confira outras leituras recomendadas:

Tendências 2021: As 16 melhores opções de negócios para investir
9 modelos de negócio para investir em tempos de pandemia
Setores que mais movimentam dinheiro no mundo
Conheça os 15 setores que mais crescem no Brasil
15 empreendimentos que deram certo em cidades pequenas

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress