4 melhores práticas para conquistar sua independência financeira

Quem nunca sonhou em conquistar sua independência financeira e viver sem preocupar-se com contas atrasadas ou em trabalhar muito todo mês? Esse estágio de conforto e qualidade de vida não é tão utópico quanto você pensa e pode ser atingido com algumas atitudes!

O caminho para a independência financeira é composto por uma boa organização financeira e planejamento estratégico para longo prazo. É importante criar hábitos monetários saudáveis para ser capaz de manter o foco e atingir suas metas.

Quer saber mais? Então confira este artigo e veja algumas práticas imperdíveis para conquistar sua independência financeira! Boa leitura!

1. Elimine suas dívidas

Em primeiro lugar, não podemos pensar em um plano para a independência financeira se você ainda tem débitos. Livrar-se das dívidas é essencial para a sua saúde monetária  afinal, suas obrigações devem estar em dia para começar a poupar.

Faça um plano de pagamentos para eliminar suas dívidas. É importante que você tenha noção de alguns aspectos de sua situação para quitá-las. Veja como:

  • anote todas as suas dívidas e seus valores, assim como taxas de juros e prazos;
  • priorize as dívidas mais importantes  ou seja, aquelas com maiores taxas de juros;
  • tente renegociar suas dívidas com o credor para receber novos prazos.

Atualmente, já existem assistentes financeiros com tecnologia de ponta, capazes de auxiliar diariamente na sua organização financeira. Experimente-os!

2. Crie o hábito de poupar

Normalmente, as pessoas tendem a gastar mais do que recebem e criam dívidas desnecessárias  ou se esquecem de fazer uma reserva de emergência. Não adianta ter um bom salário se você não consegue fazer seu dinheiro render.

Desenvolver o hábito de poupar é essencial para a sua independência financeira. Afinal, essa reserva de emergência traz maior segurança contra imprevistos. Especialistas no assunto recomendam que, pelo menos, 10% do salário seja voltado para esse fim.

3. Faça investimentos para atingir a independência financeira

A bolsa de valores é um ótimo caminho para chegar à independência financeira, pois as operações envolvendo ações possuem altos rendimentos  seja na sua compra e venda, seja no recebimento dos dividendos.

Apesar de toda a lucratividade proporcionada, é importante que o investidor tenha cuidado ao aplicar recursos nesse setor, pois é preciso levar em conta a alta volatilidade de preços  que é a mudança brusca dos valores das ações.

Normalmente, o mercado de ações é um lugar onde apenas os investidores de perfil mais arrojado conseguem manter-se de maneira independente. Dessa forma, para investidores iniciantes, a ajuda de um especialista é altamente recomendável.

4. Comece seu próprio negócio

Uma boa alternativa para atingir a sonhada independência financeira é abrir seu negócio. Assim, você será capaz de fazer planejamentos para o futuro com mais autoridade.

Como administrador do seu negócio, é importante que você saiba conceitos básicos de gestão para não cair no lugar-comum e perder competitividade no mercado. Lembre-se que seu foco é a sustentabilidade. Confira alguns desses conceitos:

  • fluxo de caixa: reflete a saúde financeira da empresa e regista todas as entradas e saídas do período;
  • rentabilidade: lucro do negócio que deve ser dividido em pagamentos, lucro líquido e investimento;
  • liquidez: é a capacidade que o ativo tem de ser transformado em dinheiro.

Agora que você está por dentro das nossas dicas ficou mais fácil de conquistar sua independência financeira, não é? Diferentemente do que as pessoas podem pensar, não é preciso ter muito dinheiro para começar a perseguir esse sonho, basta ter um bom planejamento e organização.

Gostou do texto? Então curta a nossa página do Facebook e tenha acesso a vários outros como este!