Conheça os 15 setores que mais crescem no Brasil

Conheça os 15 setores que mais crescem no Brasil

Quem empreende em um negócio próprio, além de ter afinidade com o segmento, deve saber avaliar as opções estrategicamente. Para isso, nada melhor do que conhecer os setores que mais crescem no Brasil.

Em momentos de incerteza econômica, saber investir nos setores que mais crescem no Brasil exige muita análise do mercado.

Essa tarefa é vital, especialmente, se você for apostar todas as suas reservas na abertura de um negócio próprio. Portanto, antes de tomar a decisão de onde empreender, investigue e considere todas as possibilidades de atuação.

Afinal, não faltam oportunidades para ganhar dinheiro, pois todo dia saem de casa: uma pessoa com um problema e outra que sabe como resolvê-lo. A grande questão é fazer as duas se encontrarem.

Para te ajudar nessa pesquisa, selecionamos não apenas os setores que mais crescem no país, mas também que oferecem grande lucratividade.

Como reconhecer os setores que mais crescem no país?

Caso você queira fazer uma pesquisa por mais mercados em expansão, confira nosso exercício.

Nessa tarefa, analisamos os critérios de:

Agora sim, confira abaixo a lista que preparamos para você. 

Os 15 setores que mais crescem no Brasil

 

1 → Franquias digitais

Seguindo a mesma lógica das franquias tradicionais, franquia digital se diferencia por operar basicamente online. Esse, inclusive, é um dos principais diferenciais do formato e que o torna um dos setores que mais crescem no Brasil.

Como os modelos digitais não exigem a manutenção de um espaço físico e também de funcionários, o investimento inicial é menor. Dessa forma, o empreendimento se torna atrativo para quem quer empreender sem desembolsar grandes quantias com custos operacionais.  

Outras vantagens do modelo são:

  • trabalho home office;
  • rotina flexível;
  • negócio inovador e conectado com tendências tecnológicas;
  • know-how dos franqueadores em um negócio já testado e validado.

As franquias digitais são superversáteis e podem ser negócios no ramo da  alimentação, da comunicação, de serviços educacionais, fintechs e outros. 

 

2 → Alimentação saudável

Dentre os setores que mais crescem no Brasil, as alternativas saudáveis são a aposta de grande valor.

saudabilidade foi apontada como uma tendência para 2020. E, levando em conta a preocupação da população com saúde e bem-estar, tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos.

O mercado de alimentação saudável é formado por diferentes nichos, em sua maioria, por clientes fiéis e dispostos a investir em produtos diferenciados.

Há também quem procure esse serviço por depender de dietas restritas, como veganos, celíacos, diabéticos e intolerantes à lactose

Alguns exemplos de negócios de alimentação saudável são:

  • produção de alimentos funcionais;
  • produção de alimentos sem glúten e sem lactose;
  • venda de comida queijos, hambúergueres e leites de origem vegetal;
  • produção de marmitas congeladas;
  • produção e distribuição de alimentos orgânicos.  

Mesmo se você optar por não focar apenas na alimentação saudável, é importante não ignorar as mudanças comportamentais dos consumidores e adaptar os modelos de negócio de acordo com as suas demandas.



3 → Cosméticos naturais

Os cosméticos naturais são a tendência da vez no mercado de beleza e se encaixam em um dos setores que mais crescem no Brasil.

Produzidos a partir de matéria-prima natural, esse tipo de produto atrai o interesse de 41% da população brasileira e cresce entre 8 e 25% ao ano no mundo todo, segundo pesquisa publicada no Caderno de Tendências 2019-2020 da Abihpec/Sebrae.

Produtos à base de plantas, óleos vegetais e extratos botânicos destinados à beleza e cuidados pessoais fazem parte dessa categoria. Os métodos de produção também são levados em conta: além de serem sustentáveis, eles devem promover um comércio justo.

 

4 → Desenvolvimento de apps

Com a popularização dos smartphones e a expansão da internet, a demanda pelo desenvolvimento de novos apps movimentou US$ 6,3 trilhões até 2021.

Atualmente, os aplicativos se tornaram tão importantes quanto um site para os negócios. Sem falar falar do uso para entretenimento, educação, redes sociais, saúde, serviços financeiros e tantas possibilidades.

É díficil pensar em uma situação do seu dia a dia que não envolva um app e isso por si só já torna este um dos setores que mais crescem no Brasil nos últimos anos.

Segundo o estudo Pew Research60% da população adulta brasileira tem smartphones. Esse confirma que o mercado nacional é  altamente promissor.  

Além dos aplicativos para smartphones, temos os apps para wearables (como smartwatches e fit bands), chatbots e apps que tornam dispositivos inteligantes, como lâmpadas, cafeteiras, câmeras de segurança e outros itens das chamadas smart houses

 

5 → Drones 

Até pouco tempo, os drones eram dispositivos que causavam estranhamento e estavam restritos à uso militar, científico ou empresarial.

Hoje, o cenário mudou e está entre os setores mais promissoras do mercado.

Já é possível encontrar equipamentos em todas as faixas de preços e para diferentes funcionalidades, como:

  • lazer;
  • operações industriais;
  • videomonitoramento;
  • cinema;
  • publicidade;
  • controle de solo e das águas;
  • monitoramento populacional;
  • entrega de objetos;
  • irrigação;
  • aplicação de pesticidas em lavouras;
  • espetáculos de vôos sincronizados. 
  • lazer e em atividades específicas, como agronegócio.

 

O fato é que o mercado ainda tem muito para ser explorado, o que torna a produção de drones uma oportunidade para quem busca investir em tecnologia.

Segundo relatório da FAA (Federal Aviation Administration), o setor deve triplicar até 2023, com destaque para o aumento do uso no setor de logística.

6 → Infoprodutos

O marketing digital e os infoprodutos começaram a ganhar espaço no Brasil há pouco tempo. Ainda que a expansão tenha sido expressiva nos últimos anos, há muito espaço para crescer no ambiente digital.

A própria pandemia do Covid-19 foi uma impulsionadora deste mercado, por ser uma alternativa para os tantos desempregados que buscam uma fonte de renda, com baixa complexidade e investimento mínimo.

Através de infoprodutos é possível disponibilizar conteúdos autorais para venda ou comercializar materiais produzidos por terceiros (sendo uma espécie de revendedor) ganhando assim uma comissão sobre cada venda.

Esta demanda existe e os consumidores se mostram cada vez mais abertos às novas experiências no mundo online.

As soluções mais conhecidas são voltadas para o setor de educação, como livros e cursos online. Esse é um tipo de negócio que merece atenção, uma vez que o investimento inicial é baixo e a escalabilidade é alta.

No setor de cursos, há uma infinidade: 

  • culinária;
  • desenvolvimento pessoal;
  • preparatório para concurso;
  • jardinagem;
  • oratória;
  • artesanato;
  • profissionalizantes;
  • adestramento de pets;
  • corte e costura;
  • construção civil;
  • investimentos.

 

Basicamente, se você sabe muito sobre um assunto e tem um público que queira aprender sobre, é a sua chance para produzir um inforproduto

Não há regras na construção, nem formato ideal. Você pode explorar:

  • vídeos;
  • e-books;
  • trilhas de aprendizagem por e-mail;
  • grupos no WhatsApp ou Telegram.

 

Dentre os setores que mais crescem no Brasil, os infoprodutos certamente ganham espaço, uma vez que vivemos em um mundo cada vez mais digital.

O portal Terra já anunciou que alguns empreendedores digitais chegam a lucrar mais de R$ 100 mil mensais com infoprodutos. Fato que reforça as enormes possibilidades de lucro e crescimento do setor.

7 → Produtos artesanais

Se antes os produtos feitos em escala industrial eram os mais desejados pelos consumidores, hoje o caminho é inverso.

Queremos a exclusividade que a produção em massa não pode oferecer. É assim que os produtos artesanais conquistam cada vez mais o seu espaço e se tornam um dos setores que mais crescem no Brasil: a partir da confecção de peças únicas e com identidade própria.

É preciso dizer que todos os setores podem aderir ao artesanal, desde o alimentício até a moda. Além da produção manual, feita “um a um”, esses produtos também valorizam o artesão e incentivam o ciclo de produção mais sustentável.

8 → Microcervejarias artesanais

Esse é mais um setor que deu um salto significativo nos últimos anos. E o potencial de crescimento está longe de chegar ao limite.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o mercado ganhou 186 novas fábricas e cresce a um ritmo de 35% ao ano após a inclusão da atividade no Simples Nacional, em 2018. 

Essas características fazem deste um dos setores que mais cresce no Brasil e que atraem consumidores dispostos a pagar um valor especial pela experiência de provar novos sabores.

9 → Pets

mercado dos pets é um dos que mais cresce no país e, em 2020, atingiu mais de R$ 20 bilhões de faturamento.

Segundo o Comissão de Informação de Mercado (Coinf), a previsão é de 15% de crescimento entre 2023 e 2024.

Com um ticket médio alto e consumidores fiéis, essa é uma aposta de muitos empreendedores que buscam atender quem não mede esforços para garantir o bem-estar de seus bichinhos de estimação.

Os empreendedores que decidem empreender nesse segmento encontram diversos tipos de produtos ou serviços para investir.

Confira alguns serviços para pets:

  • pet shop;
  • banho e tosa;
  • franquia de clínica veterinária;
  • hotéis para pets;
  • creches caninas;
  • lojas de ração;
  • produção de alimentos especiais como cervejas, petiscos e marmitinhas para bichinhos de estimação.  

10 → Serviços por assinatura

Este modelo não é novo, mas nos últimos anos ganhou um novo fôlego ao expandir para outras áreas e produtos, especialmente após a pandemia. 

O modelo de serviços por assinatura, geralmente associado a revistas e jornais, foi repaginado e ganhou novos formatos que agradam desde pets, adolescentes até os avós.

Confira a lista de produtos por assinatura questão bombando:

  • vinhos;
  • cafés;
  • maquiagens;
  • vestuário;
  • skin care;
  • livros adultos e infantis;
  • produtos para pets.

 

O serviço é simples: funciona a partir de entregas periódicas mediante pagamento recorrente. Todo mês você recebe em casa uma caixa com produtos surpresa pelo mesmo valor contratado na assinatura. 

Os fatores de exclusividade e surpresa são essenciais no modelo, uma vez que os produtos passam por uma curadoria como parte de uma experiência única. Além disso, a praticidade é um fator decisivo para a aquisição do serviço.

Um dado interessante é que o mercado de clubes de assinatura movimentou mais de R$ 1 bilhão no Brasil no ano de 2019, segundo levantamento realizado pela Betalabs. Dando o indicativo para competir com os setores que mais crescem no Brasil. 

11 → Cafés especiais

Aqui vai um fato: brasileiro ama café! Não à toa que é o segundo maior consumidor de café do mundo, ficando atrás apenas dos EUA.

E quando a bebida entra em pauta, além do consumo, lideramos também a produção. Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), o Brasil é responsável por 13% da demanda global de grãos.

A nossa complexidade geográfica gera cafés especiais que proporcionam uma experiência diferenciada para os amantes bebida. Mas é a a seleção qualificada de grãos e a produção certificada que atraem cada vez mais consumidores.

busca por mais sabor e menos amargor leva ao consumo atual de 70 mil toneladas da versão premium por ano (o que representa um crescimento anual de 15%).

Além da produção independente de grãos e o investimento em cafeterias especializadas, vale a pena ficar de olho nas franquias que se destacam no segmento.

12 → Pagamento online e por aproximação

Na era digital, as opções de pagamento online e por aproximação são cada vez mais comuns e já fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros.

Carteiras digitais, serviços e apps de transações financeiras, wearables e pagamento por aproximação do celular são alguns dos exemplos que estão modernizando o mercado financeiro e recebendo a aprovação dos consumidores.

Dados da Abecs, em uma reportagem do site R7, apontam que o pagamento estilo contactless (por aproximação) cresceu mais de 620% no terceiro trimestre de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Isso representa mais de R$ 14 bilhões girando neste mercado e mostra que, dentre os setores que mais crescem no Brasil, o de serviços bancários digitalizados tem grande potencial de expansão.

Ainda que muitos negócios considerem as soluções como diferenciais, em poucos anos elas não serão opções e poderão eliminar do mercado quem não se adaptar.

Portanto, os negócios que investirem em soluções simples e que se destaquem no mercado, tem tudo para crescerem e liderarem este movimento tecnológico nos próximos anos.

 

13 →  Impressões 3D

A impressão 3D, até pouco tempo atrás, era impensável. Afinal, estamos falando em imprimir qualquer objeto e a construção civil já usa para erguer casas!

Ainda que hoje não sejam produzidas em escala, as impressoras 3D já são conhecidas e utilizada com diversos fins. Segundo dados da IDC do Brasil, o segmento cresceu 24,1% no mercado brasileiro. 

Para ficar mais fácil entender a aplicação, veja os setores que mais se beneficiam da tecnologiam:

  • aeroespacial;
  • logística;
  • química;
  • biotecnologia;
  • saúde;
  • mineração; e
  • energia. 

O setor conta com os desafios de um negócio novo, mas quem investe e domina os usos da tecnologia, sai na frente em um negócio lucrativo.

 

14 → Serviços de delivery

Um dos setores que mais cresceu no Brasil por conta do isolamento social foi o setor de delivery.

Este mercado já vinha em amplo crescimento e abrangia praticamente todos os setores, com destaque para alimentos e bebidas, farmácias e mercados.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, presenciamos um aumento de 42% nos serviços de delivery próprio das empresas e de parceiros logísticos, após a pandemia.

Outra pesquisa, apresentada pelo Instituto Locomotiva e divulgada pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios mostra que o futuro do delivery é otimista. A pesquisa apontou que mais de 16 milhões de pessoas começaram a usar serviços de entrega durante a pandemia e outras 46 milhões, que já faziam uso desta comodidade, aumentaram a frequência de uso.

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O e-book traz dados atualizados e tendências do mercado de delivery, tudo gratuito. É só clicar e baixar! 

15 → Games

O mercado de games nunca deixou de existir, mas não podemos negar o impulso que a revolução tecnológica das últimas décadas concedeu ao setor.

O segmento de informática e de games é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. Esse movimento é fortalecido pelo amplo acesso à internet, computadores pessoais e dispositivos móveis (que tendem a se tornar cada vez mais acessíveis com o passar dos anos). 

De acordo com a Abragames, o mercado cresceu 152% em 2022 e a previsão da NewZoo gerar US$ 200 bilhões no mundo inteiro, em 2023.

Esse resultado, se comparado ao ano de 2019, representa uma alta significativa nas vendas e vemos o mercado crescer em torno desse setor que representa um verdadeiro fenômeno econômico.

Quer saber mais sobre mercado e investimentos?

Continue a leitura do nosso blog. Temos muitos conteúdos sobre empreendedorismo, franquias, negócios e delivery. 

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