Conheça os 15 setores que mais crescem no Brasil

Conheça os 15 setores que mais crescem no Brasil

Quem empreende em um negócio próprio, além de ter afinidade com o setor escolhido, deve saber avaliar suas opções estrategicamente. Para isso, nada melhor do que conhecer os setores que mais crescem no Brasil.


Em momentos de incerteza econômica, saber investir é essencial. O empreendedor não pode apostar em “achismos” quando o seu dinheiro está em jogo: é preciso conhecer a fundo cada setor e analisar com cuidado todas as possibilidades.

Para isso, nada melhor que conhecer os setores que mais crescem no país. Ainda que não sejam garantia de sucesso, fatores como a boa aceitação do mercado, a adaptabilidade aos movimentos dos consumidores e adequação aos avanços tecnológicos certamente aumentam as chances de um negócio prosperar.

Confira abaixo uma lista com 15 setores em franco desenvolvimento no Brasil.


MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → Franquias digitais
2 → Alimentação saudável
3 → Cosméticos naturais
4 → Desenvolvimento de apps
5 → Drones
6 → Infoprodutos
7 → Produtos artesanais
8 → Microcervejarias artesanais
9 → Pets
10 → Serviços por assinatura
11 → Cafés especiais
12 → Pagamento online e por aproximação
13 → Impressão 3D
14 → Serviços de delivery
15 → Games


Conheça abaixo os 15 setores que mais crescem no Brasil

1 → Franquias digitais

Obedecendo a mesma lógica de expansão em rede das franquias tradicionais, o modelo digital se diferencia por operar basicamente online. Esse, inclusive, é um dos principais diferenciais do formato e que o torna um dos principais setores que mais crescem no Brasil.

Já que as franquias digitais normalmente não exigem um espaço físico, o investimento inicial é menor. Além de atrair novos empreendedores que buscam conquistar o seu espaço no mercado empresarial, esse fator também chama a atenção de quem se dedica a mais de um negócio.

Outras vantagens do modelo são a possibilidade de trabalho a partir de casa (home office), a flexibilização de horários e, assim como as franquias tradicionais, poder contar como know how (conhecimento) dos franqueadores em um negócio já testado e validado.

As franquias digitais podem atuar nos mais diversos setores, como alimentação, comunicação, serviços educacionais, entre outros.

Franquias Online: o que são, melhores franquias, investimentos e mercado.

Entenda tudo sobre franquias digitais e como você pode empreender nesse mercado ainda em 2020.

2 → Alimentação saudável

Alternativas saudáveis são a aposta de muitos empreendedores que investem no segmento de alimentação. A saudabilidade foi apontada como uma tendência para 2020 e, levando-se em conta a preocupação cada vez mais evidente da população com saúde e bem-estar, tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos.

O mercado de alimentação saudável conta com diversos nichos formados, em sua maioria, por clientes fiéis e dispostos a investirem em produtos diferenciados e dietas específicas. Exemplos de negócios que se originam desse princípio são as lojas de alimentos funcionais, de produtos para dietas restritivas (sem glúten ou sem lactose, por exemplo) ou mesmo os já conhecidos estabelecimentos voltados para a venda de produtos orgânicos. 

Mesmo se você optar por não focar apenas na alimentação saudável, é importante não ignorar as mudanças comportamentais dos consumidores e adaptar os modelos de negócio de acordo com as suas demandas.

3 → Cosméticos naturais

Os cosméticos naturais são a tendência da vez no mercado de beleza. Produzidos a partir de matéria-prima natural, esse tipo de produto atrai o interesse de 41% da população brasileira e cresce entre 8 e 25% ao ano no mundo todo, segundo pesquisa publicada no Caderno de Tendências 2019-2020 da Abihpec/Sebrae.

Produtos à base de plantas, óleos vegetais e extratos botânicos destinados à beleza e cuidados pessoais fazem parte dessa categoria. Os métodos de produção também são levados em conta: além de serem sustentáveis, eles devem promover um comércio justo.

4 → Desenvolvimento de apps

Com a popularização dos smartphones e a expansão da internet no Brasil, a demanda pelo desenvolvimento de aplicativos aumentou muito nos últimos anos. Se analisarmos o nosso ritmo de uso das tecnologias existentes e a probabilidade de adesão das que ainda vão surgir, é possível afirmar que a procura por desenvolvimento de novos apps não vai diminuir tão cedo. Dos setores que mais crescem no Brasil, este provavelmente é o que terá uma das maiores demandas nos próximos anos.

Segundo dados da pesquisa Pew Research, a indústria de desenvolvimento de aplicativos deve movimentar US$ 6,3 trilhões até 2021. O estudo também apontou que 60% da população adulta brasileira tem smartphones, confirmando o mercado nacional como altamente promissor.

Além dos aplicativos para smartphones, os apps para wearables (como smartwatches e fit bands), chatbots e apps que se integram a dispositivos conectados à internet vão se tornar cada vez mais comuns nos próximos anos.

5 → Drones 

Até pouco tempo atrás, os drones eram dispositivos que causavam muito estranhamento. Hoje, já é possível encontrar opções adequadas para diversas necessidades, como operações industriais, lazer e em atividades específicas, como agronegócio.

Fato é que o mercado ainda tem muito para ser explorado, o que torna a produção de drones uma oportunidade para quem busca investir em tecnologia. Segundo relatório da FAA (Federal Aviation Administration), o setor deve triplicar até 2023, com destaque para o aumento do uso no setor de logística.

6 → Infoprodutos

O marketing digital e os infoprodutos começaram a ganhar espaço no Brasil há pouco tempo. Ainda que sua expansão tenha sido expressiva nos últimos anos, ainda há muito espaço para crescer no ambiente digital.

A própria pandemia do Covid-19 foi uma impulsionadora do setor, por ser uma alternativa para os tantos desempregados que buscam uma fonte de renda, com baixa complexidade e investimento mínimo.

Através de infoprodutos é possível tanto disponibilizar conteúdos autorais para venda, quanto comercializar materiais disponibilizados por terceiros, sendo uma espécie de revendedor, ganhando assim uma comissão sobre cada produto vendido.

Esta demanda existe e os consumidores se mostram cada vez mais abertos às novas experiências no mundo digital. As soluções mais conhecidas e buscadas são aquelas voltadas para o setor de educação, como livros e cursos online. Esse é um tipo de negócio que merece atenção, uma vez que o investimento inicial é baixo e a escalabilidade é alta. 

Dentre os setores que mais crescem no Brasil, os infoprodutos certamente ganham espaço, uma vez que vivemos em um mundo cada vez mais digital. Uma reportagem do portal Terra chegou a apontar que alguns empreendedores digitais chegam a lucrar mais de R$ 100 mil mensais com infoprodutos, o que reforça as enormes possibilidades de lucro e crescimento deste setor.

7 → Produtos artesanais

Se antes os produtos feitos em escala industrial eram os mais desejados pelos consumidores, hoje o caminho é inverso. Queremos a exclusividade que a produção em massa não pode oferecer. E é assim que os produtos artesanais conquistam cada vez mais o seu espaço: a partir da confecção de produtos únicos e com uma identidade própria.

Todos os setores podem ganhar com a produção artesanal, desde o alimentício até o de moda. Além da produção manual, feita “um a um”, os produtos artesanais também se caracterizam pela valorização do artesão e pelo incentivo a um ciclo de produção responsável como um todo.

8 → Microcervejarias artesanais

Mais um setor que deu um salto significativo nos últimos anos. O potencial de crescimento, no entanto, está longe de chegar ao seu limite.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o mercado ganhou 186 novas fábricas e cresce a um ritmo de 35% ao ano após a inclusão da atividade no Simples Nacional, em 2018.

As características que atraem os consumidores são as mesmas que tornam os produtos artesanais especiais: o cuidado da produção individual que leva a um resultado único.

9 → Pets

O mercado pet é um dos que mais cresce no Brasil e, em 2020, deve atingir um faturamento de R$ 20 bilhões.

Segundo o Instituto Pet Brasil, o mercado pet deve crescer 6% em 2020, mesmo com a pandemia. Não só o setor conseguiu se manter, como foram desenvolvidos novos modelos de negócio que se adaptaram rapidamente à nova realidade imposta pelo novo Coronavírus.

Com um ticket médio alto e consumidores fiéis, este é um dos setores que mais crescem no Brasil e essa é uma aposta de muitos empreendedores que buscam atender quem não mede esforços para garantir o bem-estar de seus bichinhos de estimação.

Os empreendedores que decidem empreender nesse segmento encontram diversos tipos de produtos ou serviços para investir. Pet shop, banho e tosa, medicamentos, hotéis, creches, e lojas de alimentação especial para pets são apenas alguns exemplos. Este último, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), é responsável por 70% do mercado. 

10 → Serviços por assinatura

Este modelo não é novo, mas nos últimos anos ganhou um novo fôlego ao expandir para outras áreas e produtos. Além disso, é outro setor que ganhou impulso devido ao isolamento social dos grandes centros urbanos, causado pelo novo Coronavírus.

O modelo de serviços por assinatura, geralmente associado a revistas e jornais, passou a ser usado na venda de produtos como vinhos, maquiagens, vestuário, produtos naturais, livros, entre outros.

O serviço funciona a partir de entregas periódicas mediante pagamento recorrente. Os fatores de exclusividade e surpresa são essenciais no modelo, uma vez que os assinantes recebem produtos que passaram por uma curadoria como parte de uma experiência única. A praticidade também é um fator decisivo para a aquisição do serviço.

O portar Istoé Dinheiro traz uma reportagem ampla sobre o crescimento deste setor e seu faturamento. O mercado de clubes de assinatura movimentou mais de R$ 1 bilhão no Brasil no ano de 2019, segundo levantamento realizado pela Betalabs, além de já estar apresentando um resultado ainda mais expressivo em 2020.

Até outubro deste ano, as vendas já superavam em 12% o faturamento do ano anterior, o que certamente faz deste um dos setores que mais crescem no Brasil atualmente.

11 → Cafés especiais

O brasileiro é o segundo maior consumidor de café do mundo, ficando atrás apenas dos EUA, o que faz deste um dos setores que mais crescem no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), o Brasil é responsável por 13% da demanda global de grãos.

Os cafés especiais proporcionam uma experiência diferenciada para aqueles que apreciam a bebida. A seleção qualificada de grãos e a produção certificada atraem cada vez mais consumidores, o que leva ao consumo atual de 70 mil toneladas da versão premium por ano (o que representa um crescimento anual de 15%).

Além da produção independente de grãos e o investimento em cafeterias especializadas, vale a pena ficar de olho nas franquias que se destacam no segmento.

12 → Pagamento online e por aproximação

Na era digital, as opções de pagamento online e por aproximação são cada vez mais comuns e já fazem parte do dia a dia de muitos brasileiros.

Carteiras digitais, serviços e apps de transações financeiras, wearables e pagamento por aproximação do celular são alguns dos exemplos que estão modernizando o mercado financeiro e recebendo a aprovação dos consumidores.

Dados da Abecs, em uma reportagem do site R7, apontam que o pagamento estilo contactless (por aproximação) cresceu mais de 620% no terceiro trimestre de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Isso representa mais de R$ 14 bilhões girando neste mercado e mostra que, dentre os setores que mais crescem no Brasil, o de serviços bancários digitalizados tem grande potencial de crescimento.

Ainda que muitos negócios considerem as soluções como diferenciais, em poucos anos elas não serão opções e poderão eliminar do mercado quem não se adaptar. Portanto, os negócios que investirem em soluções simples e que se destaquem no mercado, tem tudo para crescerem e liderarem este movimento tecnológico nos próximos anos.

13 →  Impressões 3D

A impressão 3D, até pouco tempo atrás, era impensável. Mas hoje, ainda que não sejam produzidas em escala, elas já são conhecidas e utilizada com diversos fins. Segundo dados da IDC do Brasil, o segmento movimentará cerca de US$ 35,4 bilhões no mundo todo em 2020, com um crescimento de 24,1% no mercado brasileiro. 

Ainda que possa ser aplicada em vários segmentos, os mais promissores são o aeroespacial, de logística, química e biotecnologia, além de saúde, mineração e energia. O setor conta com os desafios de um negócio novo, mas quem investe e domina os usos da tecnologia, sai na frente em um negócio lucrativo.

14 → Serviços de delivery

Um dos setores que mais crescem no Brasil por conta do isolamento social causado pelo novo Coronavírus, é o setor de delivery. Este mercado já vinha em amplo crescimento e abrangia praticamente todos os setores, com destaque para alimentos e bebidas, farmácias e mercados.

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou dados da pesquisa feita em conjunto com a consultoria Galunion que houve um aumento de 42% nos serviços de delivery próprio das empresas e de parceiros logísticos, durante a pandemia. Além disso, dentre os entrevistados, 21% acreditam que vão gastar ainda mais com os serviços de delivery.

Outra pesquisa, apresentada pelo Instituto Locomotiva e divulgada pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios mostra que o futuro do delivery é otimista. A pesquisa apontou que mais de 16 milhões de pessoas começaram a usar serviços de delivery durante a pandemia e outras 46 milhões, que já faziam uso desta comodidade, aumentaram a frequência de uso.

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15 → Games

O mercado de games nunca deixou de existir, mas não podemos negar o impulso que a revolução tecnológica das últimas décadas concedeu ao setor.

O segmento de informática e de games é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. Esse movimento é fortalecido pelo amplo acesso à internet, computadores pessoais e dispositivos móveis (que tendem a se tornar cada vez mais acessíveis com o passar dos anos). 

O CanalTech, um dos portais de tecnologia mais lidos do Brasil, apontou o crescimento do setor de games no Brasil em 2020, também impulsionado pelo isolamento social que o mundo vem enfrentando.

De acordo com a Newzoo, o setor de games deve movimentar aproximadamente US$ 1,75 bilhão em todo o ano de 2020. Esse resultado, se comparado ao ano de 2019, representa uma alta significativa de 10% nas vendas. Além disso, o governo federal anunciou uma redução no imposto sobre os videogames, o que provavelmente dará um gás extra ao crescimento deste setor.

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