Entenda como funciona uma franquia virtual, por que o modelo é uma opção segura e lucrativa de investimento e conheça histórias de sucesso na área.
Você já ouviu falar do e-franchising? Esse é um modelo de negócios em franco desenvolvimento no Brasil, baseado em franquias digitais. Empresas desse tipo oferecem oportunidades interessantes para quem deseja ingressar no empreendedorismo usando a internet.
Também conhecidas como franquias online ou virtuais, essas redes criadas dentro do sistema de franchising trazem não só a oportunidade para o fomento de novos negócios, mas também uma vantagem estratégica extra: a possibilidade de empreender de qualquer lugar, sem necessidade de estrutura física fixa.
Neste post, vamos explicar como funciona uma franquia virtual e também mostrar por que esse formato inovador pode ser a oportunidade certa para quem sonha em investir com bom custo-benefício, flexibilidade e possibilidade de retorno rápido.
1 – Como funciona uma franquia virtual
2 – Por que uma franquia virtual é um bom negócio
3 – Empreendedores de sucesso
Como funciona uma franquia virtual
É bastante comum a associação entre o empreendedorismo na internet e o formato de e-commerce. E realmente essa é uma área com tendência promissora: em 2019, segundo informações da Associação Brasileira de Empreendedorismo Eletrônico (ABComm), as vendas do setor devem crescer 16%. Mas o e-commerce não é a única opção para quem almeja empreender online. As franquias virtuais abrem mais uma porta nesse sentido.
Mas como é o funcionamento dessas redes? Para começar, tal como franquias tradicionais, de unidades físicas (como quiosques, lojas comerciais, agências de serviços), as marcas do e-franchising são regulamentadas pela Lei de Franquias, a Lei 13.966/2019.
Dentro desse sistema, uma franqueadora cede o direito de uso de sua marca ou patente para terceiros (franqueados), de modo exclusivo ou semi exclusivo. Assim, diversas pessoas têm a oportunidade de tocar um negócio próprio com menos chances de riscos, contando com o suporte de uma rede.
As franquias online também preveem a apresentação do negócio por meio de Circular de Oferta de Franquia (COF) e a cobrança de taxas iniciais de licença da marca (royalties) e transferência do know-how, investimento que é variável, dependendo da rede escolhida pelo empreendedor. A principal distinção é no formato operacional, totalmente online.
Por que uma franquia virtual é um bom negócio
Primeiramente, observe que começar um negócio próprio desse tipo traz todas as vantagens tradicionais do franchising. Só isso já pesa bastante no momento de optar pelo investimento.
Em adição, escolher entre franquias virtuais para investir garante três benefícios bastante atrativos: baixo custo de implementação, possibilidade de trabalho remoto (ou home based) e retorno rápido sobre o investimento.
Características como essas servem como fatores motivacionais para o empreendedorismo, especialmente em um cenário como o brasileiro. Dados da pesquisa GEM 2017 do Sebrae, divulgados pela Revista Exame, indicaram que mais de 15 milhões de jovens entre 18 e 34 anos estavam abrindo novos negócios no país naquele ano.
Nesse contexto, empreender digitalmente possibilita a entrada na vida empresarial com menos burocracias, mais agilidade e, principalmente, pouco risco de investimento. E as franquias online ainda se destacam por oferecerem independência e autonomia administrativa, mas sem que o empreendedor tenha que criar um modelo de negócio do zero.
Empreendedores de sucesso
Já há várias histórias bem-sucedidas nesse novo ambiente de negócios que comprovam o potencial de retorno positivo das franquias digitais. A Delivery Much, presente em mais de 300 cidades do Brasil, coleciona uma série de cases, e você conhecerá dois deles aqui.
Um grande exemplo de sucesso está na história de Enzo de Rosso, franqueado da unidade de Cacoal (RO), no norte do país. O primeiro contato do empreendedor com a rede foi em Santa Maria (RS), local de fundação da empresa e onde ele estudava. Quando voltou para sua cidade natal, Enzo reconheceu a oportunidade de negócio que poderia ser replicada e, assim, ao levar o aplicativo da Delivery Much para Coacal, abriu portas para a tecnologia na sua região. Hoje, ele é responsável por mais quatro franquias da marca em Rondônia, e a unidade de Cacoal contabiliza 10 mil pedidos por mês.
Outra experiência inspiradora de jovens empreendedores é a da dupla Gisele Balconi de Moraes e Gustavo Alexandre de Moraes. Responsáveis pela unidade da Delivery Much de São Roque, no interior paulista, o casal percebeu um grande crescimento em apenas 12 meses. Na fase de inauguração da franquia na cidade, em janeiro de 2018, eles contabilizaram mais de duas mil entregas. Um ano depois, já são mais de 11 mil pedidos por mês, um crescimento que ultrapassa a marca de 400%.