O que é franquia online

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Você já ouviu falar de franquia online? Essa modalidade do franchising está em crescimento e oferece oportunidades interessantes de negócio, especialmente para novos empreendedores.


Já imaginou administrar uma empresa direto de casa ou então manter tranquilamente a rotina de trabalho durante uma viagem? E mais: interagindo com diferentes pessoas, contando com o suporte de uma rede e participando de um segmento em expansão? Todo esse pacote de oportunidades é o que promete uma franquia online.

Também conhecido como franquia digital ou virtual, franquia barata, microfranquia ou mesmo franquia home office, esse formato do franchising vem movimentando o mercado e a tendência é que se mantenha em alta em 2019. Uma excelente oportunidade para empreender, principalmente para quem está começando e busca investimentos seguros e de baixo risco.

Mas o que de fato caracteriza uma franquia online? O que esse modelo tem de diferente da franquia tradicional? Em que setores é possível lucrar atualmente optando por uma microfranquia?

Você vai encontrar respostas para essas questões neste post. Acompanhe os tópicos:

MENU DE NAVEGAÇÃO

1. Entenda o que é franquia online
2. Diferenças entre franquia online e franquia tradicional
3. Três tipos de franquia digital para investir hoje

Entenda o que é franquia online

Estamos falando de um formato inovador de franchising. O modelo de operações online da franquia digital permite que o empreendedor possa trabalhar de qualquer lugar, sem limitação física.

Os elementos que se destacam em empreendimentos como esses são:

  • custos menores de aquisição,
  • implementação e manutenção do negócio;
  • possibilidade para flexibilização da agenda e trabalho em sistema home based;
  • infraestrutura enxuta.

Além disso, as franquias virtuais contam com suporte de rede, e essa é uma excelente vantagem para quem está começando a empreender. Adotando esse modelo, é possível tocar um negócio próprio a partir de um formato estrategicamente testado e validado. Isso garante mais segurança àqueles que estão desbravando o empreendedorismo.

E para os que já têm experiência no setor, a franquia online aparece como mais uma oportunidade para crescer sem precisar sair do franchising. O custo acessível e a dispensa de ponto comercial tornam empreendimentos desse tipo mais atrativos para a expansão em forma de multifranquia — ou seja, quando se gerencia múltiplas unidades ao mesmo tempo.

Diferenças entre franquia online e franquia tradicional

A grande distinção entre o novo modelo e o replicado pelas franquias tradicionais está na facilidade para abertura de negócios. Considerando especialmente o mercado brasileiro, as franquias online são excelentes opções não só para o tipo de empreendedor focado em investimentos, mas para aquele perfil de empresário que emerge da necessidade.

Tal facilidade está relacionada diretamente ao trio: baixo custo-flexibilidade-retorno rápido. Em contrapartida, numa franquia tradicional, o que tende a acontecer é justamente o oposto:

  • a compra de direito de exploração da marca é alta, envolvendo despesas de implementação salgadas (como localização, pessoal, maquinário e documentação legal);
  • o empresário precisa estar praticamente sempre à disposição do negócio;
  • o retorno sobre o investimento tende a ser mais demorado.

Todas esses elementos podem frear o ímpeto de um novo empreendedor. Quebrando essas barreiras, a franquia online se destaca como uma forma mais horizontal e democrática de fazer negócios.

Três tipos de franquia digital para investir hoje

Ok, você já entendeu que optar por uma franquia online pode ser bem vantajoso. Mas quais são as melhores oportunidades para começar? Que setores estão à frente no mercado? A seguir, veja 3 modelos de franquia digital que estão valendo a pena!

1. Delivery de comida

A alimentação é um setor estável e de retorno certo, mesmo em períodos de crise. Nesse segmento, a questão de necessidade básica faz com que a procura por produtos e serviços não pare, e isso propicia o desenvolvimento de inovações que solucionem demandas dos consumidores.

Atualmente, uma das opções em alta é o delivery de comida. Com penetração de mercado de apenas 25%, o segmento tem amplo espaço para se desenvolver no franchising brasileiro. Apesar do serviço já ser usual, a inovação do modelo vem ganhando mercado segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Exemplos de como a solução é promissora para investimentos apresenta-se em cases de sucesso como dos empreendedores Gustavo e Gisele, franqueados Delivery Much no interior de São Paulo, que apenas em um ano, entre 2018 e 2019, tiveram um crescimento de 456%.

2. Soluções tecnológicas

Com cada vez mais gente ocupando os espaços digitais, as franquias online focadas em tecnologia são ótimas opções. Só para se ter uma ideia dessa tendência, o modelo de e-commerce, do qual muitas franquias já são adeptas, tem perspectiva de crescer 16% em 2019, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Algumas atividades de tecnologia que se destacam no segmento de franquias online, além do próprio delivery de comida, são:

  • sistemas de gestão para atacado e varejo, instituições e profissões liberais;
  • dispositivos para pagamentos eletrônicos;
  • assessoria de seguro, crédito e contabilidade;
  • soluções de marketing digital;
  • apps para localização de profissionais de manutenção, limpeza e serviços gerais.

3. Ensino a distância

A já conhecida modalidade EAD é uma ótima oportunidade para que pessoas dos mais diversos lugares tenham acesso a cursos que fortalecerão sua formação pessoal e profissional.

Segundo informações da Consultoria Educa Insights, publicadas em matéria recente da Revista Exame, essa modalidade deve ocupar 51% do mercado até 2023. Logo, o ensino a distância também desponta como uma oportunidade favorável para franquias online — e já são várias as marcas que apostam em treinamentos para ambiente virtual.

Com a expansão das tecnologias e a maior penetração de dispositivos eletrônicos e redes na sociedade, transformações gigantescas aconteceram.

No decorrer desse processo, o segmento de franquias se ressignificou, e as mudanças favoreceram a emergência do modelo de franquia online, sobre o qual você aprendeu mais neste post.

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