Skip to main content
marketing digital para pequenas empresas

5 dicas de marketing para pequenas empresas

Rate this post

Empreender sem marketing digital não é mais possível. Cada vez mais, empresas de todos os portes — até mesmo as pequenas — estão vendo a internet como a principal forma de captar e reter clientes

 

A influência da internet é cada vez mais significativa. Aqui no Brasil, segundo a PNAD Contínua 2016, publicada pelo IBGE, cerca de 70% dos domicílios têm acesso à internet e 95% dos usuários se conectam via smartphone. E falando em conectividade, conforme a pesquisa Connected Life, lançada pela Kantar TNS em 2017, os brasileiros passam mais de 7 horas por dia na internet e 46% dos entrevistados do país desejam fazer todos os pagamentos online.

Em razão dessa transformação, emergiu um desafio no contexto empresarial: criar estratégias de marketing digital para aproximar marcas e públicos e, assim, melhorar a experiência de consumo de produtos e serviços.

As grandes organizações já entenderam e absorveram esse processo há um bom tempo, porém, quando o foco são os negócios menores, ainda há bastantes lacunas. Principalmente por que muitos empreendedores ainda não entendem o real impacto da presença web.

Neste post, vamos falar sobre a importância de levar negócios locais para a internet e mostrar 5 formas de fazer marketing digital para pequenas empresas. Seguindo na leitura, você verá:

 

Marketing digital: por que investir
Delivery Much: case de sucesso
Dicas de marketing digital: 5 ideias para pequenas empresas

 

Marketing digital: por que investir

Para começar, o marketing online é uma opção indiscutivelmente mais barata que o offline. Só esta já é uma grande vantagem para as pequenas empresas, pois é possível, por exemplo, aproveitar uma verba de publicidade em diversas ações pontuais em vez de usá-la apenas uma vez e, o pior, sem ter estimativa de retorno.

Isso nos leva ao próximo grande benefício: a possibilidade de acompanhamento dos resultados. A qualidade das estratégias de marketing digital pode ser monitorada constantemente e em tempo real a partir de diferentes métricas, que indicam a performance da empresa na internet. Com base nesses dados, o pequeno negócio consegue fazer investimentos mais certeiros.

Outro ponto importantíssimo é a necessidade de presença online. Qualquer negócio que queira não só otimizar as finanças, mas atrair novos clientes, melhorar os índices de satisfação e ser reconhecido no mercado precisa de um espaço web. É a melhor maneira de se comunicar com agilidade, menos custos e de modo personalizado.

Além disso tudo, o marketing digital é essencial para:

  • oportunizar espaços para negócios pequenos competirem com grandes players;
  • melhorar a segmentação do público-alvo;
  • fidelizar clientes por meio de ações e campanhas de nicho;
  • consolidar credibilidade das marcas;
  • facilitar que os usuários encontrem as soluções oferecidas pelos empreendimentos.

Todos esses benefícios tornam o marketing digital para pequenas empresas importante tanto para negócios que estão começando quanto para aqueles que estão saindo do papel. Hoje, investir nessa área é uma necessidade.

 

Delivery Much: case de sucesso

Nada como um exemplo que deu certo para mostrar como o marketing digital impacta os pequenos empreendimentos, certo? Em 2011, nós, da Delivery Much, demos nossos primeiros passos como empresa dentro da incubadora da Universidade Federal de Santa Maria. Desde o início, nossa solução focava em inovação. E onde ela estava? Na internet, é claro.

Nos últimos oito anos, mesmo durante as épocas de instabilidade econômica, o modelo de negócios da empresa — franquia online e home based — progrediu, acompanhando a transformação digital. Durante todo esse período, além de a web ser parte da estrutura da Delivery Much, também serviu como a principal ferramenta de divulgação e captação e retenção de franqueados e consumidores.

Sem estratégias de marketing digital, o cenário de desenvolvimento da marca teria sido completamente diverso — e, podemos dizer, impossível. Hoje, a franquia que nasceu no interior do Brasil e superou a crise tem unidades em mais de 180 cidades do país, fomentando o empreendedorismo em variadas regiões.

 

Dicas de marketing digital: 5 ideias para pequenas empresas

Para que o seu negócio seja bem-sucedido na internet, é essencial que siga algumas dicas de marketing digital para médias e pequenas empresas. Neste tópico, você verá 5 elementos básicos para começar.

1. Pesquisar oportunidades

A premissa para construir uma presença digital é desbravar o ambiente. Estude o mercado e descubra quem é o consumidor de seus produtos ou serviços. Essas informações são essenciais para desenvolver um tom de voz e fazer uma comunicação eficiente, voltada às metas e aos objetivos da empresa.

2. Estruture um plano de marketing web

Toda empresa que deseja criar, executar e dar sequência a uma estratégia de marketing digital precisa de um plano estratégico para isso. Esse documento precisa considerar diversos aspectos, como elementos internos e externos da empresa, orçamento disponível para investimento e cronograma operacional.

3. Contrate profissionais da área

O orçamento de uma pequena empresa é enxuto, e isso faz com que vários empreendedores optem por fazer a própria gerência de sites e redes sociais. Esse medo de “gastar” pode ser um tiro no pé. Contratar um especialista é um investimento em longo prazo e que se mostrará valioso tão logo você observe os resultados gerados por uma campanha certeira, feita por quem entende do assunto.

4. Valorize o conteúdo

O comportamento dos consumidores foi revolucionado pela transformação digital. Não basta mais vender apenas um produto ou serviço. O consumidor quer entender fatores como:

  • se uma opção é realmente a melhor;
  • de onde vem o que está adquirindo;
  • dicas de uso e curiosidades sobre o segmento.

Então, mais que mercadorias e pacotes, venda informação de qualidade e focada no seu público de interesse.

5. Faça parcerias online

Foi-se a época em que um empreendimento crescia sozinho. Na era da conectividade, as empresas que se comunicam entre si atraem bem mais oportunidades de negócio. Fortaleça rua rede fazendo linkagens para blogs com assuntos complementares e use estratégias de colaboração de conteúdo, como guest posts.

Fazer marketing digital para pequenas empresas é um imperativo na atualidade. Usando a tecnologia a seu favor, os negócios menores conseguem driblar as dificuldades impostas pelas restrições de orçamento e lutar por espaço no mercado com estratégias que aproximem os clientes e soluções.

Quer ampliar ainda mais o seu conhecimento em marketing digital? Leia nosso material especial “Guia de Marketing digital para Restaurantes“!