Todos os segmentos de mercado têm percebido um nível de exigência cada vez maior por parte dos clientes. A correria do cotidiano, a grande quantidade de concorrentes e o aumento do acesso a serviços antes considerados muito caros contribuem para esse cenário. E o comportamento do consumidor de alimentos também segue as tendências.
Mudanças e novas tecnologias sempre são um desafio para as empresas mas, ao mesmo tempo, abrem uma série de oportunidades lucrativas, podendo alcançar novos clientes. Neste artigo, você vai conhecer e entender melhor sobre os novos padrões de comportamento dos consumidores no setor alimentício. Confira!
Culinária Gourmet
Trazendo releituras de pratos tradicionais, a gourmetização usa muita criatividade para adicionar sofisticação aos alimentos. A moda atinge até os produtos menos prováveis, como pastéis, pipoca e caldo-de-cana. O toque diferenciado é obtido por meio de receitas exclusivas e uma montagem e visual do prato mias trabalhada.
Muitas vezes é a curiosidade que atrai o consumidor para esse tipo de mercadoria. A culinária gourmet também pode ser usada na produção de alimentos para festas ou em serviços de delivery online. Ela ainda funciona muito bem como aliada das demais tendências de mercado que abordaremos a seguir.
Alimentos de baixa caloria
A preferência por alimentos de baixa caloria é outra característica que aumentou bastante nos últimos anos. O cuidado com a saúde e a adoção de uma vida fitness, impulsionaram a demanda por pratos mais saudáveis. O percentual de consumidores dispostos a investir em alimentos com opções diet, light, integrais e low carb só cresce.
Empreendedores que estão pensando em podem investir no ramo, podem conseguir boas oportunidades de negócio e obter sucesso com algo voltado para esse público.
Ao concentrar seus esforços apenas em pratos light ou diet, por exemplo, restaurantes especializados e serviços de entrega atingirão em cheio este nicho. Alguns dos principais aspectos a serem pensando aqui são oferecer opções variadas e estar acessível. Por isso, ter um serviço de delivery pode aumentar suas vendas.
Alternativas orgânicas
Os alimentos orgânicos atraem consumidores que, além da preocupação com a saúde, possuem forte senso de responsabilidade em relação ao meio ambiente. Essas pessoas prezam por mercadorias cujos processos de produção não envolvam a utilização de agrotóxicos, no caso dos vegetais, ou anabolizantes, no caso de itens de origem animal.
Tecnologias inovadoras
Eis um elemento que deve estar presente em empresas de todos os segmentos, independentemente do porte. A transformação digital está mudando o mercado de restaurantes e pode ser aplicada em conjunto com todas as tendências citadas anteriormente. Aqueles que trabalham com delivery online colocam-se um passo à frente dos concorrentes
Vale destacar que os apps não são limitados apenas ao serviço de venda. Eles são métodos bastante práticos de manter proximidade com os clientes, divulgar promoções e agilizar entregas. Aplicativos tornam todo o fluxo de trabalho mais rápido, favorecendo a qualidade do atendimento e aumentando a satisfação do consumidor.
Entender mais sobre o atual comportamento de consumidores de alimentos é essencial se você possui um negócio nesse ramo. Conhecendo seu cliente melhor, você conseguirá entregar para ele a melhor experiência, o que conta muito quando falamos sobre alimentação.
E ai, gostou do artigo? Aproveite também para aprender mais sobre o funcionamento do mercado de franquias, outra excelente opção para quem deseja abrir um novo negócio.