O que é empreendedorismo digital e quais as vantagens?

O empreendedorismo digital envolve a criação de negócios baseados, principalmente, no uso da internet e de outras tecnologias para oferecer soluções inovadoras. Essa opção vem crescendo com muita força entre as pessoas que buscam maneiras mais flexíveis de trabalhar e é uma tendência entre empreendedores iniciantes.

Nosso objetivo neste artigo é aprofundar seus conhecimentos sobre as oportunidades que esse novo mercado oferece. Para isso, apresentamos as vantagens que estão tornando o empreendedorismo digital cada vez mais popular. Confira!  

Crescimento do acesso à internet

É muito fácil perceber como a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas. Raramente encontramos alguém que não ande o tempo todo com um smartphone ou tablet conectado à rede. Esse contexto abre uma infinidade de possibilidades para divulgação de novos produtos e, obviamente, os empreendimentos digitais tiram proveito disso.

O detalhe é que o aumento do acesso à internet não ocorre apenas entre os jovens. Pessoas de diversas faixas etárias estão aderindo às novas formas de comunicação e utilizando aplicativos para todo tipo de necessidade. Sem dúvidas, há um cenário enorme para identificar oportunidades de negócios.

Possibilidades de inovar

A ousadia é uma das características do perfil empreendedor e o ambiente online é propício para soluções criativas, mesmo em empresas menores. A transformação digital é inevitável e quem não estiver atento ficará para trás de uma hora para outra, porque sempre há espaço para ideias novas que solucionem problemas antigos. E o melhor é que há muita gente disposta a pagar por elas.

Potencial de atrair mais clientes

Como dissemos, pessoas de todas as idades estão descobrindo a capacidade das ferramentas online. Por isso, fica muito mais fácil fazer com que a mensagem de uma empresa alcance públicos variados e aumente a visibilidade de sua marca.

Graças à tecnologia, as fronteiras deixam de existir e um serviço criado no Brasil pode ser útil em qualquer lugar do mundo. Isso significa que uma empresa não precisa mais ficar limitada por sua localização geográfica. Com um planejamento bem feito e criatividade, dá para chegar muito longe.

Custos iniciais baixos

Um dos grandes atrativos do empreendedorismo digital é a chance de criar negócios que não precisam de estruturas físicas gigantescas, dezenas de funcionários e equipamentos complexos. Em certos ramos de atuação, dá para começar só com um computador e uma verba bem menor do que em negócios tradicionais.

Mais qualidade de vida

Outro aspecto que desperta o interesse dos novos empreendedores é a capacidade de trabalhar em casa, sem ter que enfrentar o trânsito e passar horas em um escritório. Na verdade, as ferramentas digitais permitem trabalhar em qualquer lugar que tenha uma conexão de internet.

Certamente, há um ganho significativo na qualidade de vida, com horários mais flexíveis e menos tempo desperdiçado. Dependendo da atividade exercida, dá para trabalhar em qualquer período e se planejar para tirar férias quando quiser, desde que haja disciplina e responsabilidade.

Com tudo que foi abordado até aqui, fica evidente que o empreendedorismo digital é uma alternativa interessantíssima para quem deseja ter seu próprio negócio. Além de possibilitar um ótimo retorno financeiro, abre possibilidades ilimitadas para quem tem criatividade e persistência.

E aí, está pensando em se aventurar no empreendedorismo digital? Curta nossa página no Facebook e receba diversas dicas para estruturar o próprio negócio e mudar o rumo de sua carreira profissional.

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress