Investir em um processo de entrega que supere expectativas pode ser um fator decisivo para fidelizar o seu cliente.
Se você já conferiu o nosso artigo sobre o que é logística, sabe a importância que ela tem na garantia do sucesso do cliente. A entrega de um produto é a ponta final da cadeia logística de um negócio, e a boa execução dessa etapa é o que garante que o cliente volte a comprar com você.
Desde o início da pandemia, muitas empresas precisaram se adequar rapidamente para oferecerem este serviço. Impossibilitadas de abrirem as portas, viram nas entregas de seus produtos uma alternativa para se manterem competitivas no mercado.
Mas será que só garantir que o produto chegue até o cliente já é o suficiente para se destacar no mercado?
Confira neste artigo como planejar a sua logística de entrega, qual é o modelo ideal para o seu negócio e como a aposta no frete grátis pode alavancar as suas vendas.
MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Como planejar sua logística de entrega
2 → Modelos de entrega: qual aderir para seu negócio
3 → Entrega grátis como estratégia de vendas
1 → Como planejar sua logística de entrega
Realizar uma entrega exige planejamento. A logística desse tipo de serviço envolve, direta e indiretamente, vários setores de uma empresa para que seja feita com sucesso.
Pode parecer exagero se pensarmos em uma única entrega, mas imagine um cenário em que dezenas de pedidos chegam a cada hora. Seja o seu negócio uma grande loja online quanto ou um restaurante, o objetivo deve ser o mesmo: entregar o produto nas melhores condições e no menor tempo possível.
Confira alguns pontos de atenção ao planejar a sua logística de entrega:
Entenda o seu produto
Conhecer o seu produto é essencial para que você entenda quais são suas necessidades referentes à entrega. O delivery de um hambúrguer envolve uma logística completamente diferente da entrega de uma geladeira, por exemplo. Quando você sabe do que o seu produto precisa para chegar intacto até o cliente, planejar esse movimento se torna mais fácil.
Escolha a embalagem adequada
Seu produto é frágil? Corre o risco de quebrar ou amassar durante o transporte? A embalagem precisa ter um formato específico? O produto será empilhado em um caminhão ou acomodado em uma mochila de delivery? A embalagem precisa conservar o produto quente ou frio? Estas são apenas algumas das perguntas que você precisa responder antes de escolher a embalagem certa para o seu produto. Uma escolha errada pode acabar não só danificando o produto como também arruinando a experiência de compra do cliente.
Treine sua equipe
A logística de entregas é complexa, então o treinamento da equipe é indispensável. Em um cenário em que vários pedidos cheguem ao mesmo tempo, é necessário que os colaboradores saibam executar um trabalho preciso e que reduza ao máximo as falhas e o desperdício de tempo.
2 → Modelos de entrega: qual aderir para seu negócio
Um único negócio pode trabalhar com diferentes modelos de entrega, dependendo dos produtos que oferece. Trabalhar com modelos mistos é uma vantagem para atingir um público maior, mas também exige um planejamento ainda mais detalhado.
Conheça os modelos de entrega mais comuns:
Delivery: é aquele em que o cliente recebe seu pedido em casa. É muito comum de ser realizado por restaurantes, mas negócios de qualquer setor podem utilizar o mesmo processo logístico para realizarem suas entregas.
Frete: o modelo mais comum quando falamos em comércio eletrônico. O cliente recebe seu produto em casa alguns dias após a compra.
Entrega expressa: é uma modalidade de frente em que a entrega é mais rápida (e também mais cara). Após a confirmação do pagamento, o produto pode ser entregue até no mesmo dia da sua solicitação.
Retirada na loja: esse é um modelo que vem ganhando espaço no comércio eletrônico em que há integração entre a loja física e a online. As lojas conseguem reduzir os custos da entrega (ou mesmo deixá-la de graça) para os clientes que optarem por fazer a retirada. No setor de alimentação, o take away (“pedido para viagem”) já é conhecido e adotado por grande parte dos estabelecimentos.
Drive-thru: assim como no take away, no drive-thru os clientes retiram o seu pedido no estabelecimento. Nesse caso, o pedido e a retirada são feitas de dentro do veículo e são comuns em redes de fast food.
3 → Entrega grátis como estratégia de vendas
Quem nunca passou pela situação de calcular o frete de uma compra online e ele sair muito mais caro que o próprio produto? Ou de precisar comprar muitas coisas para valer a pena pagar o valor da entrega?
Para contornar essa situação e atrair clientes, algumas empresas investem no frete grátis como uma estratégia de vendas. Um grande exemplo é a Amazon, que lançou um programa de assinatura em que os clientes têm frete grátis e com entrega rápida para grande parte dos produtos do site. O foco na experiência do cliente gerou resultados surpreendentes para a gigante do varejo: enquanto muitas empresas sofreram quedas significativas das vendas durante a pandemia, a Amazon faturou, segundo a Forbes, US$ 570 bilhões entre janeiro e julho de 2020.
É claro que a grande maioria das empresas não consegue competir com abordagens tão agressivas, mas é possível adaptar a estratégia para cada realidade. Veja algumas ideias de como usar a entrega grátis como uma estratégia de vendas:
- Elabore promoções pontuais e teste a receptividade dos seus clientes.
- Veja quais produtos são mais buscados quando há promoções de entrega grátis e elabore ações específicas para eles.
- Se não puder eliminar completamente o custo da entrega repassado ao cliente, estude reduzir pela metade.
- Combos também podem ser uma alternativa interessante para aumentar o ticket médio e, em contrapartida, oferecer a entrega de graça para o cliente.
No entanto, é preciso cuidado com a qualidade do serviço prestado. Oferecer uma entrega gratuita que atrasa ou é mal feita atrapalha mais do que ajuda na construção de uma experiência positiva para os consumidores.
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