Franquias no Brasil: resultados e tendências

franquias-no-brasil-resultados-tendencias

Reunimos os principais resultados e tendências para o setor de franquias. Se você está pensando em empreender no setor de franquias, este texto é para você.

O ano de 2022 já está se aproximando do fim e, para quem está pensando em investir no mercado de franchising, é fundamental entender os resultados e tendências do setor de franquias no Brasil.

Em um momento de efervescência política e mudanças econômicas, analisamos os números do setor de franquias, com base na Pesquisa de Desempenho da Associação Brasileira de Franquias (ABF), além de outras análises do mercado e de tendências.

1 → O cenário brasileiro

Dentro do cenário brasileiro, o principal ponto a ser destacado é que a Taxa Selic está estacionada em 13,75% pela 11ª semana seguida, confirmando a tendência de congelamento já previsto pelo Comitê de Política Monetária (Copom) de agosto. Esta informação é importante, já que é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação, influenciando todas as taxas de juros do país (incluindo empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras).

Cenários de alta na Taxa Selic representam resultados de diminuição na disponibilidade e acesso ao crédito e na redução da liquidez dos investimentos. Porém, vale lembrar que isso não é regra geral, já que diferentes mercados manifestam impactos distintos. Isto é, nem todos os setores da economia apresentam resultados críticos e tendências negativas.

Em contextos assim, é necessário investigar o que de fato interfere nos seus investimentos, além de buscar oportunidades em mercados que, mesmo diante de um cenário adverso, vêm apresentando resultados de crescimento.

2 → O setor de franquias

Os resultados do setor de franquias no Brasil vão de vento em popa, frente ao mar de incertezas que faz outros segmentos remarem contra a maré. Se você está em busca de boas oportunidades, acredite: investir em uma franquia pode ser ótimo para você.

Isso porque, mesmo em um cenário de alta dos juros e inflação, que somente agora vem apresentando leves sinais de estabilidade, o setor de franquias apresenta crescimento pelo 5º trimestre consecutivo.


Saiba mais: Franquias: vantagens e desvantagens de investir no negócio >>
 

Os resultados do setor de franquias

Só nos 3 primeiros meses de 2022, foram abertas 2.771 novas operações de franquias no Brasil, chegando ao total de 173.770 unidades. Tudo isso gera mais de 1,4 milhão de trabalhadores registrados, 9% a mais em relação ao primeiro trimestre de 2021.

Segundo os dados de pesquisa realizada pela ABF, no segundo trimestre de 2022, o segmento faturou R$ 48 bilhões, o que representa um aumento de 16,8% comparado ao mesmo período do ano anterior. Com isso, o faturamento acumulado dos últimos 12 meses foi de R$ 195 bilhões, chegando a 9,2% a mais que em 2021. 

Todos as categorias de franquias apresentaram crescimento, liderados pelo segmento de Hotelaria e Turismo, com 25,4% de alta e seguidos pelo segmento de Alimentação – Foodservice, com 22,3% de crescimento frente ao segundo trimestre do ano passado, com participação importante da manutenção dos números elevados de delivery.

As tendências para o setor de franquias

Uma das características mais destacadas do mercado de franquias é que ele oferece segurança para quem quer investir em empreendimentos, porque diz respeito a um negócio já validado e a uma marca consolidada. Isso continua sendo um fato e, inclusive, um dos motivos que sustenta a tendência de crescimento do setor.

Isso porque, depois de tantas turbulências nos últimos anos, o momento é de recuperação definitiva, tanto para franqueado (que vai expandir os investimentos) quanto para franqueador (que vai expandir a rede).

Além dos números que já trouxemos, o comportamento dos consumidores também vem se transformando e, por isso, para entendermos as tendências para o setor de franquias, precisamos estar atentos aos movimentos.

Um estudo da Central do Franqueado apontou as principais tendências para o setor de franquias com base no comportamento dos consumidores. Vale dizer que são tendências tanto para negócios que já existem e que devem acompanhar as transformações, quanto para novos negócios que encontrem oportunidade para prosperar. 

Segundo o estudo, as principais tendências para o setor de franquias são:

  1. Pagamentos digitais: PIX e carteiras digitais que viabilizam pagamentos através do celular facilitam as compras;
  2. Delivery: os aplicativos de delivery, como a Delivery Much, trazem mais visibilidade aos estabelecimentos, facilitando a captação de novos clientes;
  3. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): é preciso atenção redobrada com os dados pessoais dos clientes;
  4. Franquias home based: formato em que a operação é feita remotamente, sem necessidade de local físico;
  5. Tecnologia: automatizar processos otimiza a gestão. Por isso, o uso de plataformas online é um aliado para o crescimento do negócio.


Além disso, tanto o estudo da Central do Franqueado quanto as pesquisas da ABF apontam uma tendência de busca por franquias com baixo custo. As chamadas microfranquias oferecem operações simplificadas ou até mesmo digitais e já representam 36,9% do mercado em 2022.

Outro ponto que merece destaque é que os novos investimentos em franquias vem ganhando cada vez mais espaço em cidades pequenas, inclusive saindo do eixo Rio – São Paulo e atingindo todas as regiões do Brasil. Por muito tempo, os investimentos se concentravam apenas nas capitais, deixando o interior desassistido. Com o avanço das tecnologias e as mudanças comportamentais dos consumidores, este cenário vem mudando.



Saiba mais sobre a realidade do interior:
O delivery no interior já é realidade >>

É o caso da Delivery Much Brasil, aplicativo de delivery especializado em cidades de até 150 mil habitantes com investimento inicial a partir de R$ 15 mil. Desde o começo da pandemia, crescemos mais de 160% em GMV, que é o valor total transacionado no app, e mais de 100% em pedidos. Nos últimos 5 anos já recebemos mais de R$ 75 milhões em investimentos.

A rede já conta com mais de 200 empreendedores franqueados espalhados por todo o país, 10 mil restaurantes na plataforma e mais de 3,5 milhões de usuários no app.



Saiba mais sobre a Delivery Much, acesse: Delivery Much, como funciona >>
Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress