Você já pensou em empreender, mas ficou na dúvida sobre como começar ou se vale a pena investir em uma franquia? Se você ainda tem dúvidas, conheça neste conteúdo quais são as vantagens e desvantagens das franquias.
Você pode já ter lido ou ouvido que 60% dos jovens brasileiros pretendem empreender. Você se encaixa neste grupo? Se sim, mas não sabe muito bem por onde começar, este texto pode te ajudar!
Segundo a GEM (Global Entrepreneurship Monitor), este número existe na prática! Em 2021, o Brasil saltou para a 7ª posição no ranking de empreendedorismo mundial. São 6 posições à frente se compararmos a 2020, quando ficamos com a 13ª posição. Esta é uma pesquisa global que monitora a taxa de empreendedorismo em 50 países. No Brasil, os dados são do Sebrae e IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade). Confira os resultados na íntegra aqui.
De acordo com o estudo divulgado em março de 2022, o Brasil tem 43 milhões de empreendedores, sendo 14 milhões já considerados estáveis (com mais de 3.5 anos de mercado). Além disso, a taxa de empreendedorismo por oportunidade/vocação é de 76%. Isso significa que novos empreendimentos estão nascendo por serem bons investimentos, não mais (apenas) por necessidade.
Neste cenário de crescimento, as empresas de tecnologia e startups se destacam, já que são os setores que mais empregam no Brasil, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
Com base em todas essas informações fica evidente que empreender é o caminho a ser seguido, mas aí vem uma pergunta muito comum: empreender em um negócio próprio ou investir em um negócio já existente, como uma franquia?
A resposta é muito pessoal e você deve identificar o que mais combina com o seu perfil. Por isso, neste conteúdo, vamos te ajudar trazendo as principais vantagens e também as desvantagens de investir em uma franquia.
Se você optou por seguir, vamos as apresentações:
2 → Vantagens de empreender em uma franquia
3 → Desvantagens do franchising
4 → Opinião: investir ou não em uma franquia
1 → O que é o franchising
O franchising ou sistema de franquias é a estratégia utilizada por empresas para aumentar e acelerar a capilaridade do seu negócio, expandindo através de terceiros, com a cessão dos direitos de marca, produto ou serviço por um determinado período de tempo. Em outras palavras: você, o empreendedor, compra a permissão para operar uma empresa que já possui um modelo de funcionamento validado e estruturado, com alto potencial de retorno.
Leia mais sobre franchising e cada etapa do processo aqui: Como funciona o sistema de franquias >>
2 → Vantagens de empreender em uma franquia
1 → Ser dono do próprio negócio, com o apoio e credibilidade de uma marca forte: começar um negócio do zero é bom, disso não há dúvida, há muito aprendizado e amadurecimento. Por outro lado, tudo depende de você – desde a concepção do negócio, nome, estruturação e muito mais.
Já ao investir em uma franquia, grande parte do trabalho (principalmente o burocrático) vai estar definido e você precisa seguir o playbook. Além disso, sendo um empreendedor franqueado, você tem na mão toda a estrutura de uma empresa, na maioria das vezes, nacional, com anos de experiência no ramo. Ou seja, uma nova unidade de negócio já validado com grande potencial de vendas e receita.
Para ilustrar essa ideia, podemos pensar na situação hipotética: o que vale mais – montar uma fábrica de refrigerantes ou comprar uma franquia da Coca-Cola?
2 → Apoio do franqueador: o apoio do franqueador ao franqueado não se restringe ao fornecimento de uma marca forte, transferência de know-how e um playbook.
Muito além disso, como dito acima, o foco é transformar todo o potencial da unidade em vendas. Por isso, a franqueadora dispõe de uma estrutura de treinamento e suporte para que o empreendedor tenha o máximo rendimento no menor tempo possível.
Cada franquia tem seu formato e estrutura para fornecer esse apoio, mas pela Lei de Franquias, todas têm de fornecer um treinamento inicial ao franqueado.
Por outro lado, sendo repetitivo, como o foco é destravar o potencial da unidade, a maioria das empresas atua em outras frentes de apoio.
A Delivery Much, por exemplo, além do treinamento inicial, fornece ao empreendedor uma série de facilidades para acelerar a unidade, como suporte contínuo especializado à operação.
A franquia de delivery é a pioneira e uma das únicas do país a disponibilizar uma universidade ao franqueado e um time de customer success, especialistas no mercado de delivery, dedicado a auxiliar o franqueado em ações e estratégias no dia a dia. Entenda como funciona esse time: Franchise Success.
3 → Apoio da rede de franqueados: um dos maiores diferenciais de investir em uma franquia é, sem dúvida, fazer parte dos grupos que se criam a partir disso. Isso porque, salvo você ser ou ter sido o primeiro franqueado de uma marca, é possível contar com o aprendizado de toda uma rede e aplicar na sua unidade, encaixando o que melhor performa no seu local.
Isto é, você tem acesso a erros e acertos de um grupo com os mesmos objetivos que irá trabalhar para o crescimento de todos. Algo não muito comum no mercado tradicional, pois se você tem uma loja de bolinhos, por exemplo, as chances de receber mentoria gratuita da maior confeitaria da cidade são mínimas.
4 → Plano de negócio pronto: de acordo com o Sebrae, o plano de negócio é um dos elementos que garante o sucesso ou o fracasso de uma empresa.
Ao investir em uma franquia, você tem acesso ao plano completo do negócio que está adquirindo. Em geral, além do plano de negócio, as franquias possuem um planejamento estruturado para todas as etapas de crescimento da nova unidade, incluindo plano de contingenciamento para temporadas de baixa e concorrência forte.
5 → Garantia de mercado: segundo a ABF – Associação Brasileira de Franquias -, 70% dos negócios tradicionais fecham as portas em até 5 anos. Já nas franquias, o número, aponta a ABF, é de 10%. Ou seja, ao investir no setor você tem 90% de chances de se manter no mercado e com crescimento acima dos 7% ao ano.
No ramo dos aplicativos de delivery existe um grande potencial de crescimento, pois ainda é um mercado com baixa penetração. Nos últimos anos, a Delivery Much obteve um crescimento de mais de 150% em GMV, que é a soma dos valores de todos os pedidos realizados pela plataforma.
6 → Planejamento de custos pronto: outro ponto positivo de uma franquia está no planejamento de custos. É previsto em Lei que a empresa passe ao empreendedor uma estimativa de custos, assim como de ganhos (confira a Lei de Franquias).
Em outras palavras, você terá uma ideia de quanto terá de investir em estrutura, funcionários, equipamentos ou se nada disso será preciso – caso você esteja pensando em investir em uma franquia digital. Além disso, as previsões sobre investimentos em marketing, por exemplo, também devem ficar claras.
7 → Negócio escalável: por ser um negócio já consolidado, as franquias são ótimas oportunidades para expansão e crescimento.
Utilizando a Delivery Much como exemplo, cerca de 10% da base de empreendedores possuem outras unidades. O caso mais emblemático é do empreendedor Enzo De Rosso, franqueado de 5 cidades de Rondônia, destaca a franquia de Vilhena, uma cidade com cerca de 100 mil habitantes, cresceu e se firmou no Top 3 no ranking de franquias Delivery Much.
8 → Independência jurídica e financeira: embora o empreendedor esteja ligado à empresa franqueadora por contrato, em relação a fatores jurídicos e financeiros ele será independente.
Isto é, ao comprar uma franquia o empreendedor irá constituir uma empresa, com sua própria razão. Sendo uma pessoa jurídica independente financeira e juridicamente da franqueadora.
9 → Inovação: ao levar uma franquia, principalmente para cidades pequenas, o empreendedor estará inovando e construindo um novo mercado.
Estas inovações são mais comuns em franquias de tecnologia, como de delivery, de marketing digital e de e-commerce, porém, mesmo em franquias tradicionais, como em lojas é possível levar uma novidade para cidades do interior.
10 → Exclusividade: ao adquirir uma franquia, o franqueado tem como opção escolher onde operar. Na maioria dos casos, ao escolher a localização, o empreendedor recebe a exclusividade de operação local, não tendo outra unidade da mesma marca como concorrente.
3 → Desvantagens do franchising
1 → Pouca flexibilidade: pela franquia ser um negócio já testado e validado, como citamos acima, há um playbook a ser seguido com foco em manter a performance e o padrão das unidades homogêneas.
Isto pode ser visto como uma desvantagem, mas ao mesmo tempo é um dos fatores que garantem que o consumidor tenha a mesma qualidade de atendimento e reconheça a marca em qualquer unidade franqueada.
2 → Risco de falhas de sistema: por se tratar de uma rede, com uma unidade central, é possível que haja falhas tecnológicas ou de sistema.
Contudo, em caso de o franqueado sentir-se lesado, ele pode verificar como a Lei de Franquias o protege na relação promessa x entrega por parte do franqueador.
3 → Possível mudança de cidade: atualmente existem no país cerca de 3 mil marcas franqueadas e mais de 150 mil unidades destas marcas.
Ou seja, partindo do contexto de exclusividade, dependendo da cidade ou região em que você pretende empreender, há a possibilidade da mudança para empreender.
4 → Opinião: investir ou não em uma franquia
Abrir uma franquia é uma oportunidade de negócio com grandes chances de sucesso. E isso é o que os dados apresentam e o que vemos na prática aqui na Delivery Much.
Dentro da rede, dos mais de 200 empreendedores, grande parte expande suas unidades ou tem desejo de o fazer a médio ou longo prazo. Outra vantagem, que corrobora com a ideia de se investir em uma franquia, é o impacto gerado por uma única unidade. Assista como isso é feito aqui:
Logo, independente se você quer apostar em um modelo de franquia tradicional ou franquia digital, o momento para empreender é agora, especialmente em cidades do interior.
Conheça a proposta da Delivery Much >>
Leia mais:
Cases: 4 histórias de sucesso de franqueados empreendedores Delivery Much