Educação: 4 livros de empreendedorismo

Educação quem devo seguir e livros de empreendedorismo

Tem um negócio digital? Confira algumas leituras obrigatórias e os empreendedores que você precisa começar a seguir hoje.


O estudo e a leitura são essenciais em todas as áreas, e no empreendedorismo não é diferente. Conhecer a história de outros empreendedores faz toda a diferença para que você tenha um direcionamento melhor sobre o que fazer (e o que não fazer) em seu próprio negócio.

Por isso, reunimos neste artigo algumas leituras obrigatórias para quem está a frente de um negócio digital, assim como os grandes nomes do empreendedorismo que você precisa começar a seguir hoje. Confira:

1. A importância de se manter atualizado

2. Empreendedores de sucesso

3. Livros de empreendedorismo e blogs

1. A importância de se manter atualizado

Em um ambiente dinâmico e em constante transformação, ficar parado no tempo é sinônimo de condenar o seu negócio ao fracasso. Se antes a desatualização poderia dar sinais, depois de alguns anos, sem buscar novas informações, o tempo hoje pode ser reduzido a semanas, sem exageros.

Novas tecnologias surgem o tempo todo, novos aplicativos tornam-se indispensáveis de uma semana para a outra, a forma como as pessoas consomem muda o tempo todo… Você já entendeu, né? Para sobreviver no meio digital, é preciso estar atento e informado.

A boa notícia é que nunca foi tão fácil beber direto da fonte do conhecimento. Muitos dos empreendedores que são referência no Brasil e no mundo têm perfis ativos nas principais mídias sociais e compartilham constantemente seus conhecimentos através delas.

Se você já faz algum uso destes canais (se ainda não faz, é bom começar por aí! Afinal, o seu negócio é digital!), busque e siga os grandes nomes para interagir mais de perto (e de graça!) com suas lições e pensamentos.


2. Empreendedores de sucesso

Abilio Diniz

Um dos maiores empresários do país, presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil. Em seus perfis nas mídias sociais ele fala desde características necessárias ao empreendedor até como sobre agir em períodos de crise econômica.

Twitter | Facebook | Blog | Linkedin

Romero Rodrigues

O fundador do Buscapé (um dos maiores sites de busca e comparação de preços da América Latina) também é um empreendedor a ser seguido, principalmente por quem tem um e-commerce. Dentre os assuntos sobre os quais ele fala estão as tendências do mercado brasileiro e o empreendedorismo em tempos de crise.

Twitter | Linkedin | Blog

Marco Gomes

Eleito pela Forbes como um dos 30 jovens com menos de 30 anos de maior destaque no país, Marco é um grande exemplo na lista de empreendedores brasileiros a serem seguidos. O fundador da Boo-box, considerada uma das cinco empresas mais inovadoras do mercado, tem muito a compartilhar com empreendedores que estão buscando conquistar o seu espaço no mercado.

Twitter | | Instagram | Blog

Luiza Helena Trajano

Uma das grandes lideranças do empreendedorismo feminino no país, Luiza Helena Trajano é a fundadora da rede de varejo Magazine Luiza. Ela faz parte do Grupo Mulheres do Brasil e fala em seus perfis sobre networking e mulheres no universo dos negócios.

Twitter | Linkedin | Instagram

Felipe Matos

Para encerrar nossa lista, indicamos os perfis de um dos pioneiros em empreendedorismo digital no Brasil. Felipe Matos é fundador da Startup Farm e COO do Start-Up Brasil, um programa governamental de incentivo em startups brasileiras.

Twitter | Facebook | Blog | Instagram


3. Livros de empreendedorismo e blogs

Blogs

Geração de Valor

Iniciativa do empreendedor Flávio Augusto, o Geração de Valor é um dos blogs mais conhecidos no meio empreendedor. Ele traz suas visões sobre empreendedorismo e negócios de forma direta e clara, e possui uma comunidade forte de leitores dos seus conteúdos. Além disso, traz reflexões focadas nas dificuldades de empreender e convida o empreendedor à autoavaliação constante. Vale a pena conferir.

Erico Rocha

Este é outro empreendedor conhecido por seus conhecimentos relacionados ao Marketing Digital. Em seu blog ele traz vários insights sobre empreendedorismo, vendas, estratégias para lançamentos de produtos, entre outros temas.

Resultados Digitais

O Resultados Digitais é um dos mais conhecidos portais sobre marketing digital. Ele fornece diversos conteúdos focados em produção de conteúdo e ferramentas importantes na construção de estratégias digitais de sucesso, como redes sociais, links patrocinados, e-mail marketing, entre outros.

Empreendedor Digital

O blog é produzido pelo nômade digital Bruno Picinini. Com foco em marketing digital, o portal traz dicas importantes para quem deseja empreender no meio somadas às experiências de Bruno como nômade. Seu objetivo é embasar a ideia de que é possível trabalhar e desenvolver um negócio 100% digital de qualquer parte do mundo.


Livros

Quem Pensa Enriquece – Napoleon Hill

Este é um velho conhecido de muitos empreendedores. O autor acompanhou de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo a fim de encontrar características comuns a todas. Este é um dos maiores bestsellers do mercado editorial, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos no mundo.

Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Assim como a dica anterior, este livro é atemporal e merece ser lido (e relido) por todos que desejam mudar sua perspectiva sobre finanças e empreendedorismo. Ao longo da narrativa, Eker aborda o que denomina como os 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. O objetivo principal do livro é promover a mudança de hábitos e de mindset.

As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

Quais fatores levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido? Neste livro, o psicólogo Robert B. Cialdini dedicou-se ao estudo da persuasão e de seis princípios psicológicos básicos que governam o comportamento humano quando tomamos uma decisão. A obra é acessível e indispensável se você quer melhorar suas técnicas de vendas e conhecer técnicas para influenciar pessoas.

Startup Enxuta (Lean Startup)

O livro do autor Eric Ries explora o ritmo ágil das startups e aborda como a inovação contínua para a criação de empresas transforma a maneira como os produtos são criados, desenvolvidos e lançados. É uma leitura excelente para empresas de todos os modelos, uma vez que estimula o empreendedor a otimizar seus processos, economizar recursos e tempo e colocar suas ideias em prática.


Bônus:

Às vezes o tempo para a leitura é pequeno, mas isso não é desculpa para não buscar conhecimento! Os podcasts e os canais do Youtube sobre negócios são alternativas ágeis para quem quer se manter atualizado a qualquer hora e em qualquer lugar.


Podcasts

GV Cast – podcast do Geração de Valor conduzido pelo próprio Flávio Augusto.

ResumoCast – podcast com resumos de livros para empreendedores. Traz tanto os clássicos quanto os últimos lançamentos do nicho literário.

GunCast – podcast do palestrante, humorista e empreendedor Murilo Gun. Traz dicas sobre empreendedorismo, criatividade e inovação.


Canais do Youtube

Lucas Conchetto – traz ferramentas, métodos, dicas e resumos de livros sobre empreendedorismo.

Endeavor Brasil  – o canal reúne diversas entrevistas, bate papos, mentorias online e muitos outros conteúdos inspiradores.

Sebrae – o canal é repleto de dicas para quem está começando no mundo do empreendedorismo (o que não o torna menos valioso para quem já tem mais experiência no assunto).

Gostou das dicas? Este artigo traz apenas alguns exemplos, mas a lista de conteúdos e inspirações é gigantesca! Você tem alguma sugestão que não está na nossa lista? Compartilhe com a gente nos comentários.

Quer ser um empreendedor digital? Confira todas as dicas em nosso conteúdo especial: “Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e por que apostar no modelo“.

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress