Se você quer investir em algum negócio e está em dúvidas de qual, entender o que é franquia pode ser a abertura de portas que precisava para empreender.
Com uma franquia, você investe em um modelo de negócios já pronto e validado no mercado, evitando assim começar do zero e não ter um apoio para esse início. Mas é fundamental que você entenda qual tipo de empresa está comprando, principalmente se é o seu sonho.
Para te ajudar a entender o que é uma franquia, quais são os tipos existentes, as vantagens, os desafios e ainda acabar com os mitos que giram em torno do franchising, preparamos este conteúdo completo e rico de informações.
Aproveite ao máximo e boa leitura!
Você sabe o que é franquia? Tire todas as suas dúvidas sobre esse modelo de negócio
É natural não entender muito bem o que é uma franquia, afinal, este é um modelo de negócios que tem ganhado espaço agora no Brasil.
As franquias fazem parte do franchising, que é uma estratégia de expansão. Ou seja, existe uma empresa que se torna franquia, e a partir disso tem a possibilidade de criar filiais, com chefes próprios, pelo país.
Vamos agora esclarecer o que é uma franquia, como esse modelo de negócios funciona e tirar todas as suas dúvidas!
Afinal, o que é uma franquia?
Uma franquia nada mais é do que um negócio em que o modelo é replicado e transferido em diversas unidades, com autorização e compra dos direitos de utilização.
Ou seja, o investidor (franqueado), compra a concessão do direito de uso que é fornecido pelo dono da marca (franqueador). Por isso, ele pode replicar um formato que já é reconhecido no mercado e tem grandes possibilidades de ser bem-sucedido com a sua unidade.
Aliás, é fundamental pontuar que a franquia pode ser de uma marca, serviço, produto ou até conceito, varia de acordo com a opção escolhida. Mas independentemente da escolha, a principal característica é a padronização de processos.
Sendo assim, se você visitar uma franquia no norte do país e outra no sul, elas terão a mesma qualidade e produtos ou serviços oferecidos.
Os tipos de franquias
Além de saber o que é uma franquia, quando você opta por abrir este tipo de negócio, também deve analisar o tipo mais adequado às suas necessidades e potenciais no momento.
Em geral, existem quatro tipos: as nanofranquias, as microfranquias, as franquias e as franquias digitais. Entenda melhor sobre cada uma delas abaixo!
Nanofranquia
O baixo custo da nanofranquia é o que mais a destaca no mercado, pois o investimento inicial é inferior a R$ 25 mil e o prazo de retorno tende a ser mais curto também, assim como o lucro.
Além disso, é comum ver este tipo de franquia ser instalado em quiosques ou até mesmo em modelo digital, de forma remota, como explicaremos em breve.
Microfranquia
Este é o tipo de franquia perfeita para aquele empresário que quer iniciar com um investimento médio, pois o valor de uma microfranquia fica entre R$ 25 mil e R$ 105 mil.
Aliás, a instalação acaba sendo mais simples também, pois o ponto comercial pode ser menor e também existe a possibilidade de trabalhar direto de casa, seguindo o formato home office.
Franquia
Mas quando o investimento passa de R$ 105 mil, já podemos considerar como uma franquia ‘comum’, ou seja, tem unidades físicas em lojas de rua e shoppings centers.
Devido ao valor do investimento ser mais alto, é natural que o retorno aumente em tempo e em lucratividade. Normalmente, o prazo do ROI (Retorno sobre o Investimento) é de até 36 meses, mas os lucros são maiores que os outros tipos de franquias.
Franquia digital
Ter um negócio de franquias home office ou home based é uma excelente forma de economizar com gastos em estrutura física. Com as franquias digitais, o que você precisa, além do investimento na franquia escolhida, é um computador e acesso à internet.
Existem diversas opções de franquias que podem ser gerenciadas de casa, como as de aplicativo de delivery, agências de viagem e até mesmo lojas virtuais.
>> Acerte em cheio com as melhores microfranquias do Brasil
É claro que não podemos negar que existem vantagens e desafios das franquias, mas isso vai de acordo com a necessidade e desejo de cada empreendedor.
Vamos abordar algumas vantagens a seguir. Veja só!
6 vantagens de empreender com uma franquia
Sabia que o brasileiro é um dos povos que mais investe em empreendedorismo no mundo? O Brasil ocupa a 7ª posição no ranking mundial, ficando atrás apenas da Coreia do Sul, Grécia, Guatemala, Cazaquistão, Polônia e Turquia.
São 14 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos que comandam algum tipo de negócio no nosso país! Esses são dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
Entre os diversos negócios, as pessoas investem em franquias pois existem diversas vantagens neste modelo de negócios e vamos falar sobre elas logo abaixo!
1. Ser o chefe do próprio negócio
Quando você investe em uma unidade de franquia, independente de qual seja, será chefe do seu próprio negócio! Esse processo pode ser desafiador no início, mas sem dúvidas terá muitos aprendizados e amadurecimento ao longo da sua atuação.
2. Contar com o apoio do franqueador e da rede de franqueados
Outra vantagem é que você tem o apoio do seu franqueador, que vai muito além de ter uma marca forte no mercado e transferir todo o seu know-how e um playbook pronto para você aproveitar.
A franqueadora oferece estrutura de treinamento e suporte para você ter o melhor rendimento possível, além de contar com uma rede de franqueados que já passou ou está vivendo a mesma fase que você.
3. Já ter um plano de negócio pronto e validado pelo mercado
O plano de negócios é a forma de conquistar o sucesso no mercado e, quando você escolhe uma franquia, já conta com um modelo pronto e validado. Incrível, não é mesmo?
Com o auxílio da franqueadora, além do plano de negócios, você recebe um planejamento estruturado para que o seu crescimento seja mais eficiente e saudável ao longo do tempo.
4. Possuir um negócio escalável
Saiba que é possível expandir a sua franquia! Além da sua unidade principal, pode dispor de unidades – seguindo o mesmo modelo e formato de negócios – em outras cidades.
As franquias são consideradas escaláveis porque são padronizadas, passíveis de replicabilidade e automação dos serviços e produtos.
5. Contar com independência jurídica e financeira
Mais uma das vantagens das franquias é que cada empreendedor tem seus fatores jurídicos e financeiros independentes da franqueadora.
Isso porque apesar de ser uma réplica do negócio principal, a sua unidade é uma empresa à parte. Ou seja, ela tem a sua própria razão social e arca com os seus próprios custos burocráticos.
6. Apostar em inovação e exclusividade
Se você quer apostar em uma franquia em cidades pequenas, por exemplo, levará inovação para o mercado, como o delivery e marketing digital.
Além disso, você ainda conta com exclusividade, ou seja, escolhe a localização da sua franquia e se mantém presente naquela região sem ter outra unidade da mesma marca como sua concorrente, mesmo que de forma online.
São diversas vantagens do sistema de franquias, mas também existem os desafios, os quais abordaremos a seguir!
E os desafios de ter uma franquia? Quais são?
Além das vantagens, é claro que existem desafios quando você opta por uma franquia – mas isso acontece em qualquer tipo de negócio. Veja abaixo alguns dos desafios em investir neste modelo de negócios.
Riscos de falha no sistema
Como sabemos, a franquia é uma rede e conta com uma unidade central. Por este motivo, é possível que aconteçam falhas de sistema ou em alguma questão tecnológica.
Entretanto, frisamos que se o franqueado se sentir impactado ou lesado, pode verificar a Lei de Franquias e saber qual é a sua proteção em casos como este.
Pouca flexibilidade
As franquias são negócios já testados e validados, ou seja, como já citado ao longo do conteúdo, é um modelo pronto para aplicar. Por isso, existe um playbook que deve ser seguido, com objetivo de manter o padrão de todas as unidades similares e a performance proposta.
Sendo assim, isso pode ser uma desvantagem para aquele empreendedor que quer ter as coisas mais ao seu jeito. Entretanto, é uma das formas do consumidor garantir a qualidade, atendimento e reconhecimento de marca.
Possibilidade de mudança de endereço
As franquias garantem exclusividade ao empreendedor. Por isso, se você gostou de um determinado tipo de franquia, mas não tem a possibilidade de aplicá-la na sua cidade, será necessário mudar de endereço para isso.
Se você está pensando em começar o seu negócio, o nosso guia de franquias é mais um conteúdo para complementar o seu estudo sobre o mercado de franchising, principalmente para você não cair nos mitos sobre franquias, que falaremos no tópico abaixo!
14 mitos sobre o mercado de franquias para você não cair
Existem muitos mitos acerca do mercado de franquias e que nós trabalhamos diariamente para desmistificar. Separamos 14 deles, confira!
Todo franqueado é um funcionário da franqueadora
É fundamental que o franqueado tenha consciência da sua relação junto à franqueadora: a relação entre as partes não caracteriza vínculo empregatício e a Lei de Franquias pontua isso.
O que existe é uma relação de parceria, firmada em contrato, sendo assim, essa informação é um mito!
Apenas gostar do produto é garantia de uma boa franquia
É extremamente importante que o empreendedor tenha afinidade com o que vai vender. Mas isso não é garantia de que a franquia é boa e renderá bons lucros.
Gostar do produto deve fazer parte de um combo que inclui:
- Fortalecimento de parcerias;
- Capacitação constante;
- Dedicação do empreendedor;
- Esforço para conquistar e reter clientes;
- Dedicação do empreendedor.
O prazo de retorno sobre o investimento é fácil e rápido
Um retorno rápido de lucro é um mito para qualquer tipo de negócio. Depois de você implantar a sua unidade franqueada, levará alguns meses para que ela se estruture bem, amadureça e comece realmente a ganhar dinheiro.
Dessa forma, incentivamos você a realizar um planejamento financeiro e garantir uma reserva para possíveis imprevistos. Com uma saúde financeira estável, seu negócio aguardará o retorno, dentro do prazo estimado, com mais calma e tranquilidade.
Qualquer um pode ter uma franquia
Mais um mito e dos mais graves que existem, pois não é tão simples assim abrir uma unidade franqueada. O primeiro passo é você se auto avaliar e entender o seu perfil de empreendedor, pois pode ser que a franquia não seja um modelo de negócios para você – e está tudo bem!
Depois disso, o segundo passo é avaliar alguns pontos, como:
- Qual a sua motivação para investir?
- O modelo de negócios de franquias é atrativo para você?
- Existe confiança no franqueador?
- Está disposto a aceitar o modelo pré-definido que vem da franqueadora?
- Tem maturidade emocional para gerenciar conflitos?
Após respondido os pontos, reflita sobre eles e entenda se faz sentido para você assinar um contrato e se dedicar a uma franquia da unidade escolhida.
Aliás, você pode contar com atuais franqueados e dividir experiências para entender melhor como agir em determinadas situações. Lembre-se de que não está sozinho!
Todas as unidades devem ser iguais
É verdade que existem características que devem ser iguais, para manter o reconhecimento de marca, independentemente do lugar que ela esteja, como o padrão visual da franquia. Ou seja, layout das lojas, fachadas, mobiliário, uniforme, itens decorativos, entre outros serão iguais.
Mas isso não significa que não é possível realizar adaptações. Elas podem ser feitas, desde que não seja descaracterizada a parte principal do negócio, tornando ela diferente do conceito das outras unidades.
Outro ponto que pode ser ajustado é o valor dos produtos ou serviços oferecidos, já que eles naturalmente variam de acordo com o local que a unidade franqueada está inserida.
Por exemplo, não faz sentido uma cidade pequena ter a mesma cobrança que uma metrópole. Tudo deve ser adaptado aos hábitos dos consumidores, assim como à cultura local.
Sendo assim, você não deve mudar o conceito do negócio, mas jamais deve engessar os processos da sua unidade de franquia. Invista em melhorias e compartilhe as informações com o suporte que recebe da matriz.
Esse relacionamento fará diferença e vai te ajudar a manter a igualdade da sua franquia e trabalhar com os seus diferenciais.
Franquia é um negócio que se trabalha menos
Quem disse que o sucesso vem sem muita dedicação, está enganado. Ser chefe do seu próprio negócio não é sinônimo de trabalhar menos e ter mais facilidades. Independente do tipo de negócio escolhido, os resultados vão depender da atuação de quem está gerenciando.
Não podemos negar que você, como chefe do próprio empreendimento, terá mais liberdade, mas isso não significa que trabalhará menos. Se tiver funcionários, o seu trabalho será um pouco mais intenso, pois deve inspirar e motivar quem te acompanha.
Investir em franquias não tem risco
Quando comparamos as franquias com os negócios que partem do zero, elas têm uma vantagem por já terem um modelo de negócios definidos. Entretanto, isso não define que não existem riscos.
As franquias são negócios e têm impacto positivo ou negativo do ambiente externo e interno. Sendo assim, o franqueado deve se dedicar e investir tempo para fazer seu negócio se desenvolver, crescer e prosperar.
>> Saiba quais são as melhores franquias para investir em 2023
As franqueadoras querem apenas expandir
Este é o propósito das franquias, mas não é a única preocupação do franqueador. Afinal, se a marca se espalha com um branding fraco e que potencialize a rejeição pelo público, de que adianta essa expansão?
A construção de uma marca consolidada e que seja respeitada e escolhida pelo público não acontece da noite para o dia. Todas as unidades precisam cooperar e o sucesso de cada franquia será o sucesso da matriz, e o crescimento será uma consequência dessa dedicação.
Investir em uma franquia é mais caro do que em um negócio próprio
Quando você opta por investir em um negócio próprio do zero, tem que pensar em um modelo de negócios, realizar pesquisas de mercado, estudar o seu consumidor mais a fundo, além de, claro, escolher o ramo que quer atuar.
Já com a franquia, você recebe todos esses pontos, pois é um modelo de negócios testado e aprovado, conta com apoio de quem o conhece muito bem e processos bem definidos para seguir.
Além de reduzir o tempo de pesquisa, ainda reduz o valor do investimento para colocar em prática o negócio. E mais: se você começar um negócio do zero, correrá mais riscos, terá que testar o modelo com menos garantias.
Sendo assim, investir em uma franquia é muito mais vantajoso e menos custoso do que abrir uma empresa convencional.
O franqueado não pode colaborar com o modelo de negócio
Um grande mito que, por vezes, afasta empreendedores, já que é indispensável o envolvimento do franqueado com o modelo de negócios.
Apesar do franqueador ter a expertise sobre o seu negócio, a visão do empreendedor do local em que a unidade será instalada é o norte para a unidade render bons frutos. Além disso, ninguém cresce sozinho: a troca de conhecimento é o diferencial das franquias.
Franquias não são bons tipos de negócio no Brasil
Os números apontam o quanto isso é um grande mito, já que o Brasil, conforme citado anteriormente, é o 7º país no mundo que mais empreende. E mesmo durante o período pandêmico que enfrentamos em 2020, o crescimento foi de 1,2 ponto percentual em 2021.
Apenas marcas conhecidas garantem o sucesso
Esse é um mito muito forte, pois não é tão simples assim, já que a dedicação e investimento do franqueado faz total diferença no crescimento da franquia.
Ou seja, não adianta investir dinheiro em uma marca reconhecida no mercado e não trabalhar ou divulgar o negócio para conquistar resultados positivos. O empreendedor não deve confiar no nome, mas sim em sua atuação para ganhar o mercado!
Após pagar a taxa de franquia, não é necessário mais nenhuma preocupação
Principalmente para quem está começando agora a entender o universo das franquias e a mergulhar nas diversas possibilidades, os valores de investimento podem ser dúvidas constantes.
Mas é importante lembrar que quando você compra uma unidade de franquia, adquire o licenciamento da marca, ou seja, o direito de usá-la e toda a expertise e know-how.
Por isso, dependendo do tipo de franquia que você escolher, ainda deverá investir em outras coisas, como:
- Contratação de equipe;
- Investimento em treinamentos;
- Equipamentos de trabalho.
O franqueado não tem contato com a franquia
Por último, existe sim contato entre franqueado e franqueadora, especialmente porque existem treinamentos constantes, reuniões de negócios, encontrar soluções e outras oportunidades de crescimento para o próprio franqueado.
A verdade é que o sucesso do investidor é muito importante para a franqueadora, já que essa unidade faz parte de uma rede que tem como objetivo crescer por todo o país.
Em resumo, a franquia é um modelo de negócios muito promissor, que conta com um investimento mais baixo e proporciona um retorno incrível quando existe colaboração e dedicação.
Com menos riscos e mais oportunidades, seu investimento pode valer muito e ser o diferencial para você ter o sucesso que deseja e empreender como sempre sonhou.
Gostou do nosso conteúdo? Você pode encontrar mais informações e dados sobre o sistema de franquias em nosso infográfico. Clique aqui e baixe agora!