Existem atualmente diversos aplicativos para pedir comidas e refeições, e a comodidade é um dos principais fatores que explicam o crescimento do uso dessa tecnologia e do mercado de delivery de forma geral.
E não é pra menos! Afinal, pedir um prato no restaurante da sua preferência, podendo comparar os preços e com uma diversidade de opções, é muito bom, não é mesmo?
Pensando nisso, desenvolvemos este artigo sobre o mercado de delivery, abordando um panorama desse setor no Brasil. Então, não perca tempo e continue a leitura!
Qual é o cenário atual do mercado de delivery no país?
Em primeiro lugar, é preciso compreender o crescimento do número de restaurantes e a explosão do segmento de food service.
E não é difícil: a rotina corrida na grande maioria das cidades brasileiras — aliada à diversidade de pratos, que incluem até opções de alimentação saudável — cria um cenário perfeito para o aumento do número de restaurantes e o crescimento do setor.
Nessa perspectiva, há o surgimento em paralelo do mercado de delivery (entrega em domicílio), como uma forma mais cômoda de adquirir pratos e alimentos.
A tradicional forma de pedir por telefone já se tornou muito pouco utilizada e vem decaindo cada vez mais, especialmente com o uso constante dos smartphones e o surgimento do atendimento digital.
Atualmente, existem diversos aplicativos que possibilitam uma experiência mais próxima à de uma praça de alimentação virtual e contribuem para o crescimento do mercado de delivery.
Esse número deve aumentar em 7,5% agora em 2023, de acordo com Ingrid Devisate, diretora-executiva do Instituto Foodservice Brasil (IFB), que sempre traz dados do mercado de delivery. Outro ponto interessante é que os serviços de entrega não sofreram restrições durante o isolamento social e tiveram aumento de mais de 80% de penetração.
Aliás, o crescimento atual acontece também devido às novas tendências no setor, como o snacking behavior. Em uma definição livre, representa a divisão das refeições principais em lanches mais frequentes ao longo do dia, como o consumo de sanduíches, salgados, frutas, lácteos, entre outros.
E mais: temos os heavy buyer de delivery, que correspondem a quase ⅓ dos brasileiros que pedem comida através do delivery mais de uma vez na semana, seja por prazer próprio ou até mesmo por conveniência.
O delivery no interior do Brasil
Acredito que você conhece alguém que mora em uma cidade do interior e já teve que ir até a cidade mais próxima, para encontrar algum produto ou serviço, certo? E isso também atingia o serviço de entregas – independente do setor.
A chegada do delivery no interior do Brasil democratizou o acesso para quem mora em cidades com menos habitantes e sente a necessidade de acompanhar as novas tecnologias e tendências do mercado.
O interior também recebeu uma atenção especial. Para se ter uma ideia, em 2020, os 5.475 mil municípios que possuíam até 300 mil habitantes foram responsáveis por 60% do PIB brasileiro (Produto Interno Bruto).
Além de fortalecer a economia nacional e da região, o delivery proporciona outros benefícios, como a chegada de novas soluções, o contato com um mundo mais tecnológico e mais uma forma de gerar emprego e renda.
O novo consumidor vem com um padrão de comportamento diferente, busca por novidades e os números sobre o delivery pelo Brasil mostram esse desenvolvimento, que se firmou em um momento muito desafiador para todo o mundo: a pandemia. Para entender melhor, continue a leitura!
Mercado de delivery e o Coronavírus em 2020
Com a pandemia mundial do novo Coronavírus e o isolamento social imposto em boa parte das cidades brasileiras, quem brilhou foi o mercado de delivery, que virou hábito para mais de 60% da população e teve aumento de 700% de downloads de aplicativos de entrega só em São Paulo.
Os excelentes resultados de crescimento ocorreram uma vez que a maioria dos restaurantes buscaram novas formas de vender seus produtos, impossibilitados de atender presencialmente os clientes que, por sua vez, também buscavam soluções para receber alimentos direto na segurança de suas casas.
Neste cenário, o mercado de delivery deu um salto! Outros dados importantes de pesquisas realizadas mostram que em março de 2020 o download de aplicativos de delivery cresceu mais de 120% se comparado à mesma data em 2019 no país (Statista).
Além disso, a pesquisa também aponta que em 2017, 47% dos usuários de smartphone afirmaram usar aplicativos para pedir comida, número que saltou para 72% em 2020.
Outros números sobre o mercado de delivery no Brasil
Os números reforçam o crescimento acelerado do mercado de delivery, impulsionado pelo isolamento social no ano de 2020. Além disso, eles também apontam que esta tendência de crescimento deve continuar em alta e os números em 2022 não nos deixam mentir!
Entre os entrevistados de uma pesquisa realizada pela Galunion junto da empresa Qualibest, 21% acreditam que vão gastar ainda mais com esse canal de compras no pós-pandemia.
Outra pesquisa, desta vez da empresa Statista, aponta que o Brasil foi destaque no mercado de delivery na América Latina em 2020.
O país foi responsável por quase metade do mercado de entregas sozinho, chegando a 48,77%. Depois do Brasil estão México e Argentina com cerca de 27,07% e 11,85%, respectivamente.
Os números impressionam, não é mesmo? Mas além de impressionar, eles demonstram o enorme potencial de crescimento e lucratividade deste setor da economia.
Para quem deseja empreender e não sabe ainda em qual segmento entrar, certamente o mercado de delivery é uma boa pedida pois, diferente dos demais setores da economia que sofreram grandes perdas com a pandemia do Coronavírus, ele vem surfando na onda contrária.
Como está a percepção do consumidor com as tecnologias?
A tecnologia mudou completamente a forma como nos relacionamos e desempenhamos as atividades mais cotidianas. E o recente empoderamento dos clientes, sem sombra de dúvidas, é um dos grandes atrativos e impulsionadores da utilização de ferramentas tecnológicas.
Inclusive, a familiaridade com os aplicativos é algo cada vez mais comum e faz com que a maioria das pessoas consiga superar o receio inicial de utilizá-los. Pensando, por exemplo, no caso do delivery, é possível estabelecer um panorama de antes e depois da difusão da tecnologia.
No passado, era preciso se deslocar e fazer o famoso comparativo de preços, procurando sempre a melhor opção. Hoje, já é possível consultar um número bem maior de restaurantes e ter o prato escolhido entregue no conforto da própria casa.
E essa comodidade proporciona diversos benefícios, entre eles o ganho de tempo, principalmente levando em consideração, como já citamos ao longo do artigo, a vida corrida nas cidades.
Mas é importante ir além: para 82% dos consumidores brasileiros todos os restaurantes deveriam oferecer delivery.
Ou seja, ele é uma oportunidade incrível de movimentar o seu negócio. Os que aproveitam as tendências, estão em ascensão. Continue lendo e descubra quais são eles!
Quais tipos de mercado estão tendo melhores resultados com delivery?
Existem diversos segmentos que trabalham hoje com alimentação: são redes de fast-foods, empresas que oferecem alimentação saudável, as que atuam com produtos naturais, além de bares, cafeterias, restaurantes, entre outros.
Entretanto, também têm aquelas que seguem tendências do mercado, como o fusion cuisine, ou seja, um estabelecimento que utiliza diferentes tradições culinárias para criar pratos únicos.
Mas, independente de qual seja o nicho no setor de alimentação, é perceptível em todos eles a presença de soluções que englobam tendências de mercado, como o delivery e agora também o pagamento sem contato – o nosso famoso e muito utilizado Pix, os dispositivos ou cartões com aproximação.
A verdade é que não é à toa que este mercado segue em grande ascensão: tendências estão se tornando hábitos para a população. Por isso, é primordial contar com soluções e tecnologias que maximizem e melhorem a relação entre o consumidor e o restaurante.
Agora, para se aprofundar mais sobre os dados de delivery no Brasil e melhorar as suas expectativas, baixe o nosso infográfico Do isolamento ao crescimento: a influência da pandemia no delivery brasileiro e fique por dentro dos números mais recentes do setor!