Desenvolver boas estratégias de marketing é tão importante para o crescimento de uma empresa quanto oferecer produtos e serviços de qualidade. O marketing para franquias possui algumas particularidades, porque o franqueador já conta com algumas diretrizes que precisam ser adotadas por toda a rede. Entretanto, a participação do franqueado é crucial para ampliar sua eficácia.
Nosso objetivo neste artigo é apresentar algumas dicas que você pode aplicar na sua empresa para alavancar o crescimento em uma rede de franquias. São aspectos capazes de fortalecer a identidade da marca e atrair uma clientela cada vez ampla. Confira!
1. Atue em conjunto com o franqueador
Uma das responsabilidades do franqueador é acompanhar de perto a abertura do novo negócio e prestar apoio ao franqueado em diversos aspectos da gestão. Esse é o momento para você demonstrar engajamento com o projeto e desenvolva um relacionamento mais próximo com a franquia.
Entenda profundamente a estratégia da marca e atue conforme as expectativas do franqueador. A proximidade com o departamento de marketing pode garantir mais recursos para a divulgação do seu empreendimento.
2. Conheça seu público-alvo
Uma estratégia de marketing para franquias bem-sucedida é aquela que atinge em cheio o público-alvo, portanto, é necessário conhecer as necessidades e comportamentos do consumidor. Geralmente, a franquia já conta com estudos sobre o perfil do cliente e auxilia no direcionamento das campanhas, mas cada localidade pode ter características específicas.
Invista em pesquisas locais para saber onde os clientes estão, compreender a melhor forma de abordá-los e coletar sugestões de melhoria. Estar sempre presente no estabelecimento e conversar com os consumidores também ajuda a conhecer seus hábitos e contribui para um bom relacionamento.
3. Desenvolva ações para os canais digitais
O poder do marketing digital não pode ser subestimado. As redes sociais se transformaram em ferramentas fundamentais para se comunicar com o público. Crie perfis para o seu estabelecimento e desenvolva conteúdos capazes de gerar engajamento dos consumidores.
O e-mail também é uma plataforma interessante, desde que utilizada com inteligência. Monte um cadastro dos clientes e encaminhe conteúdos relevantes para eles, mas sem exageros. Defina uma periodicidade que não incomode e construa textos com linguagem adequada ao público-alvo.
4. Invista no marketing local
As estratégias de divulgação mais tradicionais continuam eficientes, por isso, conheça bem a região do estabelecimento e pense na melhor forma de mostrar que seu negócio está ali. Desenvolver algum evento ou fazer parcerias com outras empresas locais podem trazer ótimos resultados.
5. Supere as expectativas do consumidor
Depois de finalmente atrair as pessoas para sua empresa, é hora de caprichar na qualidade do atendimento para fazer as visitas valerem a pena. Treine sua equipe para oferecer tratamento diferenciado em todos os momentos e atender com agilidade. Isso valoriza a experiência do cliente e cria a sensação de encantamento que o faz voltar mais vezes.
O pós-venda também é essencial para construir relações duradouras. Ouça o feedback da clientela quanto ao atendimento e qualidade dos produtos e serviços. Um consumidor bem atendido tende a recomendar seu estabelecimento para pessoas próximas, fortalecendo a estratégia de marketing.
Ao aplicar todas as dicas, sua empresa ampliará o potencial de fidelizar clientes e a participação de mercado tende a aumentar no longo prazo. O trabalho constante na melhoria de todos os processos fará com que cada centavo investido em marketing traga o máximo de retorno para seu negócio.
E aí, gostou deste post? Se você quer aprender ainda mais a respeito das melhores estratégias de marketing para franquias, acesse agora mesmo nosso artigo sobre a importância da marca de franquia para o sucesso das vendas. Nos falamos por lá!