Você já parou para pensar na importância da marca para o sucesso de qualquer negócio? Muito além do logotipo e do aspecto visual, trata-se da identidade de uma empresa, aquilo que se comunica diretamente com o público-alvo e gera uma verdadeira conexão com o mesmo. Com a marca de franquia, o tema adquire ainda mais relevância.
Isso porque a marca franqueada já sai ganhando pontos nesse quesito: a credibilidade e a abrangência dos valores vinculados àquela determinada companhia gera um impacto significativo nos negócios locais.
Essa ligeira vantagem das franquias, no entanto, não livra os empreendedores de investir em um trabalho cuidadoso de gestão de marca para manter um bom posicionamento de mercado e alavancar as vendas. Acompanhe!
Gestão de marca de franquia: processo-chave para o sucesso nas vendas
A marca é um organismo vivo e em constante processo de transformações, sendo adaptável às mudanças de comportamento do consumidor. Pense em quantas vezes já vimos grandes marcas reestruturarem sua imagem perante o mercado.
Nesse sentido, a gestão de marca ou branding consiste no processo de construir e zelar pela reputação do negócio, cuidando do relacionamento com o consumidor e abarcando a percepção de valor do produto ou serviço. Em se tratando de branding, a pergunta-chave é: quando eu penso nesta determinada marca, o que me vem à mente?
Diversão, disponibilidade, inovação, informalidade e rapidez na entrega são alguns desses valores intangíveis que associamos a certas marcas que desenvolvem um bom trabalho de branding. A partir daí, fica fácil imaginar como uma gestão de marca consistente se reflete em resultados diretos para um negócio, não é mesmo?
Com a construção fundamental de confiança e de fidelidade do cliente, há agregação de valor aos produtos e serviços, flexibilidade para superação de possíveis crises e, é claro, facilitação e aumento das vendas.
Pontos cruciais para fazer a diferença no mercado
Valorize o que a marca tem de original
A autenticidade da marca é um ponto fundamental. O que a distingue em meio às outras? Especialmente em pequenos mercados, esse aspecto do processo de branding faz toda a diferença.
O “atributo bônus” pode ser físico, visual ou perceptivo: a estrutura física tem um clima aconchegante? O produto é o único oferecido na região? O serviço de entrega aposta na rapidez e na eficiência? Explore essa característica!
Tenha relevância para o seu segmento
Relevância quer dizer entregar para o seu público-alvo algo de que ele realmente precise, que o encante ou que faça todo o sentido no seu dia a dia. É a construção de valor relativa ao produto ou serviço que agrada e fideliza desde o momento em que se ouve falar da marca. Partindo desse ponto, desenvolva uma verdadeira experiência de venda e consumo que o destoe da concorrência.
Aposte na comunicação pessoal com o cliente
Na gestão da marca de franquia, construir uma relação de confiança e proximidade com o público local é especialmente importante. Com os novos hábitos de consumo, a interação vem sendo cada vez mais informal e direta com o público-alvo (basta ver o sucesso do WhatsApp em transações comerciais). Então, nos seus canais, abandone a linguagem formal e robótica e aposte num tom de bate-papo.
Como você acabou de ver, o trabalho de branding ou gestão de marca é valioso para a sustentabilidade do negócio, tendo relação direta com o sucesso nas vendas. Ao atuar na construção de uma imagem positiva da empresa para o público, valorizando os diferenciais e criando vínculos, o empreendedor potencializa sua relevância no mercado.
Agora que você sabe mais sobre gestão de marca de franquia, que tal saber também quais são os passos para abrir um desses (promissores) empreendimentos? Descubra já e boa sorte nos negócios!