Afinal, como abrir uma franquia ainda em 2018?

Seja para empreendedores inexperientes, seja para empresários arrojados, o sistema de franquias pode ser uma ótima opção de investimento. Em ambos os casos, as dúvidas sobre como abrir uma franquia precisam ser sanadas para que seja possível iniciar um negócio de sucesso.

É normal que o empreendedor tenha dúvidas se franquias realmente são o melhor modelo de negócio para o seu perfil. A verdade é que optar por uma delas tem suas vantagens.

Quer saber mais sobre como abrir uma franquia? Continue lendo este post e confira nossas dicas!

Os principais passos para abrir uma franquia

Pesquise sobre o segmento ideal para você

Além do ponto de vista financeiro, você precisa analisar uma franquia que tenha sinergia com suas habilidades e gostos.

Você prefere estar na área de culinária, tecnologia, estética, beleza ou idiomas? Dentro dessas áreas, quais são as marcas favoritas? Alguma se destaca e assemelha-se ao seu estilo e aos seus valores? Liste todas as opções e afunile sua pesquisa.

Depois de escolher a rede de franquias da sua preferência, procure os concorrentes e observe seus pontos fortes e fracos.

Entre em contato com o franqueador e também com um franqueado

Outro ponto bem importante é conversar com o franqueador antes de, efetivamente, investir em uma franquia. Mas por que não, também, conversar com um franqueado da rede? Você pode iniciar a conversa virtualmente, enviando uma mensagem inbox ou, até mesmo, um e-mail, deixando clara a sua intenção em conhecer o negócio e conversar com alguém experiente.

Deixe claro que o seu interesse é somente aprender para iniciar seu negócio da melhor maneira possível. Geralmente, os sites das franquias disponibilizam uma página de cadastro para que os interessados possam realizar um pré-cadastro.

Tenha um capital adequado para a compra da franquia

Assim que o contrato de franquia for assinado, o franqueado deve pagar a Taxa de Franquia, que é o direito de entrar no sistema de franchising da rede escolhida. Esse valor varia de acordo com a franquia e leva em consideração diversos fatores, como rentabilidade, tempo de operação no mercado, número de estabelecimentos, etc.

Apesar de a taxa de mortalidade de uma franquia ser bastante baixa, o valor do investimento pode ser alto. Diante desse cenário, alguns bancos, como o Banco do Brasil, o BNDES, o Bradesco, a Caixa Econômica Federal e o Itaú Unibanco, oferecem linhas de crédito especiais para a aquisição de uma franquia.

Leia e assine o contrato

Antes dessa etapa, você precisa ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre a franquia. É necessário ter ciência da rentabilidade do negócio, das vantagens e das dificuldades da rede e da área que você escolher.

Então, o próximo passo é ler e assinar o contrato da franquia ― documento formal, no qual ambas as partes reconhecem os termos da relação comercial que passa a existir.

Invista em ações de marketing

Passadas todas essas etapas, é hora de planejar sua inauguração! Comece com ações de marketing on-line de divulgação. Nesse contexto, existem diversas formas de comunicar sua franquia. Contar a novidade nas redes sociais e utilizar mídia paga, como Facebook Ads e Google Adwords, são ótimos exemplos.

Preparar uma boa promoção de inauguração pode ajudar a atrair o público. Depois disso, basta manter o ritmo e a qualidade do trabalho.

Agora que você sabe como abrir uma franquia, entre em contato com a gente e saiba mais sobre como você pode abrir um negócio seguro e inovador e ainda ajudar a desenvolver sua cidade sendo um franqueado Delivery Much!

Compartilhe este conteúdo:
Mais posts

Preencha o formulário e fique por dentro do mercado de foodservice.

Novidades quentinhas na sua caixa de entrada.
plugins premium WordPress