Franquias digitais criam novas oportunidades no franchising

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 Cada vez mais populares, as franquias digitais abrem um novo horizonte para empreender com mais flexibilidade,  inovação e baixo valor de investimento.

Os dados não cansam de mostrar que o franchising brasileiro está em alta! Em 2023, o setor faturou R$240,6 bilhões, 13,8% a mais em relação ao ano anterior. Essa expansão é acompanhada pela geração de 160 mil empregos apenas no primeiro semestre de 2023.

Mas o que vem chamando a atenção é a popularização das franquias digitais. Elas surgem como uma evolução natural do modelo tradicional, aproveitando o poder da internet e das plataformas online, de forma inovadora e eficiente. 

Neste artigo, vamos desvendar o mundo das franquias digitais, explorando seus pontos fortes e os potenciais de crescimento deste mercado. Você verá também exemplos de franquias digitais nos setores mais promissores e entender porque esse modelo está revolucionando o modo como as pessoas empreendem.

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O crescimento do mercado de franquias

O franchising brasileiro cresce rapidamente e o aumento é significativo tanto em faturamento quanto em número de marcas. Nessa boa onda, alguns segmentos se destacam, como: alimentação (17,9%), saúde, beleza e bem-estar (17,5%) e turismo (16,4%)

Se antes uma franquia era opção apenas para empreendedores experientes, hoje ela representa a porta de entrada para o próprio negócio. As razões para essas mudanças destacamos abaixo:

Busca por estabilidade

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 14,2% no primeiro trimestre de 2023. Esse cenário é um dos responsáveis pelo aumento da abertura de CNPJs e pela procura de alternativas na geração de renda. 

Assim, tanto as franquias digitais quanto as tradicionais se destacam ao oferecer uma estrutura consolidada e suporte para o franqueado, benefícios que dão mais segurança nas decisões do negócio. 

Baixo risco

É fato! Investir em um modelo de franquia é muito mais seguro que abrir um negócio do zero. Você vai começar com uma marca reconhecida pelo público, a estrutura do negócio já foi testada e vai seguir padrões que dão certo. Tudo isso sem precisar:

  • Criar nome;
  • Desenvolver produto ou serviço;
  • Estudar público;
  • Buscar investimentos externos para consolidar a ideia;
  • Montar plano de negócios. 

Por esses motivos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) destaca que a taxa de sucesso de novas franquias é superior a empresas próprias. 

Rede de apoio

Ao entrar para uma rede de franquias, o ideal é receber o treinamento antes de iniciar as atividades e contar com o apoio de consultores na gestão do negócio. De acordo com a ABF, 80% dos franqueados têm mais segurança e consideram esse serviço um fator de sucesso da operação

Contudo, a prática não é uma regra. Então, aqui vai a primeira dica: se for empreender com franquias, investigue o suporte prestado pela marca. 

Franquias digitais: uma nova era para o franchising

O mundo dos negócios respira inovação e quem não se reinventa fica para trás. Acompanhando as tendências, as franquias digitais representam uma atualização do modelo tradicional, abrindo e aproveitando novas oportunidades do mercado.

Mas o que são franquias digitais?

As franquias digitais são tão seguras quanto as tradicionais, mas que oferecem serviços ou produtos online. Por esse motivo, permite que o franqueado tenha toda a estrutura digital (como site e aplicativo), sem precisar de um espaço físico para funcionar.

Ao comprar uma franquia digital, você também terá acesso aos mesmos produtos da franqueadora, como: know-how do negócio, padronização de processos, identidade visual e suporte. 

Como você pode ver, a maior diferença está na redução de despesas fixas de um ponto físico. Você pode gerenciar, atender clientes e fazer toda a operação do seu computador ou celular

Vantagens das franquias digitais

Com a popularização do e-commerce e das redes sociais, o setor evoluiu para as franquias digitais. Hoje, o modelo é popular por oferecer benefícios que facilitam desde a aquisição até a gestão da empresa. Veja as maiores vantagens: 

  • Baixo investimento inicial: o modelo operacional simplificado influencia diretamente o custo da franquia, pois elimina despesas com aluguel, estoque físico e equipe fixa. Por isso é possível encontrar unidades a partir de R$5 mil.
  • Flexibilidade na rotina: as franquias digitais são home based, ou seja, você pode trabalhar de casa ou de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.
  • Escalabilidade: o modelo digital é inovador, pois facilita a expansão do negócio. Você pode atingir um público maior ou abrir novas unidades com menos restrições geográficas.
  • Foco em resultados: Foco em resultados: por ser um produto digital, a franqueadora deve manter a atualização em ritmo acelerado, considerando as tendências tecnológicas e comportamentais do mercado. 

 

Mercados em potencial para franquias digitais

As franquias digitais apesar de versáteis, cresceram muito em segmentos específicos, provando que o modelo tem uma alta taxa de sucesso nos setores de:

  • Delivery;
  • Marketing digital;
  • Softwares para empresas (SaaS);
  • Contabilidade e serviços administrativos;
  • Cosméticos e mercado da beleza;
  • Suplementos alimentares;
  • Educação online.

 

Abaixo, listamos uma franquia de cada segmento para você entender o modelo de negócio e, quem sabe, até pensar em empreender. 

 

Delivery Much

A Delivery Much é a maior franquia de app de delivery do Brasil e se consolidou com um modelo de negócio ideal para cidades pequenas. Com foco em regiões de até 150 mil habitantes, hoje a franquia já está presente em 14 estados e é o aplicativo preferido em mais de 100 cidades. 

  • Modelo: Plataforma de delivery online
  • Investimento: A partir de R$ 18.000
  • Área de atuação: Todo o Brasil

 

High Sales

É uma franquia de marketing digital com tecnologia própria e atuação 360º no desenvolvimento de estratégias de comunicação. Cria, mantém e melhora a performance de site, redes sociais e CRM.

  • Modelo: Serviços de marketing digital
  • Investimento: A partir de R$ 20.000
  • Área de atuação: Pequenas e médias empresas.

 

Boxware

A Boxware é uma empresa de tecnologia especializada em distribuição de softwares. A empresa integra diversos serviços e ferramentas para gestão empresarial, facilitando a gestão dos clientes finais.

  • Modelo: Distribuidora de software
  • Investimento: não informa
  • Área de atuação: Empresas em geral

 

CF Contabilidade

É uma franquia digital com mais de 360 unidades e 12 mil clientes por todo o Brasil. A CF Contabilidade tem foco em questões fiscais, tributárias, trabalhistas, consultoria e legalização de empresas. 

  • Modelo: Serviço de contabilidade
  • Investimento: não informa
  • Área de atuação: Empresas em geral

 

The Kids Club

The Kids Club é um rede de franquias com mais de 29 anos de presença no Brasil. O foco da empresa é ensinar inglês para crianças de 18 meses a 12 anos, com um método próprio e certificado internacional.

  • Modelo: Inglês para crianças
  • Investimento: A partir de R$ 23.000
  • Área de atuação: Crianças até 12 anos
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